em

Nódulo na tireoide: veja quais os sintomas e o que fazer para tratar

A glândula tireoide é muito importante para o funcionamento do corpo, por isso deve ficar atento aos sintomas

nodulo na tireoide
Crédito: Freepik

Nem todo mundo sabe o que faz a glândula tireoide no organismo humano, mas ao entender, é possível perceber o quanto ela é importante. Por isso, se desconfiar que possa ter um nódulo na tireoide, deve buscar auxílio médico o quanto antes para fazer um tratamento.

A glândula tireoide é responsável por produzir e liberar os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) que atuam na regulação do metabolismo. Ou seja, interferem na temperatura corporal, no armazenamento e no uso das fontes de energia do corpo.

Em resumo, essa é uma glândula muito importante que, quando não está em perfeito funcionamento, como no caso da existência de um nódulo, vai apresentar uma série de sintomas, veja quais são e o que fazer a respeito.

Veja também: o que é e como tratar hipertireoidismo

Sintomas

O nódulo na tireoide é formado por um conjunto de células que cresceu e se desenvolveu na glândula. Ele pode se transformar em um cisto com líquido dentro ou em nódulos sólidos. Ainda não há uma causa determinada para seu surgimento, mas existem fatores de risco já observados pelos médicos em anos de atendimentos.

Esses fatores de risco são câncer na garganta, exposição à radiação, como no caso de excesso de exames de raio-x ou radioterapia. Também, pessoas com a Doença de Hashimoto estão mais propensas, pois ela causa hipotireoidismo. Sofrer com deficiência de selênio no organismo é mais um dos fatores de risco.

Conheça os sintomas que costumam acontecer quando o nódulo fica grande a ponto de pressionar a estrutura do pescoço.

Inchaço na região

Por causa do tamanho de um nódulo grande, ele acaba ficando perceptível, modificando a aparência do pescoço, deixando essa região mias inchada e com a sensação de nódulos internos, como realmente é o que está acontecendo.

Mudança na voz

A pessoa com um nódulo em tamanho maior também poderá perceber alterações no som da sua voz, muitas vezes influenciada pela rouquidão.

Dor no pescoço

Naturalmente, quando há um nódulo ocupando um espaço pequeno como é a parte interna do pescoço, a pressão exercida por ele vai causar dor.

Dificuldade para respirar e engolir

Da mesma forma, por estar ocupando um espaço indevido, o nódulo pode obstruir parcialmente a passagem de ar e de comida, por isso que é tão importante não deixar chegar a esse ponto.

Sintomas de hipertireoidismo

O hipertireoidismo é quando a glândula tireoide é afetada e começa a produzir hormônios em excesso. Quando os nódulos são do tipo que produzem hormônios, eles vão causar os sintomas dessa doença que são alterações na temperatura do corpo, suor excessivo, perda de peso excessiva, dificuldade para dormir, irritação, ansiedade e alterações intestinais.

Nódulo na tireoide é perigoso?

nodulo na tireoide é perigoso
Crédito: Freepik

Ele começa a se tornar perigoso quando apresenta os sintomas acima mencionados, pois é nessa fase que o seu tamanho está aumentado. Por atrapalhar a respiração, a comunicação da pessoa e a sua capacidade de se alimentar corretamente, pode, sim, oferecer complicações à saúde.

O que fazer para tratar?

Se alguma vez na vida você foi exposto à radiação em excesso, como no caso de crianças que passam por radioterapia ou muitos exames de raio-x, é bom manter uma consulta anual ao endocrinologista para acompanhar a saúde da tireoide. Outros cuidados são:

Prestar atenção aos sintomas

Quando é bem pequeno, ele dificilmente apresenta sintomas. Mas assim que notar um aumento de volume na região do pescoço ou sentir algum dos outros sintomas sem um problema aparente, deve buscar atendimento médico o quanto antes.

Fazer exames de rotina

Todos os anos é importante visitar um clínico geral para fazer exames de rotina e ter certeza de que está tudo bem com o seu corpo. Se já tiver sido exposto à radicação, esses exames devem ser feitos também com o endocrinologista como forma de prevenção.

Seguir o tratamento

Se por acaso for diagnosticado um nódulo, o médico irá observar a gravidade do problema. Somente em casos que afetam a qualidade de vida da pessoa, impedindo que faça suas atividades normais, pode ser recomendada uma cirurgia de remoção de parte ou toda a glândula. Essa cirurgia é feita em último caso, porque vai afetar o funcionamento do organismo de forma permanente.

Já em casos em que não há sintomas, o ideal é manter o acompanhamento médico com regularidade para observação de uma possível evolução.

Nódulo na tireoide engorda?

É possível, sim, que a pessoa com nódulo na tireoide tenha um aumento de peso, já que esse problema interfere na regulação da fome, do sono e do armazenamento e gasto de gordura. Porém, o aumento de peso é comum nos casos de hipotireoidismo.

Como o nódulo costuma apresentar sintomas de hipertireoidismo, é mais provável que a pessoa experimente uma perda de peso repentina, que não é saudável e precisa ser tratada pelo médico.

batata frita na panela de pressão

Aprenda como fazer batata frita na panela de pressão

melhores receitas de batata frita

10 Receitas de batata frita crocante e no forno para provar