sensação de bolo na garganta
Crédito: Freepik
em

Sensação de bolo na garganta – o que pode ser?

Saiba que existem algumas doenças que podem apresentar esse sintoma

Descrita como nó ou sensação de bolo na garganta, esse pode ser um sinal de que algo não está indo bem. É importante estar atento a esse sintoma que parece inofensivo, mas pode ser algo sério. Esse nó pode ser acompanhado de pressão, dor e até dificuldade para engolir. Seja um alimento sólido ou líquido, a dificuldade pode estar presente.

Por mais que possa não ser nada demais, o bolo na garganta deve ser investigado. Dessa forma, evite somente os chás para garganta ou remédios caseiros, achando que é gripe. Vá ao médico e relate todos os sintomas, faça os exames solicitados e se cuide da forma correta.

Possíveis motivos

sensação de bolo na garganta o que pode ser
Crédito: Freepik

Existem algumas doenças que podem te levar a essa sensação de nó na garganta, devendo sempre ir ao médico para diagnosticar o problema corretamente. Pode também ser uma simples inflamação, mas somente uma opinião profissional tem validade. Veja quais são os principais motivos para o bolo na garganta.

De origem psicossomática

Problemas como o estresse ou ansiedade excessiva podem causar os mais diversos sintomas, incluindo o nó na garganta. De acordo com o Ministério da Saúde, o estresse é um “mecanismo que coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas”.

Entre esses sintomas, podem surgir a fadiga, bolo na garganta, irritabilidade, cefaleia e enxaqueca, alterações gastrointestinais e outros. É fundamental que se procure a ajuda de um profissional para buscar a origem e tratar a forma de reagir ao meio, para resolver o problema. Se for mais leve, práticas como a meditação, respiração consciente e autoconhecimento podem ajudar.

Refluxo

O refluxo gastroesofágico é, de acordo com o Ministério da Saúde, “o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago”. Popularmente tratado como refluxo, incomoda principalmente crianças, mas pode se prolongar até a vida adulta. Entre seus sintomas estão a azia e queimação no estômago. Em casos mais graves, pode irritar muito a garganta, causando dor e inchaço.

Deve ser acompanhado por um médico gastroenterologista e um nutricionista, eliminando elementos que agravem a doença. Então, se além do nó na garganta, você sente os sintomas citados, tosse e dor torácica, pode ser o caso.

Tireoide

Problemas na tireoide também podem causar inchaço na região da garganta, causando grande desconforto ao engolir. Além disso, fica a sensação de que há algo preso, como se fosse um bolo. Uma das manifestações desse sintoma é durante o bócio, como afirma a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Também o câncer de tireoide pode causar dificuldade para engolir, falar e até mesmo, respirar. Isso porque ela aumenta muito de volume, obstruindo a passagem. Obviamente, isso leva à essa sensação de que há um bolo preso na garganta. Por isso, é importante ir ao médico, quando tiver essa sensação.

Edema de glote

Um dos mais complicados da lista, pois pode levar à óbito rapidamente, é o edema de glote. De forma popular, é aquele inchaço no pescoço, causado por uma reação alérgica e até choque anafilático. Pode ser iniciada por causa de alimentos, medicamentos ou exposição a outros alérgenos.

Normalmente, acontece tudo muito rápido, chegando a fechar a glote e dar a sensação de bolo na garganta. De acordo com o Anafilaxia Brasil, site especializado no tema, “a pessoa começa a ficar vermelha, com muita coceira, manchas vermelhas na pele, inchaço de face, olhos, boca e pode inchar outras partes do corpo, mal estar, tontura, falta de ar, tosse e às vezes vômito e diarreia”.

Miastenia Gravis

Essa doença acontece mais com mulheres do que com homens, na faixa entre os 20 e 35 anos de idade. Ela causa uma fraqueza muscular intensa, que acaba se irradiando por toda a musculatura estriada, incluindo a garganta. Nessa doença, há a presença marcante da dificuldade em engolir os alimentos.

De acordo com entrevista dada pela neurologista Acary Souza Bulle, essa “é uma doença neuromuscular autoimune, ou seja, uma doença em que o organismo produz anticorpos contra determinados componentes que lhe são próprios e para os quais deveria desenvolver tolerância”. Nesse caso, é importante procurar ajuda médica o quanto antes.

Distrofia miotônica de Steinert

A distrofia miotônica de Steinert (DMS) é a forma mais comum nos adultos, como explica o Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco, da Universidade de São Paulo. Ela “afeta diversos sistemas do organismo e apresenta grande variabilidade clínica”. Consequentemente, tem o seu diagnóstico bastante complexo.

Entre os sintomas estão a “fraqueza e atrofia muscular, catarata, fenômeno miotônico (dificuldade para relaxar a musculatura das mãos após a contração)”. E é exatamente essa fraqueza muscular, como ocorre na Miastenia Gravis, que dá a sensação de bolo na garganta.

Câncer de laringe

Outra doença que esse sintoma é bastante comum é o câncer de laringe. O Oncoguia determina que “o câncer de laringe que se forma nas cordas vocais (glote), muitas vezes causa rouquidão ou alterações na voz”. Entre seus sintomas, estão também a dificuldade para engolir e dor na garganta.

Claro que nem toda sensação de nó na garganta e dificuldade para engolir vai representar uma doença. Porém, é fundamental que se tome o cuidado de evitar que uma condição passe despercebida. Dessa forma, procure um médico, assim que perceber o sintoma.

Como aliviar

A única forma correta de aliviar esse problema é descobrindo a causa. Dessa forma, agende uma consulta com seu clínico geral para fazer os exames necessários. Somente entendendo o que está causando essa situação você vai poder revertê-la.

Dessa forma, de nada vão adiantar chás, tratamentos holísticos ou receitas milagrosas da vovó se for uma doença específica. Pode inclusive agravar a situação, como, por exemplo, no caso de edema de glote. Então, é ficar tranquilo e procurar ajuda médica, nem que seja para garantir que não é nada.

como acabar com a insonia

Como acabar com a insônia

causas de nariz entupido

Nariz entupido: conheça as principais causas e o que fazer para resolver