em

Ser feliz só depende de você! Aprenda como estimular esse sentimento

Nosso corpo produz hormônios e neurotransmissores que influenciam diretamente em nosso estado de espírito

Ser feliz! É o que desejamos para as pessoas que amamos e para nós mesmo! Mas como se encontra essa tal felicidade? É um estado de espírito, onde ela mora? A resposta é simples: no seu cérebro.

Esse sentimento de estar de bem com a vida, está em hormônios que são fabricados no cérebro quando temos algo ou alguma coisa que nos deixe feliz. Sabia que podemos dar uma ajuda para que esse hormônio tenha uma produção equilibrada? Segundo o psicólogo Michel Lejoyeux com uma alimentação balanceada, atividade física e hábitos saudáveis conseguimos aumenta a produção de alguns dos responsáveis pela sensação de felicidade: serotonina, dopamina, oxitocina e endorfina. Abaixo citamos os quatro hormônios e neurotransmissores fundamentais e como fazer o estímulo certo.

Dopamina

Conhecido como hormônio do amor, atua no sistema nervoso e é encarregado pelo sentimento de prazer. Quando recebemos um elogio a dopamina se eleva e temos aquela sensação boa. Para estimular bastam pequenos gestos, por exemplo, ouvir aquela música que você ama já aumenta a produção, segundo uma pesquisa feita na Universidade de Mc Gill.

Oxitocina

É um agente duplo e atua como neurotransmissor e hormônio. Segundo uma pesquisa, voltada para mulheres, feita pela Universidade de Claremont, mostrou que a ligação entre a produção de oxitocina e o nível de satisfação tem um importante fator psicológico que influencia bastante. Para estimular esse agente, abrace pessoas queridas, faça carinho em seu animal de estimação, seja gentil. Todo esse contato é muito importante.

Serotonina

Responsável pelo bom humor. Praticar uma atividade física que você goste, vai produzir esse neurotransmissor e te deixar mais alegre. Sem ele ficamos irritados, sem paciência. Sabe quando você está triste e dá logo uma vontade de comer aquele doce ou tomar um sorvete de chocolate? Isso acontece porque o carboidrato eleva o nível da serotonina. Quando essa vontade bater, tente fazer opções saudáveis que irão suprir essa necessidade, como consumir uma fruta com quinoa.

A luz solar e comidas com triptofano como frango, peixe e sementes, ajudam também. Escolha uma atividade física que te proporcione prazer como andar de bicicleta, caminhar, malhar, jogar tênis. Não fique parado! Se movimentando você vai garantir sua dose diária de serotonina.

Endorfina

Bom para tudo! Gera felicidade, diminui estresse e alivia até a dor. Atletas têm esse hormônio correndo livremente pelo corpo, já que ele começa a ser produzido depois de um grande esforço físico praticado por, no mínimo, 30 minutos. Outra forma bem eficaz para o corpo liberar esse hormônio é rir. Tente ver a vida sempre pelo lado bom, ser otimista ajuda muito.

Siga uma listinha para estimular elementos que nos ajudam a ser feliz

  • Viaje e conheça novas pessoas.
  • Acorde cedo e vá praticar um esporte.
  • Faça um lanche, prepare uma salada de frutas e chame seus amigos para jogar conversa fora.
  • Gosta de dançar? Invista nisso se te traz prazer! Se estiver parado, volte!
  • Coma chocolate amargo.
  • Aumente a quantidade de nozes no seu cardápio.
  • Medite! Se acalme e se conecte com você mesmo.

Não espere que a felicidade venha dos outros, você é o responsável pela sua!

Quer começar a sentir esses benefícios? Veja como se exercitar e se divertir nessa aula de dança:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Uso de paracetamol pode ser prejudicial durante gravidez
Seu cão te ama! Veja quais atitudes dele demonstram isso