em

AmeiAmei

Como aliviar dor na coluna de forma eficaz e prática

Saiba como reduzir a dor na coluna e voltar a sentir aquela maravilhosa sensação de paz
aliviar dor na coluna
Crédito: Pixabay

Quem sente dor na coluna sabe o quanto é desconfortável viver sentindo pontadas e a cada passo ou ato, sentir incômodos. Então, pare de sofrer e aprenda as melhores dicas para aliviar dor na coluna e ter um dia mais tranquilo!

Aprenda a aliviar dor na coluna

Em um cenário contemporâneo, onde as pessoas mexem muito no celular ou no computador, mesmo que para fins de trabalho, é muito comum que haja vários casos de dores na coluna.

Desse modo, confira como se livrar desse fenômeno comum historicamente, mas predominantemente pós-moderno. Para isso, confira as dicas abaixo para aliviar dor na coluna:

1. Alongamentos

aliviar dor na coluna
Crédito: Blog Pilates

Fazer alongamentos no início do dia pode ser uma estratégia eficaz para aliviar dor na coluna, principalmente se o seu dia é cheio! Veja como você pode começar:

  • Fique em pé com os joelhos paralelos e com as pernas retas;
  • Passe a perna direita, para frente da perna esquerda (cruzando e mantendo esticadas);
  • Depois disso, incline-se levemente o seu corpo para baixo, tentando alcançar os pés;
  • Tente manter por pelo menos 15 segundos e repita 3 vezes.

Outra dica importante é alongar a lombar e você pode fazer da seguinte forma:

  • Deite no chão (em cima de um colchonete ou tapete) de barriga para baixo;
  • Estique as mãos e os pés (em sentidos opostos) e tente tirá-los do chão;
  • Mantenha a posição por 10 segundos, descanse e repita 3 vezes.

Para finalizar essa sequência de exercícios para aliviar dor nas costas você pode:

  • Sentar em cima das pernas dobradas (pés debaixo do bumbum);
  • Deitar por cima da coxa e esticar os braços para frente;
  • Mantenha a posição, com o rosto virado para o chão, por 1 minuto;
  • Vire, deite com a barriga para cima, dobre os joelhos e abrace;
  • Mantenha a posição com a cabeça encostada no chão, por 1 minuto.

Dessa forma o seu corpo já começará a se preparar para a rotina do dia, assim como ativará a circulação, reduzindo assim as probabilidades de dor na coluna.

2. Ioga

Existem algumas posturas de yoga que ajudam a aliviar dor na coluna. Além disso, essa atividade promove o relaxamento e incentiva a correção da postura. Outro benefício associado é o equilíbrio da mente, corpo e energias. Muito importante, pois algumas dores estão associadas ao emocional.

3. Acupuntura

aliviar dor na coluna
Crédito: VN Economy

A acupuntura é uma terapia alternativa chinesa, aplicada para o tratamento da dor. Portanto, uma excelente opção para quem sofre e deseja aliviar dor na coluna. A prática consiste na aplicação de agulhas específicas para alivio de pontos de pressão. Neste caso, para tratar problemas ortopédicos localizados na coluna.

4. Massagem

Uma massagem bem feita é excelente para eliminar os pontos de tensão e aliviar dor na coluna, principalmente nos momentos de crise. Você pode optar por adquirir aparelhos que são acoplados a travesseiros e almofadas para fazer essa função ou procurar um profissional para realizar a mesma.

5. Compressas

aliviar dor na coluna
Crédito: Laboratório Oswaldo Cruz

No que diz respeito as compressas naturais, elas podem ser preparadas com ingredientes que atuam diretamente no alivio da dor. Como por exemplo, de alecrim ou tomilho, que ajudam a aliviar dor na coluna.

Mas se o caso for alguma lesão ou entorce, por exemplo, depois de ter feito um exercício ou até mesmo arrumado a casa. Neste caso, a compressa de gelo é a mais indicada, e deve ser aplicada nas primeiras 48 horas.

Logo a seguir, o recomendado são as compressas quentes, para ajudar a relaxar a musculatura e aliviar dor na coluna. Você pode preparar a sua, em casa, e aplicar sempre que necessário.

6. Cebola, alho e mel

Aprenda essa receita de xarope de cebola, alho e mel para aliviar dor na coluna, limpar o sangue, regular a pressão e tratar inflamações no corpo. Trata-se de um potente composto que, de forma geral, irá melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

7. Chá de gengibre

aliviar dor na coluna
Crédito: Perdendo Barriga

O gengibre ajuda a aliviar dor na coluna, por conter substâncias analgésicas e anti-inflamatórias na sua composição. Além disso, também auxilia na circulação sanguínea devido ao gingerol e selênio. Preparar essa bebida é uma das opções. Anote como preparar essa receita de chá de gengibre.

Nesse artigo você conferiu soluções de exercícios, massagens e até compostos naturais para aliviar dor na coluna. Então, se você gostou, deixe os seus incentivos nos comentários e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
HPV o que é sintomas e tratamento
HPV: o que é, sintomas e tratamentos
cajá
Cajá: o que é, benefícios para saúde, como consumir e contraindicações