sal de vinho
Crédito: Nossa - UOL
em

Sal de vinho para churrasco e outros pratos: aprenda a receita

Esse é um sal temperado com ervas e o toque especial do vinho seco para dar mais sabor aos seus pratos

Publicidade

Se você adora preparar churrasco, escolhendo com cuidado os cortes de carne e todos os temperos que vai usar, você vai gostar de aprender a fazer o sal de vinho.

Um bom churrasqueiro sabe que, dependendo do corte, apenas sal grosso é o suficiente para temperar. O sal de vinho entra como uma opção de sal com um aroma e sabor diferentes.

Aprenda a fazer sal de vinho

sal de vinho
Crédito: Nossa – UOL

Essa receita de sal de vinho é fácil e versátil, pois o sal pode ser usado antes de colocar a carne na brasa ou depois, para servir com ainda mais sabor. Aprenda o passo a passo, ensinado pelo Bruno Salomão do canal Vai ter Churras.

Ingredientes

  • Vinho seco: 1 taça;
  • Alho ralado: 4 dentes;
  • Tomilho fresco: 1 colher de sopa (ou ½ colher de chá de tomilho seco);
  • Alecrim: ½ colher de sopa;
  • Pimenta calabresa: 1/3 de colher de chá;
  • Pimenta-do-reino: ½ colher de café;
  • Sal fino: ½ xícara de chá.

Modo de preparo

  1. Na panela ainda fora do fogo, coloque o vinho. Em seguida, adicione o alho, o tomilho (só as folhas), o alecrim picadinho e as pimentas. Se quiser um pouco mais forte, coloque a pimenta caiena no lugar da calabresa, ou coloque três pimentas mesmo.
  2. Ligue o fogo em médio-baixo, misture todos os ingredientes em uma panela e deixe-os reduzir, mantendo em fogo médio-baixo, até quase virar um caramelo.
  3. Depois, só para pegar o sabor residual, misture 1/2 xícara de sal fino em fogo levemente mais alto, até ficar mais sequinho. O sal vai ficar bem roxo e parecendo uma farofinha, pois vai terminar de secar depois de frio. Transfira para um recipiente, deixe esfriar e depois tampe.
  4. Quanto mais concentrado ficar este sal, mais ele é ideal para finalizar um prato de carne, frango e até saladas. Por outro lado, quanto menos concentrado, melhor utilizá-lo no começo das suas receitas.

Veja também:

Publicidade
Sites de relacionamento

5 Sites de relacionamento (além do Tinder) pra você conhecer

Stealthing

Stealthing: é crime tirar a camisinha durante o sexo?