churrasco
Crédito: Freepik

Mitos e verdades sobre o churrasco

Tem tanta coisa que a gente pensa errado na hora de fazer um churras…

Publicidade

Se você está aprendendo a fazer churrasco e sabe que boas dicas são bem-vindas para melhorar suas técnicas, veio ao lugar certo. Muitas vezes acreditamos que estamos fazendo algo certo, mas na verdade o churrasco poderia ficar bem melhor. Essas dicas de mitos e verdades sobre churrasco vão ajudar.

Aproveite e veja: Como fazer uma churrasqueira em casa para aproveitar com a família

Carnes com gordura ficam mais gostosas no churrasco

Verdade. Ainda bem que é verdade, né? Pois a gordura da picanha é uma delícia, seria triste saber que ela não faz diferença. Aliás, é importante saber a diferença da gordura e do sebo da carne. A capa de gordura e a gordura entremeada são boas para dar mais sabor, aroma e suculência às carnes.

Carne de primeira é melhor que de segunda

Mito. Cada corte de carne tem seu valor, e o que faz diferença é saber preparar. A carne de segunda tende a ser mais dura, mas nada que um preparo cuidadoso e paciente não resolva. É o caso da costela e do cupim, que precisam de algumas horas de fogo para ficarem maravilhosos.

Publicidade

Veja também: Carne de segunda e de primeira: quais são os tipos e ideias de receitas

O sal deve ser colocado antes de assar a carne

Mito. Não precisa colocar o sal sempre antes, mas não tem problema fazer isso, pois não resseca a carne. Se for usar sal grosso, coloque antes para dar tempo de derreter um pouco. Se for sal de parrilla (grão médio), pode ser antes ou depois da carne estar assada. O sal fino é melhor deixar só para o final.

Não deve furar a linguiça durante o preparo

Verdade. Nem todo mundo se preocupa em evitar furar a linguicinha enquanto ela está na grelha. Mas, esse é um cuidado importante porque, quando a gordura pinga na brasa, gera muita fumaça. Além disso, a linguiça fica mais ressecada se for furada.

Aproveite e veja: Aprenda receita de linguiça de camarão

Churrasco bom se faz com fogo alto

Mito. O ideal é acender o fogo e aguardar uns 20 minutos para as labaredas baixarem e virarem brasa. Se deixar as chamas encostarem na carne, pode ficar um sabor amargo e estragar seu churrasco.

Publicidade

Veja também: 5 Melhores cortes de boi para churrasco e como fazer

Jogar água ajuda a baixar o fogo

Mito. Se você jogar água no fogo para ele ficar mais fraco, as cinzas vão subir para a carne. O ideal é guardar as cinzas do churrasco anterior e usá-las para abafar o fogo alto.

Veja também: Sobremesa para churrasco: receitas leves, cremosas e geladinhas

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM