Melhores carnes para churrasco
Crédito: Freepik
em

Melhores carnes para churrasco: 9 opções para todos os gostos

Como é bom reunir os amigos para um churrasco com variedade de carnes deliciosas

Publicidade

Se você não é um mestre churrasqueiro, talvez tenha dúvidas na hora de escolher as melhores carnes para churrasco. Bem, na verdade, a escolha das peças de carne vai depender de como será o seu churrasco, no sentido de quantidade de pessoas e variedade do cardápio. Então, veja algumas dicas bem interessantes para caprichar na próxima vez.

Veja também: Diferenças do churrasco do Brasil, da Argentina e dos EUA

Melhores carnes para churrasco: quais escolher?

O segredo de um bom churrasco, no qual ninguém vai embora passando fome, é escolher os melhores cortes e também a sequência em que vai assar e servir junto com os acompanhamentos. Então vamos em ordem, começando pelos aperitivos, depois pelas carnes principais.

1. Coração de galinha

Esse é um clássico, e é mais barato. O coração de galinha é um aperitivo ótimo para abrir o churrasco. Os corações são fáceis de preparar, só precisa remover o excesso de gordura e ir colocando no espeto, depois deixar na churrasqueira uns 30 centímetros acima da brasa.

Publicidade

2. Linguicinha

Na mesma hora em que estiver assando os corações já pode começar a assar umas linguicinhas, que podem ser de frango, de porco ou mistas. Existem as recheadas com queijo também, para dar um diferencial, além daquelas bem fininhas que ficam prontas rapidinho. Pode assar no espeto ou direto na grelha.

3. Cortes de frango

As asinhas de frango costumam entrar como petisco, pois têm pouca carne e são melhores de comer com as mãos. Mas também tem as coxas e sobrecoxas, que podem ser servidas junto com as carnes principais e todos os acompanhamentos, já que são cortes maiores e com mais carne.

4. Cupim

O cupim é uma boa carne para um churrasco mais barato, e é muito gostosa. Só que é uma carne bem demorada, então é interessante começar a preparar umas 3 horas antes de servir, dependendo do tamanho da peça.

Publicidade

5. Costela bovina

Assim como o cupim, a costela também leva mais tempo para ficar assada, então deve ser levada à brasa algumas horas antes de servir. É melhor colocar a peça inteira no espeto para evitar que perca muito suco. A costela é para servir como prato principal, a menos que o seu churrasco seja apenas no estilo petiscada mesmo.

6. Costela suína

Essa é uma opção interessante, mais barata do que a bovina e que fica pronta muito mais rápido, até porque é bem menor. A costelinha suína não tem muita carne, então lembre-se disso na hora de escolher as melhores carnes para churrasco, evitando que seus convidados passem fome.

7. Contrafilé

Esse é o corte mais longo da carne bovina, também chamado de lombo. É um corte mais valorizado, pois fica pertinho do mignon, que é extremamente macio. Tem uma camadinha de gordura, o que é interessante para dar mais sabor. Você pode fazer no começo do churrasco e servir em tirinhas ou em pedaços maiores (filezinhos), para servir com os acompanhamentos.

Publicidade

8. Alcatra – um corte que vira seis

Esse é um corte bem popular, de preço médio entre as opções desta lista, macio, suculento e muito gostoso, tanto para servir em tirinhas quanto em bifes maiores na hora da refeição principal.

Mas, você sabia que dentro da peça inteira da alcatra existem outros cortes? Sim, os mais conhecidos são a picanha e a maminha. Depois de retirados esses cortes, sobra o miolo da alcatra, que é muito macio e ainda pode virar outros três cortes: tender-steak, ou “bife do açougueiro”, baby-beef e o olho/coração, carnes de sabor acentuado, que devem ser cortadas em bifes grossos e preparadas na grelha.

9. Fraldinha

Por fim, a famosa fraldinha, também chamada de vazia ou aba de filé. No churrasco, esse corte pode ser grelhado ou assado. Mas, se quiser que fique mais saboroso, a recomendação é preparar na grelha, em peças maiores, mais grossas e com maior capa de gordura.

Publicidade

Aproveite e aprenda:

Artigo com informações de Blog da Carne

como é feito o chiclete

Você tem ideia de como é feito o chiclete? Descubra já!

não pode comer quando faz tatuagem

O que não pode comer quando faz tatuagem? E o que pode?