frutas e legumes para substituir o açúcar nas receitas
Crédito: Freepik
em

9 Trocas saudáveis nas receitas para quem quer reduzir o consumo de açúcar

Se estiver querendo tirar o açúcar do cardápio, comece a fazer experimentos saudáveis nas suas receitas

Publicidade

O açúcar refinado é um dos grandes vilões da saúde. Esse ingrediente é uma caloria vazia, rapidamente absorvida pelo organismo. Ele aumenta os níveis de insulina mais do que o ideal e não satisfaz por muito tempo. Então, não é bem-vindo em uma alimentação saudável.

Se quiser mesmo assim usar o açúcar, a dica é substituir por suas versões menos refinadas, como açúcar mascavo, demerara, orgânico e cristal. Como são menos processados, preservam mais nutrientes.

Mas, se a intenção foi eliminar o açúcar, confira algumas opções naturais, entre frutas, legumes e especiarias, para fazer experimentos na cozinha e descobrir novos sabores com maior valor nutricional.

1. Tâmaras

Compre tâmaras desidratadas, retire o caroço e coloque-as para hidratar durante alguns minutos. Depois triture com um pouco de água e terá um ótimo substituto para o açúcar em receitas de bolo, bolachas e sobremesas frias.

Publicidade

2. Passas

Podem ser passas de uva, de ameixa ou de arandos. Todas essas versões são adocicadas e podem ser utilizadas na mesma forma que as tâmaras. Mas não compre na versão em lata, com calda, pois tem açúcar. Compre as passas secas e hidrate-as.

3. Maçã

Em muitas receitas de massas doces você pode usar o purê de maçã para adoçar sem interferir no sabor da receita. O ideal é cozinhar um pouco a maçã para amolecer (sem casca) e depois triturar.

4. Batata-doce

Se for fazer um bolo, pão ou biscoito que leva batata-doce, experimente não adicionar açúcar para oferecer essa novidade ao seu paladar. O sabor adocicado da batata fica mais evidente quando está está cozida.

Publicidade

5. Banana

Se você usar a banana madura amassada, ela vai servir como um ingrediente adoçante. Já se fizer biomassa de banana verde, vai servir para dar consistência, mas não vai interferir no sabor.

6. Coco

Essa fruta está muito popular em várias receitas saudáveis e veganas. O coco é usado na sua forma in natura, em forma de açúcar, leite ou óleo. O açúcar de coco é uma opção interessante para adoçar suas receitas, mas se quiser um sabor mais natural, use o leite de coco ou o coco in natura mesmo, em lascas.

7. Canela

A canela não é doce, mas seu aroma remete a deliciosas receitas doces, e por isso ela tem uma memória afetiva que ajuda o cérebro a aceitá-la como substituta do açúcar nas receitas. Comece com pouca quantidade para ela não roubar o sabor dos outros ingredientes.

Publicidade

8. Oleaginosas

Nozes, castanhas, amêndoas e avelãs são ótimos para agregar valor nutricional e sabor às receitas. São levemente adocicados, então também servem como substitutos do açúcar, deixando as receitas com um sabor bem natural.

9. Geleias de frutas

Outras frutas doces, além dessas mencionadas, também podem servir como substitutas do açúcar, dependendo do seu gosto pessoal. A dica é comprar geleias sem açúcar, de sabores variados, e usar nas receitas para ver como fica. Pode usar em iogurte, bolo, biscoito, torta, vitamina e muito mais.

Veja também: Como conseguir tomar café sem açúcar

Publicidade
Famosas mostram suas barrigas reais

Famosas mostram suas barrigas reais para incentivar a autoestima

Coisas que a sogra não deve falar para a nora

12 Coisas que a sogra não deve falar para a nora (e vice-versa!)