Menu

10 remédios caseiros para psoríase e como utilizá-los

Pomadas à base de cortisona são muito utilizadas para tratar esta doença. Tratamentos caseiros podem ser utilizados para minimizar os efeitos na pele

Crédito: Wikipedia

Publicidade

Apesar de ser uma doença que não tem cura, alguns remédios caseiros para psoríase podem ajudar a controlar os sintomas. Estes, por sua vez, são caracterizados pelas manchas avermelhadas e regiões do corpo com escamadas.

Partes como os cotovelos, joelhos, couro cabeludo, mãos, unhas e plantas dos pés são as áreas mais afetadas pela doença. Existem diversos tipos de psoríase e podme se manifestar em homens e mulheres.

Melhores remédios caseiros para psoríase

Lembre-se de consultar o médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Cada organismo pode reagir de uma determinada forma. O tipo e a gravidade da manifestação da doença também deve ser levado em consideração.

1. Aloé Vera (babosa)

Crédito: Patricinha Esperta

Esse é um dos remédios caseiros para psoríase mais fácil de preparar. Basta abir a folha da babosa ao meio e, com a ajuda de uma colher, retirar o gel do seu interior. Aplique diretamente sobre o local afetado, cubra a área com um filme plástico e deixe atuar por 15 minutos. Remova com água e repita o procedimento 3 a 4 vezes ao dia.

Publicidade

2. Bardana e dente-de-leão

O chá de bardana (folha ou raízes) possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a combater problermas no organismo, assim como o chá de dente-de-leão. Juntos, tornam-se um dos poderosos remédios caseiros para psoríase:

Ingredientes

Dente-de-leão: 1 colher (chá);
Folhas de bardana: 1 colher (chá).

Modo de preparo

  1. Coloque as plantas numa caneca e adiciona água quente;
  2. Deixe repousar por 15 minutos (tampado);
  3. Coe e pode beber.

Ingredientes para infusão da raiz de bardana

Bardana: 2 raízes (cortadas);
Água: 2 litros.

Modo de preparo

1. Coloque as raízes em dois litros de água quante e deixe repousar durante 2 dias;
2. Guarde na geladeira e tome um copo, diariamente, em jejum.

3. Suco de inhame

Crédito: Wikimedia Commons

O suco de inhame é bastante conhecido pelos seus benefícios para a pele, auxiliando a eliminar processos inflamatórios, acnes, verrugas e quistos sebáceos. Dentre suas propriedades que o destacam como um dos remédios caseiros para psoríase está a sua ação anti-inflamatória:

Publicidade

Ingredientes

Maçã: 1 unidade;
Limão: 1 unidade;
Inhame: 1 unidade (pequena);
Água: ½ litro;
Açúcar ou mel: a gosto.

Modo de preparo

  1. Triture o inhame, a maçã e o suco do limão;
  2. Adicione a água, misture e coe;
  3. Consuma 1 copo diariamente.

4. Vinagre de maçã

Um ótimo remédio caseiro para a psoríase, pois ajuda a aliviar a coceira e ardência. Mas atenção, não deve ser aplicado quando há feridas sangrando.

Para usar o vinagre de maça você pode misturar partes iguais (1 corpo de água para 1 copo de vinagre) e aplicar na área afetada com uma gaze. Este procedimento não deve ser realizado antes de se expor ao sol. Ao terminar as aplicações, lave bem e passe protetor solar.

Publicidade

5. Casca da banana

Além de ser um excelente anti-inflamatório, a casca da banana pode ser utilizada como um dos remédios caseiros para psoríase por causa da substância leucocianidina, que ajuda a evitar infecções. Ela também é usada em casos de queimadura, previnindo o surgimento de bolhas e cicatrizes.

6. Argila

Crédito: A Terceira Idade

Outro antigo e poderoso dentre a lista dos remédios caseiros para psoríase está a argila, por melhorar o aspecto da pele, além de ajudar a cicatrizar. Ela pode ser aplicada como cataplasma diretamente na ferida. Se estiver muito ressecada e escamosa, ao invés de misturar com água, pode usar iogurte natural. Aplique e deixe atuar por 30 minutos.

7. Óleos essenciais

Tanto o óleo de copaíba, quanto o óleo de andiroba são recomendados como remédios caseiros para psoríase por serem excelentes no tratamento de condições dermatológicas. Além de serem excelentes anti-inflamatórios.

Publicidade

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Saiba mais sobre a psoríase

Leave a Reply

Sair da versão mobile