em

Para que serve o óleo de andiroba

A andiroba é um fruto provindo de uma árvore amazônica que contem diversos benefícios para o corpo
oleo de andiroba
Crédito: Wikimedia Commons

O óleo de andiroba vem do fruto da andiroba, uma árvore amazônica conhecida como mogno brasileiro. Esta árvore de mais de 40 metros de altura cresce em diversos locais da Amazônia, como pântanos e terras elevadas.

A árvore produz um fruto que é uma noz, que parece ser de madeira. É desta noz que é retirado o óleo, cheio de nutrientes e benefícios para seu corpo. Ele pode ser usado na pele, no cabelo ou ingerido e ainda auxilia no tratamento de diversas doenças.

6 Benefícios do óleo de andiroba

oleo de andiroba beneficios
Crédito: Relax Saboaria

É graças à riqueza de nutrientes que esse óleo apresenta inúmeros benefícios para a saúde. Entre eles, está a prevenção do câncer, tratamento de doenças, dores musculares e muito mais. Veja quais são esses benefícios para cada área do seu corpo.

1. Pele

Ao usá-lo na pele, a deixa com uma aparência mais saudável, macia e hidratada. Outro benefício é que ele controla a oleosidade da sua pele, podendo ser usado por quem tem pele oleosa.

2. Cabelo

Para deixar os seus cabelos mais macios, brilhantes e sedosos aplique um pouco dele antes do shampoo ou no creme de hidratação. O óleo também ajuda a restaurar a elasticidade dos fios, previne as temidas quedas de cabelo o fortalecendo, além de diminuir o volume.

3. Anti-inflamatório

As propriedades anti-inflamatórias do óleo de andiroba são atribuídas aos limonoides, vitamina E e os fitoesteróis presentes no produto. Graças a ele é possível regenerar tecidos inflamados e tratar problemas de pele como a eczema.

4. Repelente

O limonoide existente nele é capaz de agir como repelente, afastando tanto os mosquitos comuns como os mais perigosos, que transmitem dengue e malária. Além de manter os mosquitos distantes, ele também pode ser aplicado em picadas, aliviando a coceira.

5. Dores musculares

Exercícios e esforços físicos podem lesionar e inflamar os músculos, causando bastante dor. Quando usado como óleo de massagem nas áreas problemáticas, ele reduz as dores graças às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

6. Doenças

Como se não bastasse todos esses benefícios, é um incrível aliado para tratar diversas doenças respiratórias, como bronquite e pneumonia, e doenças nas articulações, como artrite e reumatismo. Ele também ajuda na cura da amigdalite, faringite, reduz a pressão arterial e o colesterol e ainda pode ser um ótimo preventivo de câncer.

Como usar

oleo de andiroba uso
Crédito: Óleos Essenciais Poderosos

É possível utilizá-lo de duas formas: o externo e o interno. Antes disso, sempre confira se o óleo é 100% puro e de boa procedência.

Para uso externo, basta pingar algumas gotas sobre a área desejada e massagear. Se você for usar no cabelo, adicione algumas gotas do produto ao seu creme de hidratação.

Agora se você deseja ingerir o óleo, pingue três gotas em um copo com água. Tome essa água ao acordar, em jejum, e antes de se deitar.

É importante fazer um teste para ver se você tem alergia antes de começar a usá-lo. Para isso passe uma pequena quantidade do óleo em seu pulso e se a pele ficar vermelha ou com feridas, não use o produto. Grávidas e lactantes não devem utilizar o óleo, pois ele pode colocar o bebê em risco.

Preço e onde comprar

O óleo de andiroba é facilmente encontrado em lojas especializadas na internet. Além disso, pode ser encontrada facilmente em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

O custo médio do produto puro é de R$ 50, por um frasco com 60 ml.

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

ideias de decoração de chá de bebê
8 Ideias para decoração de chá de bebê
suco de couve para a dor nos ossos
Como fazer suco de couve para dor nos ossos