em

AmeiAmei

16 Remédios caseiros para picada de inseto

Lembra das receitas da vovó para picada de insetos? Conheça várias para você usar quando necessário

remédios caseiros para picada de inseto
Crédito: Wikimedia Commons

É praticamente impossível se livrar dos insetos quando você está no habitat natural deles, mesmo que more em uma área urbana. A verdade é que eles fazem parte da natureza e a sua forma de se adaptar e conviver é usando remédios caseiros para picada de inseto.

Uma maneira de manter os bichinhos longe da sua pele é tendo em casa plantas que afastam insetos. No caso de não poder evitar a picada, além dos remédios naturais, há pomadas para picada de insetos que pode comprar na farmácia.

Conheça as receitinhas caseiras que são naturais e praticamente todo mundo pode usar, a menos que seja uma pessoa com alergia a picada de insetos ou que a picada seja de um animal venenoso, pois nesse caso é sempre melhor procurar um médico e nunca se automedicar, mesmo que seja com ingredientes naturais.

Melhores remédios caseiros para picada de inseto

remédios caseiros para picada de inseto receitas
Crédito: Wikimedia Commons

Então, recapitulando, as situações em que deve evitar o uso de remédios caseiros para picada de inseto são:

  • Se você for alérgico a picada de inseto;
  • Se for alérgico a algum dos ingredientes das receitas caseiras;
  • Se for o caso de uma picada com veneno.

Fora dessas situações, esses remédios caseiros para picada de inseto vão ajudar a aliviar os sintomas da picada, que são coceira, inchaço e vermelhidão na área afetada. Confira:

1. Camomila, amêndoa e cravo

Essa receita é para acalmar a pele, além de oferecer efeito desinfetante e bactericida.

Ingredientes

Óleo de amêndoa doce: 50 mililitros;
Cravo-da-Índia: 10 unidades;
Camomila: 1 colher (sobremesa).

Modo de preparo e aplicação

  1. Misture todos os ingredientes em um vidrinho bem limpo e com tampa. Quando acontecer uma picada, massageie um pouquinho na área afetada de duas a três vezes ao dia.

2. Alfazema com melaleuca

Esse composto de alfazema e melaleuca vai oferecer um efeito calmante, fungicida e cicatrizante, mantendo a pele protegida.

Ingredientes

Água gelada: 2,5 litros;
Óleo essencial de melaleuca: 4 gotas;
Óleo essencial de alfazema: 4 gotas.

Modo de preparo e aplicação

  1. Misture todos os ingredientes em uma tigela e depois mergulhe uma toalha limpa, torcendo um pouco para retirar o excesso;
  2. Aplique sobre a pele e deixe agir por alguns minutos. Guarde a solução para aplicar de duas a três vezes ao dia.

3. Sal

Diferente de outros remédios caseiros para picada de inseto, o sal, na verdade, nem chega a ser uma receita. Assim que perceber uma picada de mosquito ou pernilongo, passe um pouquinho de sal por cima para aliviar a coceira. Depois pode complementar com alguma das outras receitas recomendadas.

4. Manjericão

Assim como a dica anterior, nessa também só vai usar um ingrediente, o manjericão. Como ele contém propriedades que aliviam a coceira, basta pegar umas folhas frescas e amassar até extrair seu líquido, então aplicar sobre a pele.

5. Casca de banana

As cascas de frutas também têm altíssimo valor nutricional e até medicinal, como é o caso da casca da banana. Ela pode ajudar a aliviar o inchaço da picada, e para isso, só precisa esfregar a parte interna na casca sobre o local afetado e aguardar.

6. Mel

O mel é um poderoso antibacteriano e anti-inflamatório, aliviando os sintomas da picada. Basta colocar um pouquinho de mel sobre a picada e deixar agir. Tome o cuidado de fazer isso longe de um ambiente que possa atrair abelhas.

7. Gelo

Quando fala-se em compressas para aliviar coceira e reduzir o inchaço e vermelhidão, sempre deve-se usar água fria ou gelada. Por isso, o gelo é recomendado no caso de picada de inseto. Coloque uma pedrinha dentro de um pano fino para não grudar na pele e deixe alguns minutos sobre a picada.

8. Aloe vera

A aloe vera, também conhecida por babosa, é um cicatrizante excelente, além de hidratar a pele e prevenir inflamações. Para utilizar, pegue uma folha, corte-a ao meio para extrair o gel do seu interior e aplique um pouco do gel sobre a picada, deixando agir até secar.

9. Calêndula

As propriedades dessa planta são ideais para aliviar os sintomas da picada de mosquito, que incluem cicatrização, calmante, bactericida e anti-inflamatória. Para essa finalidade o ideal é amassar flores frescas e aplicar o líquido sobre a picada deixando agir até secar.

10. Bicarbonato de sódio

Esse ingrediente é realmente poderoso. Ele pode ser usado para quase tudo, desde a limpeza da casa até o alívio dos sintomas de picada de inseto, reduzindo a coceira. Para aplicar na pele, basta misturar uma colher de sopa de bicarbonato com duas de água e deixar agir na região afetada.

11. Vinagre

O vinagre tem ação antisséptica que vai limpar o local da picada e ajudar a reduzir os sintomas. Só precisa passar um pouco por cima da picada e deixar secar. Repita a aplicação algumas vezes ao dia, usando um algodão e sem esfregar.

12. Limão

Por também ser um ingrediente comum em casa, o limão é uma boa opção de remédios caseiros para picada de inseto. Ele tem a propriedade de equilibrar o pH do sangue, o que é bom para aliviar a coceira, o inchaço e o vermelhidão deixados pelo inseto.

Use o limão apenas se for ficar na sombra pelas próximas horas. Se ele estiver na pele e for exposta ao sol, pode deixar uma mancha permanente.

13. Tomate

Mais um alimente eficiente é o tomate. Ele é analgésico, acalmando a pele e os sintomas de desconforto. Corte um tomate na hora e coloque uma rodela sobre a picada. Deixe por pelo menos 15 minutos para fazer efeito.

14. Leite com água

Misturar partes iguais de água e leite e derramar sobre a picada é mais uma receita caseira que ajuda a reduzir a dor, a coceira e o inchaço. Prefira usar leite e água gelados, pois a temperatura baixa contribui ainda mais para redução dos sintomas.

15. Lama ou argila

Não é qualquer lama, pois quanto mais limpa, melhor. Mas se estiver em um acampamento ou local longe desses outros ingredientes ou medicamentos, aplicar um pouco de lama ou de argila sobre a picada também é solução que acalma a pele e os sintomas.

16. Folhas de hortelã

Se tiver algumas folhas de hortelã plantadas, colha e macere-as. Aplique esse extrato das folhas sobre a picada e deixe agir. A hortelã é uma erva com ricas propriedades medicinais que ajuda a tratar vários problemas de pele.

Dica: Faça um repelente caseiro

Além dos remédios caseiros para picada de inseto você pode prevenir as picadas fazendo uma misturinha muito fácil, composta por álcool, cravo e óleo para pele. Veja como fazer no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

desodorante caseiro

Os 10 melhores desodorantes caseiros

benefícios do caldo de mocotó

7 Benefícios do caldo de mocotó