em

Como plantar manjericão em casa para usar em chás e alimentos

Tenha manjericão fresco para colocar nas receitas ou fazer chá sempre que quiser.
plantar manjericão
Crédito: Pxhere

É uma delícia ter uma horta em casa para plantar ervas medicinais e temperinhos para dar aquele sabor especial na comida, não é verdade? Nem que seja um vasinho ou uma horta vertical na sacada, é possível ter plantas frescas para deixar a alimentação mais saudável. Se você também gosta, veja como é fácil plantar manjericão em casa e prepare sua colheita.

Como plantar manjericão em casa: passo a passo

O manjericão é o escolhido da vez porque ele tem mais de uma função. Serve para temperar feijão, molho pesto, para pizza e até fazer chá de manjericão para aliviar sintomas de diferentes doenças. Você precisa de pouca coisa para plantar manjericão em um pequeno espaço, veja o passo a passo:

1. Escolha a época certa

O manjericão é uma planta que prefere o calor. Ele se desenvolve melhor em temperaturas acima de 18 °C. Então, se onde você mora faz frio, ou você o coloca em um ambiente protegido do frio ou escolhe plantar em épocas mais quentes do ano.

2. Escolha um local com luz

Caso pretenda plantar o manjericão em um espaço coberto, saiba que ele vai precisar pegar luz do sol pelo menos por algumas horas do dia, seja pela manhã ou pela tarde. Então procure posicionar o vaso para que receba o sol.

3. Prepare o vaso e o solo

Você pode plantar o manjericão em um vaso médio, como esses de floreira de janela. O importante é colocar dentro uma terra fértil, bem nutrida de matéria orgânica, e fazer um fundo com pedrinhas para ter uma boa drenagem.

4. Faça o plantio

Nas lojas de agropecuária, floriculturas e até no supermercado você encontra sementes de manjericão para plantar. Existem os tipos de manjericão que ultrapassam 1 metro de altura e os menores. Escolha de acordo com o tamanho do vaso em que deseja mantê-lo. Depois de preparar o vaso e o solo, é só colocar as sementes em uma pequena cova, tampar e regar.

5. Faça regas frequentes

A terra onde o manjericão estiver plantado precisa se manter úmida. Não seca, nem encharcada. Então é bom ficar de olho para regar um pouco quando estiver secando. Se plantar em um vaso com furinhos embaixo e um pratinho, coloque a água no pratinho que a planta vai absorver sozinha.

6. Mantenha o cuidado contra ervas daninhas

Ao perceber plantinhas invasoras crescendo em volta do pé de manjericão, remova-as pela raiz para não sugarem os nutrientes do manjericão.

7. Faça a colheita

Cerca de 2 a 3 meses após o plantio o manjericão já deverá ter crescido o suficiente, com uma boa quantidade de folhas para ser colhido. Arranque as folhas que for utilizar e continue mantendo-o bem-cuidado. As flores também podem ser utilizadas na culinária.

Dica de receita com manjericão

Depois que fizer a sua colheita de manjericão faça um delicioso tempero para carnes, conforme a receita no vídeo abaixo:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
pesto de manjericão
5 Receitas de pesto de manjericão para fazer pratos deliciosos
chá de pitanga
Para que serve e como fazer chá de pitanga?