plantas que afastam insetos
Designed by Freepik
em

As 10 melhores plantas que afastam insetos de casa

Mantenha os mosquitos e formigas do lado de fora da sua casa. Veja como se proteger com a ajuda da natureza.

Os insetos podem aparecer em qualquer época do ano, mas especialmente no calor é quando eles realmente incomodam em casa. Quando está quente deixamos as janelas e portas abertas por mais tempo, dando espaço para os insetos entrarem. Mas se quiser resolver esse problema, veja quais são as plantas que afastam insetos de casa.

Essas dicas são de plantas, pois sempre preferimos dar alternativas naturais ao invés de artificiais, como venenos. A razão é simples: não há necessidade nem de matar os bichinhos nem de poluir o ambiente com substâncias tóxicas.

10 melhores plantas para afastar insetos de casa

As plantas que afastam insetos também promovem maior bem-estar em casa, aumentando a qualidade do oxigênio e deixando o ambiente mais bonito e agradável. Escolha sua favorita para cultivar.

1. Crisântemo

crisântemo para repelir insetos
Crédito: Pixabay

Essa flor é linda para ter no jardim ou em floreiras na varanda. De quebra ela ajuda a afastar todo tipo de inseto: formiga, barata, percejevo, pulga, piolho, besouros e traças. Ela possui um composto que é usado nos repelentes e spray.

2. Orégano

orégano para repelir insetos
Crédito: Pixabay

Se você cultiva ervas em uma hortinha para temperar sua comida de forma natural, saiba que se plantar orégano, além de dar um sabor especial às receitas, também vai ser útil para afastar os insetos de casa. Deixe na janela da cozinha ou pertinho da porta.

3. Erva-cidreira

cidreira para repelir insetos
Crédito: PxHere

Essa planta é tanto ornamental, quanto medicinal, culinária e ainda é boa opção para manter os insetos longe. Tenha no quintal ou em um vaso maior dentro de casa. Se quiser pode colher folhas e esmagar para colocar no cômodos da casa.

4. Citronela

citronela para repelir insetos
Crédito: Flickr

A citronela também faz parte da composição dos repelentes contra mosquito. Ela pode ser plantada ao redor de casa, para ornamentar, e já mantém os insetos longe da pele.

5. Erva-doce

erva-doce para repelir insetos
Crédito: Pixabay

A erva-doce é um bom repelente para lesmas, caracóis e pulgões. Plante-a nas beiradas da sua horta, junto com o endro, para manter esses bichinhos afastados dos seus temperos e flores.

6. Louro

louro para repelir insetos
Crédito: Pixabay

As folhas de louro ficam uma delícia no feijão, mas você também pode espalhar algumas pela casa quando precisar espantar as moscas.

7. Alecrim

alecrim para repelir insetos
Crédito: PxHere

O alecrim é uma linda planta ornamental, medicinal e ainda afasta os pernilongos e mosquitos com seu efeito inseticida.

8. Tomilho

tomilho para repelir insetos
Crédito: Pixabay

O tomilho, além de ser ótima erva para fazer um chá contra gripe, também pode ser macerado para liberar um odor que é muito bom, mas não para os insetos.

9. Lavanda

lavanda para repelir insetos
Crédito: Pixabay

Muitos produtos de limpeza tem cheirinho de lavanda, então você já imagina que além de repelir as moscas, mosquitos, traças e pulgas, essa planta vai deixar sua cada mais bonita e cheirosa.

10. Manjericão

manjericão para repelir insetos
Crédito: Pixabay

Outra especiaria que usa-se muito no tempero das comidas é o manjericão, que também pode ser colocado em vasinhos nas portas e janelas de casa para manter longe os mosquitos e as moscas.

Dica: Faça um repelente de frutas

Além das plantas que afastam insetos, outra forma de fazer um repelente de mosquitos para colocar dentro de casa é usando frutas cítricas e cravinhos. Além de repelir os bichinhos, vai aromatizar os ambientes. Veja como fazer:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

chás que emagrecem e tiram o apetite

Confira 5 chás que emagrecem e tiram o apetite naturalmente

benefícios da jurubeba

8 Benefícios da jurubeba para a saúde