pomadas para picada de inseto
Crédito: Wikimedia Commons
em

Pomadas para picada de inseto: quais são as melhores?

As pomadas aliviam a coceira e algumas delas você pode comprar sem receita médica. Veja quais são

Especialmente quando chega o verão, os insetos aparecem para fazer a agonia de todos. Coceira, inchaço e vermelhidão são alguns dos sintomas deixados pelos bichinhos, que, em muitos casos, podem ser resolvidos com pomadas para picada de inseto.

É importante lembrar que as pomadas que não precisam de receita médica podem ser tranquilamente usadas em pessoas que não são alérgicas. Já para as que sofrem com alergia a picada de insetos, por conta dos sintomas mais severos, antes de usar pomada deve-se consultar um médico alergologista, dermatologista ou clínico geral.

Da mesma forma, as gestantes, lactantes e pessoas alérgicas a outros compostos químicos precisam ter muito cuidado ao administrar pomadas por conta própria. O ideal é sempre ter a recomendação do seu médico, mesmo para os remédios que não precisam de receita.

Dito isso, veja quais são as pomadas para picada de inseto mais recomendadas, seus benefícios e como aplicar.

Quais são as pomadas e quais os benefícios?

A função das pomadas para picada de inseto é aliviar a reação causada pelo bichinho. Ou seja, reduzir a coceira, a vermelhidão e o inchaço. Algumas são antialérgicas e outras, não. As pomadas recomendadas são:

Andantol

pomadas para picada de inseto andantol
Crédito: Drogaria Araújo

Esse medicamento tem forma de gel e atua como antialérgico e anestésico. Funciona com alguns tipos de picadas de insetos, coceira intensa e alergias de pele. Ele é contraindicado para quem é alérgico ao cloridrato de isotipendil e os outros componentes da fórmula. O limite diário é de seis aplicações.

Minâncora

pomadas para picada de inseto minancora
Crédito: Drogaria Araújo

Essa pomada é composta por cânfora, óxido de zinco e cloreto de benzalcônio. Esses componentes são cicatrizantes e antissépticos que ajudam a conter a inflamação. É recomendada como uma das pomadas para picada de inseto, frieira, escara, acne e ferimentos leves. A aplicação deve ser feita duas vezes ao dia com intervalo de doze horas entre cada vez.

Maleato de dexclorfeniramina

pomadas para picada de inseto polaramine
Crédito: Drogaria Araújo

Esse medicamento é encontrado em forma de creme, comprimido e solução oral. Sua propriedade é anti-histamínica, agindo sobre as histaminas que desencadeiam os sintomas de coceira, inchaço e vermelhidão. Além das picadas de insetos, também é recomendado para dermatite, conjuntivite alérgica, urticária, rinite alérgica, prurido e alergias.

Calamed

pomadas para picada de inseto calamed
Crédito: ShopFácil

Essa pomada anti-coceira vem em uma bisnaga com 28 gramas. Sua composição é cloridrato de difenidramina, calamina e cânfora. Ela alivia os sintomas de picadas de insetos, irritação por plantas, urticária e outras irritações leves na pele. Não deve aplicar sobre bolhas nem qualquer área que esteja com secreção. Pessoas com varicela ou sarampo também não devem usar.

Fenergan (somente com receita)

pomadas para picada de inseto fenergan
Crédito: Drogaria Araújo

Esse medicamento é um anti-histamínico em comprimido recomendado no caso de reações anafiláticas, que são progressivas e rápidas. Também é usado para evitar vômito nos enjoos de viagens e pós-operatórios. Tem efeito calmante e sedativo e potencializa os analgésicos. Por ter efeitos fortes, precisa de receita médica.

Já no caso dos bebês, que possuem a pele o todo o organismo mais sensíveis, as pomadas têm o mesmo efeito, mas composição diferente. São elas:

Alfa bisabolol

Esse também é uma opção natural e que normalmente é feita em farmácias de manipulação. Tem profunda ação anti-inflamatória, cicatrizante e calmante. É um líquido transparente e um pouco oleoso, extraído da Candeia. É recomendado para peles sensíveis como a dos bebês.

Calamina

pomadas para picada de inseto Calamina
Crédito: Farmácia Confiança

A Calamina e a Calamed são a mesma pomada, com todos os princípios ativos, mas está aqui para saber que também pode ser usada em crianças. Outro nome que pode encontrar a mesma pomada é Caradryl.

Sintomas de picada de inseto

O efeito das picadas de insetos é quase imediato. O que muda são os sintomas, dependendo do tipo de inseto. Geralmente, há sintomas em comum, como muita coceira sobre a picada, vermelhidão e inchaço ao redor.

Se a pessoa picada tiver a pele muito sensível ou for alérgica, pode ter sintomas mais graves, como a formação de bolhas sobre a picada, inchaço e dificuldade para respirar.

Ao perceber que a região ao redor da picada está inchando muito e mudando de cor, é possível que o inseto seja venenoso. Geralmente nesses casos a pessoa também sente náuseas, vomita, tem dor de cabeça, febre e fraqueza.

Picadas de animais peçonhentos muito perigosos também podem causar confusão mental e convulsão. Deve procurar o hospital mais próximo imediatamente e não deve aplicar nenhum tipo de medicamento, nem natural no local sem que o médico veja primeiro.

Veja também quais são os remédios caseiros para picada de inseto

Dicas para aplicar as pomadas

As pomadas normalmente devem ser aplicadas duas vezes ao dia, conforme a recomendação da bula ou do farmacêutico.

Se mesmo após uma aplicação continuar sentindo muita coceira, pode usar remédios caseiros ou colocar gelo no local por alguns minutos, evitando coçar, pois isso só aumenta os sintomas.

Se após alguns dias ainda estiver com muita coceira, inchaço e vermelhidão, é necessário consultar um médico, pois pode se tratar de uma picada de inseto venenoso ou de uma reação alérgica.

Evite utilizar pomadas para picada de inseto em bebês ou crianças pequenas se perceber que existe algum tipo de reação alérgica, como inchaço excessivo, vermelhidão ou aumento da temperatura no local. Nesse caso, o melhor é ir ao médico, pois a pomada poderá acabar escondendo um sintoma que deveria servir de aviso para um tratamento mais sério.

Também é válido lembrar que não recomenda-se utilizar em bebês menores de dois anos as pomadas que sejam antialérgicas ou que contenham cânfora, pois podem causar reações adversas. Siga as orientações do farmacêutico e não use qualquer pomada que tiver em casa sem saber para que serve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

psyllium

Psyllium: o que é, benefícios e como usar

Os 7 melhores exercícios para celulite