em

8 Remédios caseiros para gases

Está com inchaço e mal estar por causa do excesso de gases? Conheça as plantas que ajudam melhorar
remédios caseiros para gases
Crédito: Freepik

Os gases intestinais, ou flatos, são um tabu, mas também são absolutamente normais. As pessoas são acostumadas a sentir vergonha deles por conta do odor desagradável que liberam, mas não tem como ser diferente, pois eles são mais ou menos como a versão gasosa das fezes. Caso esse seja um problema que realmente incomoda você ou alguém da sua família, conheça esses remédios caseiros para gases.

Se você parar para contar e perceber que elimina entre 10 a 20 flatos ao dia, está dentro do normal. Se ultrapassar esse limite ou se os gases estiverem associados à dor de barriga e diarreia, pode ser um problema. Veja quais são os melhores remédios caseiros para gases, entenda melhor como eles acontecem e como evitar o excesso.

Melhores remédios caseiros para gases

Quando se fala em remédios caseiros para gases, quer dizer que essas plantas recomendadas vão ajudar a eliminar com mais facilidade o excesso de gases presos no seu sistema digestivo. Eles não servem para impedir a formação de gases.

Então, se o seu problema é o inchaço e o desconforto causados pelo excesso de gás preso, veja quais são os remédios caseiros para gases que vão ajudar com isso. Depois sim, no próximo tópico, veja como reduzir a quantidade produzida naturalmente pelo seu corpo todos os dias.

1. Tritura de sementes de coentro

O primeiro da lista dos remédios caseiros para gases é a tritura de coentro. Essa erva é muito utilizada para temperar a comida, mas também tem seus efeitos medicinais. Um deles é ajudar a reduzir o excesso de gases intestinais.

Ingredientes

Sementes secas de coentro : 1 colher (sopa);
Álcool de cereais volume 60%: 1 xícara (chá);
Conta-gotas: 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Coloque o álcool de cereais em uma xícara e depois coloque as sementes dentro;
  2. Deixe em repouso em local seco e fresco por 5 dias, com um papel toalha por cima;
  3. Coe o que sobrar na xícara e depois coloque o líquido em um conta-gotas.

Para utilizar, misture 200 mililitros de água com 20 gotas e beba.

2. Chá de anis estrelado

O anis estrelado ajuda a controlar esse problema, porque atua no tratamento de problemas digestivos, dores estomacais e, tratando desses problemas, também tratam-se os gases.

Ingredientes

Estrela de anis: 1 unidade;
Água: 1 xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Depois de ferver a água, coloque a estrela de anis dentro e deixe em infusão por cerca de 5 minutos para que ela libere suas propriedades;
  2. Depois remova a estrela da água e beba;
  3. Se quiser pode adicionar mais algum tipo de chá desses recomendados a seguir.

3. Chá de erva-doce

remédios caseiros para gases chá
Crédito: Pxhere

A erva-doce está entre os remédios caseiros para gases porque esse problema é uma das principais recomendações para uso da erva. Ela também atua na melhora da digestão e no tratamento da dor de barriga. Serve inclusive para dar aos bebês com cólica.

Ingredientes

Erva-doce: 1 colher (sobremesa);
Água: 1 xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Para fazer esse chá é tão simples quanto qualquer outro. Primeiro, ferva a água;
  2. Depois coloque a erva-doce e deixe alguns minutos em infusão;
  3. Por fim, coe o chá e já está pronto para beber.

4. Chá de hortelã

São muitas as propriedades das folhas de hortelã para o benefício da saúde. Inclusive no tratamento de dores estomacais e excesso de gases, por isso também faz parte da lista e pode usar após as refeições.

Ingredientes

Folhas frescas de hortelã: 1 galinho pequeno;
Água: 1 xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Aqueça a água no fogão ou micro-ondas até levantar fervura;
  2. Depois coloque as folhas na água e espere alguns minutos para que faça a infusão e as propriedades da planta sejam liberadas na água;
  3. Coa e beba.

5. Chá de manjericão

Também muito usado para dar mais sabor e aroma a diversos pratos, o manjericão é um bom aliado no controle do excesso de gases, problemas estomacais e cólicas. Ele é antiespasmódico, então ajuda a aliviar a dor. É digestivo, contribuindo para a eliminação dos gases em excesso.

Ingredientes

Folhas frescas de manjericão: 10 unidades;
Água: 1 xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Ferva a água e coloque as folhas de manjericão dentro;
  2. Deixe por 5 minutos em repouso e depois retire as folhas para beber o chá.

6. Chá de cardamomo

Essa especiaria tão utilizada na culinária e na medicina oriental já está ganhando espaço na mesa dos brasileiros. Além de contribuir com uma alimentação mais saudável, uma de suas funções é ajudar a reduzir o inchaço causado pelos gases, estimulando sua liberação.

Ingredientes

Água: 1 xícara (chá);
Sementes de cardamomo: 2 gramas.

Modo de preparo

  1. Quando a água começar a ferver, desligue o fogo e adicione as sementes;
  2. Deixe por 10 minutos em repouso, tempo suficiente para liberarem suas propriedades na água;
  3. Depois coe e beba, após as refeições.

Não ultrapasse a quantidade recomendada ou poderá ter efeitos colaterais, como vômito.

7. Chá de folhas de abacateiro

As folhas do abacate ajudam a acalmar o sistema digestivo, influenciando a liberação dos gases acumulados que causam inchaço e mal-estar. De quebra, elas também podem ajudar a eliminar os cálculos renais pequenos.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Folhas secas do abacateiro: 50 gramas.

Modo de preparo

  1. Dessa vez você vai colocar as folhas do abacateiro com a água ainda fria e vai ferver tudo junto;
  2. Deixe fervendo por 5 minutos;
  3. Depois tampe e deixe mais 10 minutos em infusão.

Como é uma quantidade maior, beba em pequenas porções a cada hora do dia até sentir o alívio.

8. Chá de genciana

Por fim, o último dos remédios caseiros para gases sugeridos é o chá de genciana. Essa planta é muito utilizada para tratar problemas digestivos, regulando movimentos peristálticos e estimulando a produção do suco gástrico. Tudo isso faz o estômago e o intestino trabalharem melhor, evitando o esses acúmulos.

Ingredientes

Água: 200 mililitros;
Raízes secas de genciana: 1 grama.

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver, depois misture as raízes e deixe em infusão por 10 minutos para que liberem suas propriedades;
  2. Passado esse tempo, coe o chá e beba, de preferência antes das principais refeições.

Como não ter gases?

como não ter gases
Crédito: Unsplash

Simplesmente deixar de produzir os gases intestinais é impossível. Eles vão se formar, você querendo ou não. Aliás, seria um problema não liberá-los, pois de qualquer forma eles ficariam presos dentro do seu corpo, causando um enorme inchaço.

Os gases intestinais são produzidos pelas bactérias que vivem no sistema digestivo e auxiliam na digestão. Eles são formados sempre que há consumo de macronutrientes, que são carboidratos, gorduras e proteínas. Então, não há como evitar, pois sem esses macronutrientes você fica doente.

Mesmo assim existem formas de reduzir ao máximo a produção de gases intestinais, além do uso de remédios caseiros para gases, que, na verdade, têm a função de eliminar os excessos, não de impedir sua formação. As dicas são as seguintes:

1. Equilibrar o consumo de determinados alimentos

Embora você não tenha como impedir sua formação, existem alimentos que fazem as bactérias produzirem uma quantidade bem maior de gases.

Então, o ideal é equilibrar a quantidade de consumo desses alimentos. Seja eliminando aqueles que não contribuem em nada com a sua saúde ou consumindo os saudáveis em pequenas porções, ao invés de comer uma porção grande de uma só vez.

Esses alimentos são feijão, repolho, ovos, couve-flor, batata, milho, alho, vinagre, adoçantes artificiais, leite e alguns derivados e todas as bebidas gaseificadas, com e sem álcool.

2. Praticar atividade física

Existe mais dificuldade em eliminar o gás do seu organismo quando é uma pessoa sedentária. Praticar atividade física faz todos os sistemas do seu corpo trabalharem melhor, então os gases serão liberados com mais facilidade e você não vai ter todo aquele inchaço.

3. Evitar ou aliviar o estresse

Quando uma pessoa fica muito estressada, duas reações do organismo são bem comuns. Ou o intestino fica preso ou muito solto. As duas coisas aumentam a quantidade de flatos. Então, sempre que possível, evite se estressar, controlando a sua mente para lidar melhor com a situação de pressão.

Ou então, logo que estiver se sentindo estressado, busque fazer uma atividade que libere essa carga e permita que você se acalme. Pode ser uma meditação, um exercício de respiração, uma atividade física ou uma atividade que faça você se sentir calmo e feliz.

4. Conhecer suas restrições alimentares

Os flatos em excesso são um dos principais sintomas de pessoas que tem intolerância à lactose ou que são celíacas. Se essas pessoas não sabem dessas limitações, vão ficar sofrendo com os gases, pois continuarão comendo alimentos que os provocam em maior quantidade.

Então, se já evita os alimentos mencionados na primeira dica, pratica atividade física, evita o estresse e mesmo assim você tem gases em excesso, preste mais atenção no que come. Pode ser que você tenha problemas com a lactose ou com o glúten. Visite um gastroenterologista para fazer exames e descobrir se pode ser esse o problema.

5. Cuidado com o excesso de medicamentos

O excesso de medicamentos, em especial dos antibióticos, causa irritação estomacal e intestinal. Isso significa alteração na microbiota dessa região, formada pelas bactérias que produzem os flatos. Quando elas estão alteradas, a produção gasosa aumenta.

Então, se você precisa fazer um longo tratamento com antibióticos, uma das soluções para manter o equilíbrio da sua microbiota intestinal é fazendo uso de alimentos que ajudem a manter a saúde dessas bactérias. Uma das melhores opções é o kefir.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

remédios caseiros para dor de barriga
10 Remédios caseiros para dor de barriga
comidas de halloween
Receitas de comidas de Halloween para servir na sua festa