em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

5 Remédios caseiros para soltar intestino

Quando o intestino não funciona corretamente, todo o organismo fica desequilibrado. Veja o que fazer para soltar o intestino

melhores remédios caseiros para soltar intestino
Crédito: Freepik

O intestino preso é um problema que afeta muitas pessoas. Entre as principais causas estão os maus hábitos alimentares e a falta de atividade física. Pessoas que comem excesso de alimentos industrializados, poucas fibras e tomam pouca água costumam ser afetadas. Os sedentários também, pois o corpo necessita de atividade física para metabolizar e digerir os alimentos da forma correta. Então, se sofre com isso, veja dicas de remédios caseiros para soltar intestino.

Melhores remédios caseiros para soltar intestino preso

melhores remédios naturais para intestino
Crédito: Freepik

Assim como existem os alimentos que prejudicam o bom funcionamento intestinal, existem os que estimulam de forma positiva. Pode utilizá-los para fazer os remédios caseiros para soltar intestino. Veja quais são e como fazer:

1. Suco de frutas laxantes

As frutas desse suco possuem efeito laxante. Então ele é uma boa opção para manter na dieta, mas deve cuidar para não tomar em excesso e acabar eliminando muitos nutrientes por estar com o intestino solto.

Ingredientes

Mamão: ¼ de unidade;
Laranja: 1 unidade;
Ameixa seca: 2 unidades;
Farelo de trigo: 1 colher (chá);
Mel: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até virar um suco;
  2. Se ficar muito grosso, adicione um pouco de água;
  3. Beba sem coar para absorver todas as fibras e obter o efeito desejado.

2. Suco de laranja com linhaça

Mais uma vez a laranja está presente por ser boa fonte de fibras, mas deve fazer o suco fresco na hora. O óleo de linhaça vai contribuir com os movimentos intestinais e estimular a evacuação.

Ingredientes

Suco de laranja: 1 copo;
Óleo de linhaça: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Faça o suco com as laranjas frescas e não coe;
  2. Depois misture a linhaça e está pronto para beber;
  3. Espere pelo menos 5 horas para tomar outro suco, pois é o tempo necessário para que uma dose tenha efeito.

3. Iogurte natural com ameixa seca

A ameixa é um dos alimentos mais recomendados para tratar o intestino preso. Ao misturá-la com o iogurte natural, terá uma ótima fonte de fibras e probióticos, essenciais para a saúde do intestino.

Para usar, só precisa bater um potinho de iogurte com duas ameixas, que não sejam em calda, e comer no café da manhã. Simples e eficiente.

4. Kefir

O kefir é um alimento probiótico que não tem efeito laxante, mas é o que vai fazer o intestino funcionar melhor. Ele nada mais é do que uma colônia de micro-organismos que compõem a microbiota intestinal.

Ou seja, ao comer kefir, você devolve para o intestino esses micro-organismos e faz com que ele funcione com saúde. Para obter esse efeito, deve fazer uso de kefir diariamente, como parte da rotina alimentar, e não apenas quando sente o intestino preso.

5. Chá de gengibre com hortelã

O chá sempre entra para a lista de remédios caseiros para soltar intestino. A água quente ajuda a relaxar os músculos e a fazer a digestão fluir melhor. A hortelã também vai colaborar com esse mesmo efeito, enquanto o gengibre é um termogênico que vai acelerar o metabolismo e estimular a evacuação.

Para fazer o chá só precisa aquecer uma xícara de água e misturar uma fatia de gengibre e umas quatro folhinhas de hortelã. Deixe em infusão por 5 minutos, coe e já está pronto para tomar.

Outras dicas para tratar intestino preso

dicas essenciais para manter intestino funcionando
Crédito: Freepik

Além de fazer uso desses remédios caseiros para soltar intestino, precisa também ter outros hábitos saudáveis que ajudem o intestino a manter-se equilibrado.

1. Fazer uma dieta saudável

De nada adianta recorrer a um remédio para soltar o intestino se você tem uma alimentação desequilibrada. É preciso dar preferência para alimentos saudáveis e naturais, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos, carnes magras e laticínios de qualidade.

2. Beber bastante água

Para manter todo o sistema digestivo bem lubrificado é preciso tomar entre 1,5 e 3 litros de água ao longo do dia, todos os dias. Outras bebidas não substituem a água, pois precisam ser filtradas, enquanto a água já entra no organismo e lubrifica todos os órgãos. Sem água nenhum sistema do corpo vai funcionar bem, então ela é essencial para sua saúde.

3. Praticar atividade física

Um corpo sedentário vai ter um intestino deficiente, é quase que uma regra. Praticar atividade física diariamente acelera o metabolismo e estimula o bom funcionamento do corpo todo, inclusive do sistema digestivo.

4. Ir ao banheiro sempre que sentir necessidade

Quando sentir que precisa ir ao banheiro, deve ir na hora. Ao demorar muito, acaba que a vontade passa, porque a água foi reabsorvida e vai ter mais dificuldade em evacuar quando precisar ir de novo.

Se mesmo com todas essas dicas de remédios caseiros para soltar intestino, sentir que seu intestino ainda não está trabalhando de forma regulada, deve ir a um gastroenterologista para fazer exames e saber se existe algum problema de saúde que esteja causando esse efeito colateral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como plantar morango

Como plantar morango em casa

evolução sintomas de alzheimer

Conheça as 3 fases dos sintomas de Alzheimer