dicas caseiras para intestino preso
Crédito: Freepik
em

Dicas caseiras para tratar o intestino preso

O melhor a fazer é prestar atenção nos seus hábitos alimentares e passar a cuidar melhor da saúde

Muitas pessoas sofrem com o intestino preso. Esse problema tem diferentes causas, e dependendo da intensidade, é necessário consultar um médico para fazer exames e entender a causa. Mas, quando acontece esporadicamente, ficando dois ou três dias sem ir ao banheiro, pode ser por causa de estresse ou de mudanças na alimentação. Nesse caso, essas dicas caseiras para tratar o intestino preso podem ajudar.

Chá morno pela manhã

Em jejum, prepare um chá e beba morno, sem adoçar. Não escolha um chá laxante, pois o efeito pode ser muito forte. Escolha uma planta calmante, como a camomila, ou mesmo um chá de hortelã. A ideia é beber devagar, morno, e em jejum, para que a temperatura do chá estimule os movimentos intestinais.

Chás com efeito laxante leve

Se preferir um chá que tenha um leve efeito laxante, para ser mas rápido, pode escolher opções como chá de bardana, raiz de alcaçuz, e cáscara sagrada. Não beba com grande frequência. Quando tiver o efeito desejado, diminua o uso, ou poderá passar de intestino preso para diarreia, o que também é ruim.

Suco de laranja e mamão

Todas as noites, antes de ir para a cama, adote o hábito de tomar um copo de suco de mamão com laranja natural, ou comer duas laranjas com a parte branca que tem embaixo da casca. Essa parte é bem fibrosa. Se quiser, pode também comer duas ou três fatias de melão, fatias de mamão e algumas ameixas secas. Cuidado para não exagerar.

Suco de uva e linhaça

Esse também é um suco bom para soltar o intestino, e deve ser consumido em jejum, todas as manhãs. Use 1 copo de suco de uva natural sem sementes e 1 colher de sopa de linhaça. Pode levar uns dias para fazer efeito. Quando começar a fazer, pare de tomas todos os dias, e passe a tomar de 2 a 3 vezes por semana.

Automassagem

De pé, faça uma automassagem com as mão na região baixa da barriga, onde estão os intestinos. Massageie de forma circular, no sentido horário, e use as juntas dos dedos para fazer movimentos de cima para baixo, bem suavemente, como se estivesse empurrando. Faça por alguns minutos, todos os dias.

Atenção: cuidado com os laxantes

Os comprimidos e cápsulas laxantes que se compram na farmácia só devem ser usados em casos especiais, com recomendação médica. Eles são mais fortes, e por isso, podem até resolver no início, mas vão deixar o intestino ainda mais preguiçoso.

Se tomar com frequência, só vai conseguir ir ao banheiro se usar outro comprimido. Não seja dependente desses medicamentos. Prefira manter um estilo de vida saudável e equilibrado, com uma alimentação bem natural e leve.

galãs campeões de cartas da globo

Lembra dos galãs que eram campeões de cartas na Globo nos anos 90 e 2000?

fezes duras

Fezes duras: saiba o que pode ser e o que fazer