automassagem para prisão de ventreautomassagem para prisão de ventre
Crédito: Freepik
em

Automassagem para melhorar funcionamento do intestino

Depois de um dia cansativo, tomar um banho quente e fazer essa massagem pode ajudar a aliviar o inchaço

Publicidade

Quando o problema de prisão de ventre é recorrente, e não se consegue identificar uma causa, a primeira coisa a se fazer é ir ao médico. Esse problema pode ter muitas causas, então uma simples massagem pode não ser o bastante. Mas, se você está com o intestino preso e barriga inchada por causa do estresse diário, pode experimentar fazer essa automassagem.

A automassagem é a massagem feita em si mesmo. De acordo com massoterapeuta responsável pelo Spa do Hotel Fasano Rio de Janeiro, Fabrícia Nogueira, essa automassagem tem a função de melhorar os movimentos peristálticos, reduzir o inchaço causado pelo acúmulo de gases e estimular a eliminação das fezes. Veja o passo a passo.

Materiais

Óleo vegetal de avelã: 10 ml;
Óleo essencial de erva-doce: 3 gotas.

Modo de fazer

  1. Misture os dois óleos.
  2. De pé ou deitado, aplique a mistura de óleos na região abdominal, suavemente.
  3. Faça movimentos circulares no sentido horário em volta do umbigo. A cada círculo feito, o toque deve ficar mais profundo.
  4. Em seguida, use os polegares para fazer movimentos de pressão e descompressão 2 dedos abaixo do umbigo, por 10 vezes.
  5. Repita o mesmo movimento 2 dedos acima do umbigo.
  6. Abra as mãos e deslize-as, abertas, desde a parte superior do abdômen (lateral das costelas) até a parte baixa, na bexiga, fazendo uma leve pressão quando estiver chegando na virilha.
  7. Faça todos esses movimentos lentamente e com cuidado, depois que chegar em casa de um dia cheio e após o banho.

Outros cuidados para evitar a prisão de ventre

É muito comum ter o intestino preso por causa de um dia a dia estressante. Com o estresse, é comum prejudicar a alimentação e o sono. Então, se estiver com todos esses aspectos da vida em desequilíbrio, precisa reequilibrá-los para que essa automassagem diária tenha efeito.

Publicidade

Veja também: Exercício para eliminar gases

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Entrar no grupo do Telegram
brócolis e couve-flor para gordura no fígado

Brócolis e couve-flor ajudam a eliminar gordura no fígado

suculenta de vidro

A beleza das suculentas de vidro para decorar a casa e o jardim