em

12 Receitas veganas fáceis para experimentar

Esses pratos vão agradar toda a família, sejam eles veganos ou não.
receitas veganas
Crédito: Pixabay

Jantares e encontros especiais com família e amigos podem ser momentos complicados para vegetarianos e veganos. Isso porque a maioria dos pratos é feito com carne. Contudo, hoje em dia já existem inúmeras opções de receitas veganas que vão agradar o paladar de todos, seja vegano ou não.

A partir de agora você vai poder aproveitar esses momentos de confraternização para experimentar novos pratos e optar por versões mais amigas da natureza. Confira as dicas de receitas veganas e enriqueça as opções da mesa com muita cor, aroma e sabor.

12 Receitas veganas fáceis

Há ideias de receitas veganas para os pratos do dia a dia, para refeições especiais, do café da manhã à sobremesa. Anote, experimente e faça suas adaptações.

1. Quiche vegana

como fazer receitas veganas quiche
Crédito: Cozinha Alternativa

Essa quiche, como qualquer outra, é simples de fazer. Mas demora um pouco mais porque a sugestão é que faça a massa em casa ao invés de comprar pronta, para ter mais saúde e sabor. O recheio é feito de espinafre com molho branco e tomates italianos. Também leva castanha de caju, levedura nutricional se quiser sabor de queijo, além de tofu e temperinhos deliciosos a gosto.

2. Bolo prestígio sem glúten

como fazer receitas veganas bolo
Crédito: Presunto Vegetariano

A culinária vegana é incrível, tem opção até de bolo prestígio, mais saudável do que o tradicional. Para a massa você vai usar linhaça, água, farinha de arroz, cacau em pó, açúcar demerara, óleo, vinagre e fermento. A cobertura é feita com chocolate meio amargo vegano e leite de coco. Para o recheio, uma deliciosa receita de beijinho vegano. Sirva gelado.

3. Risoto de cogumelos

como fazer receitas veganas risoto
Crédito: Cozinha Alternativa

Há receitas veganas de risotos para todos os gostos, e esse de cogumelos é um dos mais clássicos. Para essa ideia, que leva 40 minutos para ficar pronta e serve 2 pessoas, você vai precisar de arroz arbóreo, cogumelos, shoyu, alho, tomates italianos, levedura nutricional se quiser sabor de queijo, manjericão, vinho branco, sal e pimenta.

4. Macarronada com abobrinha

como fazer receitas veganas macarrão
Crédito: Comida do Dia

Existe o macarrão de abobrinha em que o vegetal faz o papel da massa. Mas nessa opção das receitas veganas você vai usar massa também. Compre um macarrão vegano e adicione a ele azeite, pimenta vermelha, abobrinha ralada, alho, sal e pimenta preta. Outras especiarias e ervas frescas também são bem-vindas para dar um sabor mais especial ao prato.

5. Proteínas de soja com batatas rústicas

como fazer receitas veganas proteína
Crédito: Cozinha Alternativa

Essa é uma receita para aquele almoço reforçado, com ou sem convidados, afinal você também merece um prato delicioso e saudável, mesmo quando está sozinho. Para essa receita vai precisar de arroz integral, lentilha vermelha, proteína de soja, molho de soja, chimichurri, cenoura, abobrinha, limão, batata, pimenta, cheiro verde e sal.

6. Canja sem galinha

como fazer receitas veganas canja
Crédito: Angela Oeiras

Para o jantar, uma canja vai muito bem, principalmente quando é fácil de fazer. Nessa receita leva cenoura, alho-poró, cebola, suco de limão, sal, azeite, millet, que é um cereal de milho, e o diferencial, flocos de aveia. Em meia hora sua sopa está perfeita e quentinha para saborear.

7. Cheesecake de frutas vermelhas

como fazer receitas veganas cheesecake
Crédito: O Vegetariano

Como existem muitas opções para substituir o queijo, veganos não precisam deixar de comer cheesecake. Primeiro você vai fazer uma deliciosa massa de base caseira usando aveia, amêndoas, tâmaras, óleo de coco e sal. Para o recheio vai usar cajus, leite de coco, tapioca, limão, xarope de ácer e sal. A cobertura para finalizar é feita somente com frutas vermelhas congeladas e xarope de ácer.

8. Escondidinho vegano

como fazer receitas veganas escondidinho
Crédito: Vegana Prática

Essa é uma receita vegana perfeita para o dia a dia, mas também fica linda na mesa de um almoço ou jantar especiais. Você vai usar uma deliciosa combinação de batata baroa, lentilha, castanha de caju, tomate, brócolis, cebola, cenoura, cebolinha, pimentão, uva passa, fécula de mandioca, sal e pimenta. Fica incrível.

9. Pizza vegana

como fazer receitas veganas pizza
Crédito: Sou Vegetariano

Fazer pizza vegana é muito simples, pois só precisa ter mais cuidado com os ingredientes da massa. Depois a cobertura é a gosto, e opções não faltam. Nessa sugestão usa-se farinha, fermento, manjericão, sal, água, molho de tomate, queijo vegetal e muitos vegetais da sua preferência.

10. Cajuzinho vegano

como fazer receitas veganas cajuzinho
Crédito: Herbi Voraz

Para a sobremesa, um docinho típico em uma versão mais saudável e vegana. Esse cajuzinho leva amendoim, ameixa seca, cacau em pó e açúcar demerara. Só precisa desses ingredientes transformados em uma massinha para dar forma ao doce e se deliciar.

Outras sugestões

Além de todas essas delícias de receitas veganas, tem mais duas sugestões com passo a passo a seguir que também vale muito a pena experimentar. Tome nota e faça em casa.

11. Nhoque de abóbora

O nhoque é um prato italiano que faz muito sucesso no Brasil. Mas, se você nunca experimentou a versão feita com abóbora, acompanhe a receita e surpreenda-se.

Ingredientes

  • Abóbora japonesa: 1 quilo;
  • Fubá: 1 xícara;
  • Fécula de batata: meia xícara;
  • Azeite: 3 colheres de sopa;
  • Sal: 2 colheres de chá;
  • Pimenta do reino: a gosto.

Modo de preparo

1. Antes de começar a preparar a receita, preaqueça o forno a 230 °C.

2. Remova as sementes da abóbora com cuidado.

3. Embale a abóbora com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Para verificar se está no ponto ideal, espete um garfo e veja se a polpa está macia.

4. Remova toda a polpa e coloque em uma tigela. Amasse com um garfo até que a abóbora se transforme em uma massa homogênea. Deixe-a esfriar.

5. Quando a abóbora já estiver fria, adicione o fubá, a fécula de batata, o azeite, metade da porção do sal e a pimenta do reino. Misture e amasse até conseguir uma massa firme. Se for preciso, vá adicionando mais fubá até criar uma textura lisa.

6. Seja na bancada da cozinha ou em qualquer outra superfície lisa e bem limpa, polvilhe o fubá e comece a fazer rolinhos com a porção da massa. Quando atingir a espessura desejada, corte os rolinhos em pedaços de 2 centímetros cada.

7. Leve ao fogo uma panela grande com água e o restante do sal para ferver.

8. Use uma escumadeira para ajudar a mergulhar os nhoques dentro da panela. Não coloque mais do que 10 de uma vez só. Quando eles começarem a boiar é sinal que estão no ponto.

9. Deixe escorrer em água fria e deixe-os separados. Para não grudar, adicione um fio de azeite e sacuda a vasilha. Por fim basta decidir qual molho usar, pode ser vermelho, branco ou pesto.

12. Rocambole de lentilha

Que tal experimentar uma versão alternativa ao rocambole de carne? Esse rocambole de lentilhas serve até 6 pessoas e pode acompanhar com arroz integral e salada fresca.

Ingredientes

  • Lentilha crua: 1 xícara;
  • Água: 1 xícara e meia;
  • Louro: 2 folhas;
  • Quinoa: um quarto de xícara;
  • Azeite: 3 colheres de sopa;
  • Alho: 5 dentes;
  • Cebola: 1 xícara;
  • Suco de limão: 2 colheres;
  • Orégano: 1 colher de sopa;
  • Cominho: meia colher de chá;
  • Aveia em flocos: meia xícara;
  • Farinha de trigo integral: meia xícara;
  • Sal: a gosto.

Ingredientes para montagem do prato

  • Molho de tomate: 2 xícaras;
  • Purê de batatas: 1 xícara;
  • Vagem: 6 unidades grandes;
  • Cenoura: 6 palitos;
  • Papel alumínio: 1 pedaço;
  • Óleo: para untar.

Modo de preparo

1. Coloque a lentilha em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas.

2. Retire a lentilha, escorra e lave bem. Em seguida, coloque em uma panela com a água, com as folhas de louro e deixe cozinhar em fogo médio.

3. Enquanto a lentilha cozinha, coloque 1/4 de xícara de quinoa em uma vasilha, cubra com água quente e deixe de molho por 2 minutos. Escorra e lave bem.

4. Quando a lentilha estiver quase seca, retire as folhas de louro, adicione a quinoa e deixe cozinhar até a água secar completamente.

5. Em seguida, adicione o azeite, o alho, a cebola picada, o suco do limão, o cominho, orégano e tempere com sal a gosto. Misture bem e deixe cozinhar por 3 minutos. Mexa sempre para não queimar.

6. Desligue o fogo e adicione a aveia e a farinha. Enquanto isso, prepare o molho de tomate e o purê conforme o seu gosto. Cozinhe a vagem e as cenouras em água fervente.

7. Preaqueça o forno a 240 °C. Em um papel alumínio, coloque a massa de quinoa e lentilha até formar uma base com cerca de 30 x 20 centímetros. Aperte bem para criar uma textura uniforme.

8. Dê dois centímetros de distância da borda e distribua uma camada de purê. Disponha a vagem e a cenoura, em seguida enrole o rocambole de maneira firme.

9. Unte uma assadeira com óleo e disponha o rocambole. Asse por 30 minutos no forno a 240 °C.

10. Retire do forno, cubra com metade do molho de tomate e devolva para o forno por mais 10 minutos.

Acompanhe também uma outra receita vegetariana de rocambole no vídeo abaixo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Bebê elfo: pai transforma o filho e faz uma sessão fotográfica adorável
Qual destes superalimentos é melhor para acelerar o seu emagrecimento?