em

AmeiAmei

10 Raças de cachorro peludo

Conheça os cachorros peludos mais populares de pequeno, médio e grande porte
raças de cachorro peludo
Crédito: Pxhere

Ter cachorro em casa é uma delícia, sempre presente, companheiro e brincalhão, deixa o dia mais leve e gostoso. Há quem prefira os cães de pelo curto, outros os mais peludos. Se você é do time que ama uma bolinha de pelos, conheça as raças de cachorro peludo para criar em casa, de todos os portes.

10 Raças de cachorro peludo

Os cachorros podem ter porte grade, pequeno, serem cabeludos ou com pelo curto. Depois de as raças de cachorro peludo, pense também em visitar o abrigo de animais abandonados da sua cidade. Existem muitas fofuras esperando por um lar que são cabeludinhos e encantadores. Animais não são produtos, mas sim companheiros fiéis.

1. Lhasa Apso

raças de cachorro peludo lhasa apso
Crédito: DogHero

Muito mais do que ser o Floquinho, famosos cachorro verde super peludo do Cebolinha, da Turma da Mônica, o Lhasa Apso é um excelente companheiro, que gosta de ficar em casa e brincar com bichinhos de pelúcia.

É esperto, brincalhão e um tanto teimoso, sendo bastante apegado ao dono. Não tem muita paciência com crianças e precisa de treinamento diário para que não se esqueça dos comandos.

Precisa também de passeios curtos e tranquilos para manter sua energia sob controle, devendo evitar quintais, visto que seus pelos costumam dar mais dor de cabeça quando expostos a muita sujeira. Isso acontece dada a sua textura, mais grossa e fácil de embaraçar, além de ser muito longa.

Para evitar problemas, como nós, sujeira ou parasitas, normalmente é tosado mais curto, sendo a tosa bebê uma das mais famosas.

2. Chow Chow

raças de cachorro peludo chow chow
Crédito: Fofuxo

Com personalidade forte, o Chow Chow elege um único dono para toda a vida, devendo ser adquirido com responsabilidade, para evitar o sofrimento do animal.

Conhecido pela língua de cor azulada e sua pelagem farta que lembra a juba de um leão, ele é uma das mais raras espécies, com origem na China antiga.

Menos brincalhão, ele tem a personalidade mais tranquila, sem gostar muito de abraços e carinho. Por outro lado, é independente e tranquilo, sendo muito provável que nunca encha seus convidados de lambidas e pelos.

Não é o mais indicado para casas com crianças, a não ser que ele seja adestrado e socializado desde filhote, para amenizar as características da sua personalidade. É territorialista e não gosta de estranhos, o que lhe garante um excelente cão de alerta.

3. Border Collie

raças de cachorro peludo border collie
Crédito: InfoEscola

Além de ter uma pelagem linda, que pode chegar a sete centímetros de comprimento, preta e branca, essa é uma das raças de cachorro peludo mais inteligente do mundo, sendo assim fácil de adestrar.

Convive bem com crianças e aceita estranhos com facilidade, sendo dócil e brincalhona. Precisa de muito espaço e atividades físicas mais intensas.

Gosta muito de brincar com bolinhas, correndo muito rapidamente. Tem um temperamento brincalhão e obediente, sendo fácil de treinar e educar.

4. Mastim Tibetano

raças de cachorro peludo mastim tibetano
Crédito: DogHero

Cão de grande porte, com pelagem longa e normalmente acastanhada, ele era utilizado como cão de pastoreio e de guarda, dada sua personalidade e força.

É fácil de treinar, apesar da teimosia, se apega ao dono, mas não gosta de estranhos e pode não lidar bem com crianças, a depender do adestramento.

Dócil e fiel ao dono, ele não deve ser criado dentro de casa, pois precisa de muito espaço para correr. Não suporta ficar preso e pode, apesar de todo o adestramento, tomar decisões com base em suas próprias ideias, desobedecendo se achar melhor.

Tem muita energia e precisa correr ao menos duas vezes ao dia, para que possa evitar comportamentos negativos.

5. Komondor

raças de cachorro peludo komondor
Crédito: Pets4Homes

É proveniente da Hungria, sendo utilizado como pastor e cão de guarda. De grande porte, sua pelagem o ajudava a se camuflar entre as ovelhas, facilitando a guarda, durante o dia.

De temperamento forte e protetor, ele é dócil e independente, devendo ser adestrado para lidar com crianças. Precisa de um tutor com atitude firme e convicta para que o siga como líder, podendo ainda assim tomar decisões por impulso, se sentir que há ameaça.

Não gosta de estranhos, mas se dá bem com qualquer tipo de animal, sendo excelente para ser criado solto em fazenda e áreas grandes, sempre cercadas para garantir sua segurança.

6. Pastor Belga Groenendael

raças de cachorro peludo pastor belga groenendael
Crédito: BitCão

De porte altivo, muito forte e esguio, o Pastor Belga Groenendael tem a pelagem preta bem comprida, com uma espécie de juba em volta da cabeça que o deixa ainda mais bonito.

É dócil, brincalhão, gosta de crianças e tem muita energia, sendo extremamente fiel à toda matilha se tornando também super protetor. é uma das raças de cachorro peludo que não gosta muito de estranhos, mas pode ser treinado para isso, sendo inteligente e fácil de adestrar.

Muito ágil e rápido, precisa de espaço para correr e gastar toda sua energia, fortalecendo a musculatura, mas não deve ficar sozinho do lado de fora, pois é muito apegado e não gosta de ficar sem a família, podendo seguir o dono por toda a casa.

7. Cocker Spaniel

raças de cachorro peludo cocker spaniel
Crédito: Geração Pet

Essa raça costuma ter muita energia e ser brincalhona, se socializando bem com crianças e estranhos. Sua pelagem pode ser bem longa como um todo ou somente na base e extremidades.

Fácil de adestrar, é um cão inteligente e adora ficar com a família. Interage facilmente com outros cães e pessoas. Tem muita energia e adora brincar, sendo sensível e carinhoso, muito apegado à família. Apesar de ser um ótimo cão para se ter em casa, ele precisa de espaço para correr também, sendo recomendado um quintal e passeios diários.

8. Yorkshire Terrier

raças de cachorro peludo yorkshire
Crédito: Culture Trip

Com muita energia e fácil de adestrar, o Yorkshire é uma das raças de cachorro peludo mais populares no Brasil. Tem uma pelagem comprida e muito bonita, podendo variar em muitos tons de preto, castanho e cinza.

É um cachorro territorialista e inteligente, que não gosta muito de crianças, mas pode ser ensinado a viver com elas. Muito apegado ao dono, faz amizade facilmente com outros cachorros, tendo uma forte tendência a latir bastante, podendo incomodar em apartamentos.

Não se relaciona facilmente com outros humanos, a não ser que tenha sido acostumado desde filhote, sendo um excelente cão de alerta e companhia.

9. Afghan Hound

raças de cachorro peludo afghan hound
Crédito: Blog Terra Zoo

Adora brincar, caçar, correr e tem muita energia, sendo adequado para casas com quintais grandes e espaços maiores.

Muito independente, ele pode se apegar à família, mas não precisa receber atenção o tempo todo, podendo ser também um ótimo cão de guarda.

Sensível e reservado, prefere passar mais tempo caçando ou brincando só do que com a família, sendo porém gentil com todos, talvez estranhando estranhos.

10. Cão de Água Português

raças de cachorro peludo cão de água português
Crédito: Pinterest

Escolhida pela família Obama, é uma das raças de cachorro peludo que adora nadar, pescar e acompanhar em brincadeiras que envolvam estar molhado.

Excelente com crianças, eles são muito sociáveis, lidando bem com outros animais e pessoas. Ao mesmo tempo, são protetores, reagindo em casos em que sinta que sua família está em risco.

Sua pelagem é cacheada e pode ser preta, marrom e branca, sem a presença de subpelo. Ele pode ser criado dentro de casa, mas precisa de um quintal amplo para a prática de atividades físicas mais intensas.

Gosta de estar com a família e não é recomendado deixá-lo preso em casa, sozinho, durante o dia. Ele tem muita energia e pode ter um comportamento mais destrutivo nesses casos, além de latir bastante.

Dicas para cuidar de cachorro peludo

Ter uma das raças de cachorro peludo em casa dá bastante trabalho, devendo escovar os pelos de acordo com a necessidade de cada espécie. Algumas devem ser escovadas diariamente e outras até semanalmente.

A escovação é fundamental para evitar a formação de nós, que causam dor no animal, além de incomodar bastante. Além disso, ajuda a verificar se há presença de parasitas. Uma boa higiene, com a adoção de remédios que evitem a contaminação por parasitas é essencial, visto que a pelagem é um esconderijo perfeito para essas pragas.

Outro ponto importante é deixar sempre a visão desobstruída, pois com os pelos longos sobre os olhos, além de ficar mais difícil do cão enxergar, pode causar irritações e até inflamações nos mesmos.

Os banhos devem ser semanais ou quinzenais, com shampoo adequado. É fundamental que fiquem completamente secos ao final, para evitar o desenvolvimentos de doenças na pele.

Existem muitos cachorrinhos peludos na ruas também, procurando por um lar e carinho, considere visitar algum canil, feira de adoção ou a associação protetora de animais da sua região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
alimentos que desinflamam o corpo
15 Alimentos que desinflamam o corpo
utilidades da vaselina
20 Utilidades da vaselina