em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Remédios caseiros para pulgas: 3 receitas

Veja como livrar seu animal de estimação de pulgas e carrapatos com soluções simples e baratas
remédios caseiros para pulgas
Crédito: Unsplash

As pulgas e carrapatos são pragas que atingem os nossos bichinhos de estimação e que nós não podemos ficar de braços cruzados. Para isso, aprenda esses remédios caseiros para pulgas e acabe com o sofrimento do seu companheiro. Eles podem causar coceiras, incômodos, bolhas, erupções cutâneas e até febre.

Eles se alimentam de sangue, assim como o piolho. Imagine só o tamanho do incômodo que é viver com os piolhos? Para os nossos pets, ter pulgas e carrapatos é ainda pior, pois eles ficam espalhados no corpo todo!

As pulgas são encontradas com facilidade na zona urbana, podendo causar reações alérgicas em animais e pessoas, bem como lesões, e infestar todo o ambiente.

Veja como livrar os seus bichinhos desses parasitas sem precisar submetê-los a tratamentos químicos agressivos e caros, que podem comprometer a saúde do animal e também da sua família.

Melhores remédios caseiros para pulgas

1. Bicarbonato de sódio

Útil para diversos fins, o bicarbonato de sódio é ingrediente para um dos remédios caseiros para pulgas. É muito fácil de fazer e utiliza ingredientes baratos e fáceis de encontrar.

Ingredientes

Vinagre de maçã: 100 ml ou meio copo;
Sal marinho: ½ colher (chá);
Bicarbonato de sódio: 1 colher (chá);
Água morna: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes em um recipiente alto;
  2. Coloque em um borrifador e agite bem;
  3. Aplique em todo o corpo do seu animal de estimação;
  4. Foque nas regiões quentes do corpo, como orelhas, pernas e pescoço – é onde os parasitas costumam se aglomerar.

Eles são repelidos naturalmente por esse remédio natural e devem morrer ou abandonar o seu bichinho de estimação após a aplicação.

Mesmo assim, recomenda-se que, após algumas horas da aplicação, coloque uma toalha no colo, deite o seu bichinho, e com luvas vá retirando os parasitas que ainda restarem e os que estão mortos.

2. Camomila

Para além das propriedades calmantes nos humanos, a camomila tem também poder cicatrizante e repele naturalmente as pulgas do seu pet, mantendo-as afastados por um bom tempo.

Para usá-la como um dos remédios caseiros para pulgas, faça um chá forte, com 3 colheres de camomila para 2 copos de água. Deixe esfriar e aplique no corpo dele, principalmente nas áreas quentes e mais peludas.

Limpe toda a casa e faça a coleta manual, colocando as pulgas coletadas em um frasco com álcool. Não esprema com as unhas, pois elas podem passar doenças.

3. Vinagre de maçã

Útil para espantar pulgas e piolhos, o vinagre de maçã é antibactericida e poderoso cicatrizante, ajudando a repelir e curar as partes feridas.

Para usar, misture em partes iguais vinagre de maçã e água, usando como a água do enxágue após o banho.

Pode também molhar uma toalha e esfregar no animal, friccionando bem para atingir abaixo do pelo. Deixe agir por 12 horas e retire.

De onde vêm as pulgas

As pulgas são parasitas urbanos que infestam os animais de estimação, causando muito incômodo e doenças. Eles podem ser adquiridos durante os passeios, em gramados ou areia contaminada.

Pode ser também através do contato com outro cão contaminado, não havendo um clima específico para o aparecimento delas.

É fato que as pulgas preferem ambientes quentes e úmidos, mas elas se adaptam facilmente, sendo encontradas em todas as regiões.

Como prevenir as pulgas

remédios caseiros para pulgas como prevenir
Crédito: Pexels

Existem alguns cuidados que podem reduzir as chances do seu pet pegar pulgas.

1. Escovação constante

A escovação mantém as fibras alinhadas e menos propensas à proliferação de pulgas, seja tanto pelo não-acúmulo de sujidades, quanto pela facilidade na higienização.

A escovação também garante a remoção dos pelos “mortos” que ficam nas camadas inferiores dos pelos, tornando o ambiente menos aquecido e menos propício ao aparecimento desse parasita.

2. Higienização da área

Cuide da higienização da área onde o seu animalzinho vive, bem como os arredores. Passe aspirador, retire as almofadas, faça uma limpeza geral.
Faça uma solução de vinagre diluído em água e passe no chão e onde mais for possível. Não se preocupe, que o cheiro irá logo desaparecer.

3. Dedetização

Terminou a limpeza? Ótimo, se tiver algum inseticida voltado ao combate das pulgas, esse é o momento para aplicar.

Leia sempre o rótulo dos produtos que você for utilizar e busque a orientação de um profissional para realizar esse procedimento, pois ele pode ser danoso a você e seu animal.

Não esqueça também de estar sempre em contato com o veterinário do seu animal. Um profissional de confiança orienta sobre o que deve ser feito de maneira segura e eficaz para o seu bichinho.

Se você é do tipo que ainda não ama gatos, veja no vídeo 5 mitos sobre os bichanos!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

19 Comments Leave a Reply
  1. Esse remedio nao funciona – fiz varias aplicacoes no meu Daschaund (linguicinha) e nao elimina pulgas – ( vinagre maca, bicarbonato etc)

  2. Gente quase matei meu pet com vinagre.
    E olha diluí em bastante água molhei uma toalha e exprimir e passei no pelo dele mesmo assim ele sufocou com o cheiro forte do vinagre.
    E aconteceu com o Pet da minha irmã também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
o que comer para emagrecer
O que comer para emagrecer? 7 grupos de alimentos essenciais
bolo de milho de lata
10 Receitas de bolo de milho de lata fáceis e deliciosas