em

10 Raças de cachorros pequenos mais famosas

Pensando em adotar um amigo de pequeno porte para estar sempre por perto e fazer companhia? Veja essas raças
raças de cachorros pequenos
Crédito: Pexels

As raças de cachorros pequenos, médios e grandes são bem variadas. Estima-se que haja cerca de 400 diferentes raças registradas, fora tantas outras novas que surgem do cruzamento entre uma e outra. Também não consideram-se as raças indefinidas, que são os populares “vira-latas”. O que você vai conhecer agora são as mais famosas raças de cachorros pequenos e suas características.

Raças de cachorros pequenos

Na hora de adotar um cão, quem ama os animais de verdade sabe que escolher pela raça não faz sentido. A escolha acontece quando cão e humano se encontram e ocorre uma sintonia. Mesmo assim é bom saber quais são as raças de cachorros pequenos, de até 10 quilos, caso você não tenha como abrigar um cão de grande porte no seu pequeno apartamento, mas adotaria ter um amigo de quatro patas mesmo assim.

1. Boston Terrier

famosas raças de cachorros pequenos boston terrier

Esse cão tem muita energia, bem se vê pelo seu porte atlético. Ele vive cerca de 13 a 15 anos e é um cão de companhia. Não é dos menores, muitas vezes classificado como cão de médio porte, mas pode entrar na sua lista. Essa é uma raça brincalhona e fácil de lidar, se dá bem com crianças e outros animais, além de se adaptar facilmente a novos ambientes.

2. Chihuahua

famosas raças de cachorros pequenos chihuahua

Essa sim é uma raça de pequeno porte, inclusive, a menor do mundo. De origem mexicana, o  chihuahua é um cão de companhia que adora ficar junto de seus tutores e ganhar carinho exclusivo. Você pode encontrar os de pelo longo e pelo curto. É o tipo de cão que é mais temperamental e pode ter ciúmes do tutor, então é mais reservado aos estranhos.

3. Dachshund

famosas raças de cachorros pequenos dachshund

Essa carinha de sapeca entrega que o Dachshund é um cão alegre e cheio de energia, com instinto caçador. Originário da Alemanha, é o famoso salsichinha, pois tem um tronco alongado e as pernas curtas. Os tipos miniatura ficam com cerca de 5 quilos e 15 centímetros de altura.

4. Lulu da Pomerânia

famosas raças de cachorros pequenos lulu

O Lulu é a versão anã da raça Spitz Alemão, que tem como características comportamentais ser inteligente, gracioso, sociável e ativo. Se não forem adestrados esses pequenos cães podem ficar agressivos. Eles chegam a ter até 3 quilos e 27 centímetros de altura. Amam seus tutores, mas não ligam muito para estranhos.

5. Maltês

famosas raças de cachorros pequenos maltes

Essa raça é adorada por causa da sua linda pelagem longa e lisa em cor branca. O maltês chega a ter 4 quilos e 25 centímetros, gosta muito de brincar e pode ter um temperamento rabugento, porém muito corajoso. É uma das raças de cães mais antigas do mundo.

6. Poodle

famosas raças de cachorros pequenos poodle

Existem vários portes de poodle, inclusive o toy, que é o menor de todos. Sua característica física principal é a sua pelagem cacheada que pode ser branca, preta, marrom ou cinza. Os toys crescem até cerca de 28 centímetros, são cães ativos, brincalhões, inteligentes, fáceis de lidar e protetores do seu território e família.

7. Pug

famosas raças de cachorros pequenos pug

O pug tem ficado cada vez mais famoso nos últimos tempos, por conta da sua fisionomia engraçada e fofinha, com o nariz achatado e rosto redondo. Se quiser um cão dessa raça, precisa saber que vai ter que oferecer dedicação especial a ele por causa dos seus problemas respiratórios e porque é um cão que não gosta de ficar sozinho.

8. Schnauzer

famosas raças de cachorros pequenos schnauzer

Essa é uma raça alemã da família dos Terriers, criada para ser caçador de pequenos animais, como ratos. Por isso o Schnauzer é um cão curioso, que gosta de gastar energia brincando e está sempre atento ao que acontece em volta.

9. Shih Tzu

famosas raças de cachorros pequenos shitzu

Com estimativa de vida entre 12 e 16 anos, o Shih Tzu é uma raça tibetana do século 17. É um cão de companhia e pode encontrá-lo nas cores branco, marrom ou preto, inclusive com duas cores. Cresce até uns 28 centímetros e chega a ter 7 quilos. Sua adaptação em diferentes ambientes é bem tranquila.

10. Yorkshire

famosas raças de cachorros pequenos yorkshire

Por fim, uma das mais queridas raças de cachorros pequenos por causa da sua pelagem macia, em marrom e cinza, e sua fofura. O Yorkshire é um cão inglês derivado de muitas cruzas entre Terriers. Seu comportamento é ativo, tímido, porém amigável e com personalidade forte.

Depois de conhecer esses cachorros de raça, pense também em visitar o abrigo de animais abandonados da sua cidade. Existem muitas fofuras esperando por um lar e, se você adotar um cão adulto, já terá certeza de qual tamanho ele ficará, evitando surpresas que podem acontecer até com animais de raças consideradas pequenas. Animais não são produtos, mas sim companheiros.

Crédito das imagens: Tudo sobre Cachorros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
chá de anis estrelado
Para que serve e como fazer chá de anis estrelado
acordar com dor de cabeça
Conheça as causas e o que fazer quando acordar com dor de cabeça