em

AmeiAmei EstranhoEstranho

Cachorro latindo muito: o que fazer?

Se você tem um cachorro agitado em casa, veja o que fazer para resolver esse problema

cachorro latindo
Crédito: Freepik

Cachorro latindo para tudo, o dia inteiro, pode ser extremamente desgastante, tanto para o dono quanto para o animal. Normalmente, o cão late por causa para proteger a família, por medo, para chamar a atenção e até mesmo por causa de doenças, como dores e surdez. Saiba como resolver esse problema e fazer as pazes com o silêncio.

Como lidar com um cachorro latindo demais: 5 dicas

cachorro latindo o que fazer
Crédito: Freepik

O excesso de latido estressa e cansa o cão, fazendo com que ele não consiga chegar a um ponto de relaxamento total, tão importante para seu desenvolvimento.

Além disso, pode causar conflitos com os vizinhos, trazendo inclusive multas em alguns condomínios, gerando assim transtornos financeiros. Então, como lidar com um cachorro latindo o dia todo? Aplique as dicas abaixo e tenha mais sossego.

1. Descubra a causa

Como já foi dito, existem diversas causas que podem levar seu cão a latir além do normal. É importante que você saiba o motivo para poder tratar adequadamente.

Dessa forma, sua conduta passa a ser mais assertiva, orientando corretamente seu animal. Se for uma doença, por exemplo, nem o adestramento vai ajudar.

2. Elimine os estímulos

Se ele não resiste a pessoas e carros passando na janela, impeça a chegada dele até ela. Afaste o sofá ou até mesmo coloque uma cortina.

Se ele se sente sozinho, ligue a TV ou rádio e deixe algum som ambiente para que ele sofra menos com sua ausência. Elimine os estímulos que o fazem latir desesperadamente e melhore o problema.

3. Use a educação positiva

Nada de bater ou gritar com o coitado do cachorro. A educação positiva tem trazido grandes resultados para os donos e adestradores atuais.

Elogie sempre que ele estiver perto do motivo de latido e não o fizer. Tenha firmeza na orientação, porém sem precisar de agressão física ou verbal. Veja como fazer no vídeo:

4. Leve seu cão para correr

Às vezes o estresse vem exatamente da falta de atividade física, o que leva o cão a tentar aliviar de alguma forma, seja roendo os móveis, urinando em locais inapropriados ou latindo.

Para amenizar esse mal, leve seu cachorro para correr, todos os dias de manhã, de acordo com a capacidade do porte dele. Ele gastará energia e ficar mais tranquilo durante o resto do dia, mais relaxado, fazendo com que venha a latir menos.

5. Dê distrações para o cachorro

Se seu cachorro tem medo de se separar de você, há muitas chances de que ele fique latindo ou chorando dentro de casa. Para amenizar, é interessante deixar – inicialmente – uma TV ou rádio ligados, para que ele se acostume com sua ausência, sem se sentir sozinho.

Além disso, deixe brinquedos ao alcance dele, para que ele possa se distrair ao longo do dia. Um brinquedo interessante para entreter os cachorros é aquele que esconde petiscos e ele tem que tentar tirar. Veja como fazer um desses em casa:

Se essas ações não forem suficientes para resolver o problema, avalie a possibilidade de contratar um bom adestrador, fazendo com que seu cachorro compreenda melhor o que se espera dele.

Lembre-se de conversar com os vizinhos e dizer que ele está em fase de treinamento e que em breve irá latir menos, melhorando assim a convivência entre vocês. Veja esse vídeo com um terapeuta especializado em cães, sobre como acabar com o problema.

Veja também: castrar animal de estimação, sim ou não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sonhar com cachorro

O que significa sonhar com cachorro? Confira 13 interpretações

segredos para sair bem nas fotos

Como sair bem nas fotos: 12 truques