Plantas para cultivar na água
Crédito: Freepik
em

7 Plantas para cultivar na água

Cultivar plantas na água é uma forma diferente de aprender a lidar com espécies que costumam ser cultivadas na terra

Não são apenas as plantas aquáticas que podem ser cultivadas na água. Várias espécies que se desenvolvem bem plantadas na terra também conseguem se desenvolver apenas com água e um pouco de adubo, desde que você siga alguns cuidados simples. Elas ficam lindas decorando a casa de um jeito diferente, com suas raízes à mostra.

Cuidados ao cultivar plantas na água

Para manter plantas dentro da água você precisa ter dois cuidados principais: trocar a água pelo menos uma vez por semana para repor o oxigênio, e tomar cuidado com a abertura do vaso para evitar as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.

Outra dica é sempre retirar a planta do vaso, com cuidado, quando for trocar a água, para aproveitar e higienizar o vaso. Se por acaso tiver um foco de larvas do mosquito ali dentro, você já vai eliminá-las, além de remover as manchas escuras que ficam presas às laterais do recipiente.

Plantas para cultivar na água

Assim como deve fazer quando a planta é cultivada na terra, fique sempre de olho no desenvolvimento da planta para trocá-la de vaso quando as raízes estiverem parecendo apertadas.

1. Costela-de-adão

costela-de-adão na água como cuidar
Crédito: Homify

Apesar de poder ficar bem grande quando cultivada na água, você pode iniciar o cultivo de uma planta costela-de-adão dentro de um vaso com água. Quando ela estiver bem desenvolvida, pode transferir para a terra, onde ela terá mais firmeza nas raízes para crescer ainda mais.

2. Lírio-da-paz

lirio da paz na água cuidados
Crédito: Mundo Ecologia

O lírio-da-paz fica lindo quando é colocado em um vaso com água, trazendo uma sensação de frescor ao ambiente. Por ser uma planta tropical, que se desenvolve melhor em clima quente e úmido, vai ficar muito bem dentro da água e em um local onde tenha boa claridade, sem deixar pegar sol forte em suas folhas.

3. Dracenas

dracena na água como cuidar
Crédito: Loja do Jardim

Existem diferentes tipos de dracenas, como a marginata e o bambu da sorte, e todas podem ser cultivadas em água. Elas não gostam de sol forte sobre suas folhas, pois se queimam. Mas, gostam de ambiente com muita claridade.

4. Espada-de-são-jorge

espada de são jorge na água
Crédito: Pinterest

A espada e a lança podem ser cultivadas dentro da água, pois são plantas rústicas que se adaptam muito bem a diferentes ambientes e formas de cultivo. É importante que você escolha um local onde vai deixá-las, sem ficar trocando com frequência, para que possam se acostumar. Como são folhas inteiras, pode botar água apenas na parte de baixo, onde ficam as raízes.

5. Jiboia

como plantar jiboia na água
Crédito: Planta que Dá Certo

Essa planta é muito fácil de cuidar, assim como a espada-de-são-jorge. Você pode ter uma jiboia na água e colocá-la em um móvel mas alto para que fique pendente, decorando a parede. Apenas mantenha longe das crianças e animais, pois ela é tóxica.

6. Singônio

singônio na água como cuidar
Crédito: Pinterest

O singônio é uma planta tropical que gosta de calor e umidade, portanto, também pode ser cultivado na água. Mantenha à meia sombra e coloque-a mais no alto, pois sem um tutor, ela fica pendente.

7. Aglaonema

aglaonema na água
Crédito: Selvvva

Essa folhagem colorida, que varia entre tonalidades de verdes, creme e rosa, deixa a casa mais alegre e é fácil de cuidar. A aglaonema gosta de umidade e calor, sombra ou meia sombra, como em seu habitat natural.

Pai faz pedido para que pessoas jogem video game com filho autista

Pai faz pedido para que pessoas joguem videogame com filho autista

Bloqueador de odores de sanitário caseiro

Bloqueador de odores de sanitário caseiro: 2 receitas fáceis