Dicas de cultivo do bambu da sorte
Crédito: Wikimedia Commons
em

Dicas de cultivo do bambu da sorte — e como fazer trançado decorativo

Você pode manter essa planta na água ou na terra

Publicidade

O bambu da sorte tem esse nome popular porque seu caule é parecido com o caule de um bambu, cheio de nós e entrenós. Mas, na verdade, essa planta é uma dracena, e seu nome botânico é Dracaena sanderiana. Conheça as principais dicas de cultivo para ter essa linda planta na sua casa, seja na terra ou na água.

Características gerais do bambu da sorte

Essa é uma planta nativa da África, e por isso se adapta muito bem ao clima brasileiro. Pode atingir cerca de 1,5 metro de altura quando mantida com os cuidados adequados e plantada na terra, pois assim se desenvolve melhor e mais rápido do que na água.

O bambu da sorte é uma planta com poucas ramificações, seu caule tem nós mais espaçados do que outras dracenas, suas folhas são verdes, lisas e alongadas, lindas para compor um paisagismo com visual tropical, dentro ou fora de casa.

Significado do bambu da sorte

Apesar de ser uma planta africana, o bambu da sorte tem um significado importante para os adeptos da prática chinesa do Feng Shui. Essa planta possui um valor espiritual, é símbolo de boas energias e prosperidade. Seus significados dependem do número de hastes que você cultiva.

Publicidade

A planta com 2 hastes significa sorte no amor; com 3 hastes atrai riqueza, longevidade e felicidade; com 5 hastes aflora a criatividade e o entusiasmo; com 7 hastes traz boa saúde; com 10 hastes representa a plenitude.

Luminosidade

bambu da sorte precisa de sol

Você pode manter o bambu da sorte dentro de casa, desde que em um ambiente com muita claridade. Essa planta gosta de meia sombra, podendo pegar um pouco de sol por dia, nos horários de sol mais fraco, como no comecinho ou finalzinho do dia. Se deixá-lo no sol forte, suas folhas vão queimar.

Publicidade

Regas para bambu da sorte

regas para bambu da sorte

Se você optar por cultivar seu bambu da sorte na terra, precisa manter uma rega frequente para que a terra esteja sempre umedecida, mas nunca encharcada. Se cultivar na água, troque por uma água nova uma vez por semana para repor nutrientes e oxigênio.

Substrato

Substrato para bambu da sorte

Publicidade

Para plantar na terra, escolha uma mistura de terra rica em matéria orgânica (terra de jardim) com um pouco de esterco curtido ou húmus de minhoca para adubar e fornecer os nutrientes que a planta precisa.

Adubação do bambu da sorte

adubação do bambu da sorte

Para que a planta se mantenha forte e com bom desenvolvimento, forneça uma adubação equilibrada, como um NPK 10-10-10 ou um pouco de húmus ou esterco curtido. Mesmo para o cultivo na água precisa de adubação, nesse caso usando um adubo líquido. A adubação pode ser feita a cada dois meses.

Publicidade

Poda de ramificação para reprodução

como reproduzir bambu da sorte

Se quiser pegar um bambu e transformar em dois ou mais, faça uma poda de ramificação em uma planta saudável. Use uma tesoura de poda para fazer um corte bem rente a um dos nós, deixando pelo menos dois nós em cada muda. Coloque na água para enraizar e depois decida se vai manter na água ou plantar na terra.

Como trançar bambu da sorte

Nas fotos ao longo do artigo, você viu que a planta pode ser decorada fazendo trançados em suas hastes. O efeito decorativo fica muito interessante, e você pode fazer isso em casa. Veja o passo a passo:

Publicidade

Crédito das imagens: Decor Fácil

férias luxuosas de Sasha no México

Veja fotos das férias luxuosas de Sasha no México

safra de fevereiro o que está na época

10 Verduras e frutas que estão na época em fevereiro para economizar nas compras