Plantas para colocar na cozinha
Crédito: Freepik
em

Plantas para colocar na cozinha e alegrar o ambiente

Quando escolher as plantas, considere o tamanho do espaço disponível para elas e a luminosidade que bate na sua cozinha

Quando você pensa em ter plantas na cozinha, logo se lembra dos temperos para usar fresquinhos na comida? Essa é uma ótima ideia, desde que a sua cozinha ofereça boas condições para o desenvolvimento das ervas e temperos. E, além disso, outros tipos de plantas podem decorar a sua cozinha. Veja essas dicas.

Ambiente ideal para ervas e temperos

Crédito: Pinterest

Se você sonha em ter alguns vasos pequenos ou uma jardineira maior cheia de temperinhos e ervas na sua cozinha, saiba que é possível. Mas, para isso, o ideal é que as plantas fiquem em um canto da cozinha que pegue ao menos 2 horas de sol por dia.

Se você não tiver sol, ao menos vai precisar ter bastante claridade, e mesmo assim as ervas e temperos devem ser consumidos em até 15 dias. Do contrário, podem começar a ficar doentes e morrer.

Plantas decorativas para a cozinha

Crédito: Tua Casa

Quanto às demais plantas, você pode escolher quais delas colocar na sua cozinha da mesma forma que escolhe as plantas para o restante da casa: com base na luminosidade e no espaço disponíveis. Você pode colocar as plantas no piso, sobre as bancadas, soleiras das janelas, penduradas no teto ou nas paredes.

Plantas lisas e que não necessitam de sol direto

Crédito: Super Botânica

Na cozinha você deve evitar colocar plantas com folhagens muito pilosas, que têm aquela superfície mais aveludada, por conta da gordura que se forma no ambiente. Dê preferência para plantas de folhas bem lisas. Se na sua cozinha não bate sol, escolha plantas que gostam de muita claridade, mas não precisam de sol batendo sobre elas, como:

Tem restrição para plantas na cozinha?

Crédito: Decor Fácil

Bom, como você já viu, muitas plantas podem ser cultivadas na sua cozinha. Mas se você estava na dúvida sobre espécies que não podem ficar na cozinha por causa da gordura e do ambiente abafado, essa não é uma preocupação tão grande.

Na verdade, como já foi dito, o principal a se preocupar é o tamanho do espaço disponível para a planta, que deve ser proporcional ao tamanho dela, e a luminosidade, que aí você deve escolher plantas de sol, de sombra ou de meia sombra, dependendo da quantidade de sol direto ou de luz que bate na sua cozinha.

Quanto à gordura que fica no ar após cozinhar, só precisa deixar as janelas abertas para renovar o ar e manter a cozinha bem arejada. E, claro, dê preferência para as plantas de folhas lisas, pois aquelas com folhas aveludadas podem ficar mais sujas e pesadas por causa da gordura dos alimentos, aí não dá para limpar tão facilmente como as folhas lisas.

feocromocitoma

Feocromocitoma: um tumor raro que afetou o ator Juliano Laham

Papa Francisco fala que Padre Júlio Lancellotti é mensageiro de Deus

Papa Francisco fala que Padre Júlio Lancellotti é mensageiro de Deus