Crédito: Freepik

Peso ideal: como calcular com base no índice de massa corporal

Já ouviu falar em IMC? Veja como fazer o cálculo e porque ele é importante

Publicidade

Hoje em dia, falar sobre “peso ideal” é uma questão que gera questionamentos sobre estética e padrões culturais. Mas, nesse artigo, o foco é a visão da medicina sobre o que é peso ideal, ou seja, o peso que não coloca você em risco de desenvolver doenças.

É claro que muitas doenças surgem sem nenhuma relação com o peso, mas aqui vamos considerar apenas as doenças que podem surgir em decorrência do baixo peso ou do excesso de peso, como pressão alta, diabetes, apneia do sono, depressão e outros problemas derivados da anorexia nervosa ou da obesidade.

O índice de massa corporal

Então, na medicina, para saber o peso ideal de uma pessoa, é calculado o índice de massa corporal, conhecido como IMC.

O índice de massa corporal é um indicador adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é usado para o diagnóstico do baixo peso, sobrepeso e da obesidade.

Publicidade

Para fazer o cálculo, é simples. Você precisa apenas saber qual é a sua altura e o seu peso, de preferência se pesando logo ao acordar e sem roupas.

IMC = peso (em quilos) ÷ altura² (em metros)

Exemplo:

Joana é uma mulher que pesa 54 quilos e mede 1,65 de altura. Então:

IMC = 54 ÷ 1,65 x 1,65 (primeiro multiplique a altura que, nesse caso, dá 2,72)

IMC = 54 ÷ 2,72 = 19,85

O IMC da Joana é 19,85 e isso significa que ela está dentro da faixa considerada normal, que é entre 18,50 e 24,99 kg/m2.

Publicidade

Tabela de referência para IMC

Veja, na tabela abaixo, como interpretar o seu resultado, lembrando que essa tabela é válida para pessoas com idade entre 20 e 65 anos:

  • Baixo peso muito grave = abaixo de 16 kg/m²
  • Baixo peso grave = entre 16 e 16,99 kg/m²
  • Baixo peso = entre 17 e 18,49 kg/m²
  • Peso normal = entre 18,50 e 24,99 kg/m²
  • Sobrepeso = entre 25 e 29,99 kg/m²
  • Obesidade grau I = entre 30 e 34,99 kg/m²
  • Obesidade grau II = entre 35 e 39,99 kg/m²
  • Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 40 kg/m²

O peso ideal não é apenas um número

É bem importante lembrar que o seu peso não deve ser visto apenas como um número a ser alcançado ou mantido. Uma pessoa pode ter um IMC dentro dos valores considerados normais, só que não ser saudável.

Existem muitas pessoas que têm um IMC normal, mas alimentam-se mal e são sedentárias. Da mesma maneira, uma pessoa pode se alimentar de forma regrada e fazer musculação, e isso fará com que ela tenha um IMC acima do normal (por causa dos músculos), mas seja saudável.

Publicidade

Por isso, não se considere uma pessoa com saúde de ferro só porque seu IMC resultou dentro da normalidade, e nem se considere uma pessoa doente só porque seu IMC deu abaixo ou acima da média considerada normal.

O que fazer se o resultado do IMC estiver fora do considerado normal?

Se o resultado do seu IMC estiver muito abaixo ou muito acima dos 18,50 e 24,99 kg/m², significa que você tem maior risco de desenvolver problemas de saúde que estejam relacionados ao seu peso.

Então, se quiser reduzir esse risco ou saber se você realmente está precisando melhorar seu peso e outros valores da sua saúde, como aqueles que aparecem nos exames de sangue, precisa consultar um médico nutrólogo ou um nutricionista para falar sobre seus hábitos de vida, histórico, suas preocupações com a saúde e fazer exames.

Publicidade

Se for preciso, o profissional é quem irá recomendar uma reeducação alimentar que ajude você a ficar dentro do seu peso ideal, junto com outros tratamentos, caso tenha doenças preexistentes que necessitem sem tratadas em paralelo.

Algumas vezes, o baixo peso ou o sobrepeso são consequência de alguma doença existente, e não o contrário. Por isso é muito importante tratar da saúde como um todo, não apenas focando na alimentação. Assim é possível alcançar o IMC ideal com mais facilidade e preservando sua saúde física e emocional.

Veja também: Peso ideal de idosos com base no IMC – veja como calcular

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM