Crédito: Freepik
em

Peso ideal das crianças com base no IMC – veja como calcular

Se manter no peso ideal é importante em qualquer idade. Mas, qual é o peso ideal para crianças? Aprenda a calcular!

Publicidade

Já mostramos em outra matéria como calcular o peso ideal com base no IMC, que é o índice de massa corporal. O IMC é um indicador adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é usado para o diagnóstico do baixo peso, sobrepeso e da obesidade. Mas os resultados do IMC mostrados na outra matéria levam em conta a população adulta, entre 20 e 65 anos. Então, o que você vai saber agora é como calcular e interpretar os resultados do peso ideal das crianças.

Veja também: Como calcular o peso ideal dos idosos

O peso ideal das crianças é diferente de outras faixas etárias

Não existe um padrão exato quando se fala em peso ideal. Profissionais da área da saúde concordam que o peso ideal é individualizado, com base em fatores como idade, sexo, altura, biótipo e existência ou não de doenças associadas.

Calculando o IMC das crianças

Para entender os resultados do IMC você deve saber fazer o cálculo, que vai ser o mesmo usado para adultos. O que vai mudar é a interpretação dos resultados.

Publicidade

Para fazer o cálculo você precisa apenas saber qual é a altura e o peso da criança, de preferência se pesando logo ao acordar e sem roupas.

IMC = peso (em quilos) ÷ altura² (em metros)

Exemplo:

Publicidade

Lívia é uma menina de 7 anos que pesa 23 quilos e mede 1,22 de altura. Então:

IMC = 23 ÷ 1,22 x 1,22 (primeiro multiplique a altura que, nesse caso, dá 1,48)

IMC = 23 ÷ 1,48 = 15,54

Publicidade

Agora, com a tabela de idade e sexo fornecida abaixo, veja em que percentil o valor encontrado de índice de massa corporal se encaixa. Os resultados devem ser interpretados da seguinte forma:

  • Baixo peso = abaixo do percentil 5
  • Peso normal = entre o percentil 5 e 8
  • Sobrepeso = entre o percentil 85 e 95
  • Obesidade = acima do percentil 95
Peso ideal das crianças meninas
Crédito: MD Saúde

 

Peso ideal das crianças meninos
Crédito: MD Saúde

O que fazer se o resultado do peso ideal das crianças estiver fora do considerado normal?

Antes de tudo, é importante lembrar que peso não deve ser visto apenas como um número a ser alcançado ou mantido. Uma criança pode ter um IMC dentro dos valores considerados normais, só que não ser saudável, e vice-versa.

Publicidade

O ideal é se consultar com o médico pediatra antes de ir aos especialistas em alimentação infantil. Na consulta é importante falar sobre os hábitos de vida da criança, histórico de saúde e fazer exames.

Se for preciso, o médico é quem irá recomendar uma reeducação alimentar que ajude a criança a ficar dentro do seu peso ideal, junto com outros tratamentos, caso tenha doenças preexistentes que necessitem ser tratadas em paralelo.

Plantas para cobrir pergolados

Plantas para cobrir pergolados: 5 espécies com flores lindas

Causas de prisão de ventre

Causas de prisão de ventre – e como resolver o problema