em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo

8 Benefícios do ovo de codorna

Além de ser uma delícia, esse pequeno ovo é rico em nutrientes que auxiliam na manutenção da saúde
ovo de codorna
Crédito: Pxhere

Incluir ovos na alimentação é uma recomendação muito comum de médicos e nutricionistas devido ao alto valor nutricional desse alimento. Pode ser ovo de galinha, que é o mais comum, como também ovo de pato ou ovo de codorna, que são os bem pequenos. Esses ovos são encontrados no supermercado da mesma forma que os de galinha, mas também tem as versões de ovos de codorna em conserva muito usados como petisco e para incrementar receitas salgadas. Veja por que incluir esse alimento no seu cardápio.

Veja também: como descascar ovo de codorna rápido

Aqui você encontra:

Benefícios do ovo de codorna para a saúde

benefícios do ovo de codorna
Crédito: Pixnio

Composto por ferro, fósforo, cálcio, potássio, vitamina A, B1, B2 e D, o ovo de codorna também é uma ótima fonte de proteínas. É um alimento perfeito para quem quer enriquecer a dieta, mantendo baixo teor de gorduras saturadas. Veja como esses nutrientes contribuem para uma boa saúde:

1. Manutenção das funções cerebrais

O ovo de codorna auxilia aumentando o fluxo de atividades cerebrais. Substâncias como a colina, a vitamina A e as proteínas são importantes para as membranas celulares do cérebro, mantendo-o funcionando corretamente e prevenindo doenças degenerativas quando dentro de um estilo de vida saudável.

2. Prevenção da anemia

Existem diferentes causas para a anemia, sendo que a mais comum é a deficiência de ferro no sangue, prejudicando a produção de glóbulos vermelhos. Como em 1 ovo de codorna contém 1% da quantidade diária de ferro recomendada, ele é um bom alimento para prevenir essa doença.

3. Prevenção de alergias

Diferente do ovo de galinha, o de codorna ajuda a combater determinados processos alérgicos devido a uma proteína presente na sua composição chamada de ovomucoide. O alimento deve ser consumido com cuidado e não deve substituir qualquer tratamento médico para alergias.

4. Fortalecimento dos ossos

É uma excelente fonte de cálcio, consequentemente, ajuda a manter os ossos mais fortes e a prevenir a osteoporose. Além disso, o cálcio também é importante para funções como a coagulação do sangue, a produção de energia e a contração do músculo cardíaco.

5. Contribui com uma boa visão

São muitas as vitaminas que ajudam a manter a saúde ocular, mas a vitamina A é uma das mais populares para essa função. Ela oferece suas propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir doenças degenerativas dos olhos, como a catarata.

6. Controle do colesterol

Embora esse ovo contenha colesterol, da mesma forma que a gema do ovo de galinha, é uma fonte saudável de gordura que pode ser consumida sem problemas, desde que em quantidade equilibrada e dentro de uma rotina saudável. Assim, é um alimento que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue e, como consequência, a prevenir doenças cardiovasculares.

7. Fonte de proteínas

As proteínas são macronutrientes, ou seja, precisam ser consumidas diariamente, pois são responsáveis por uma série de funções no organismo. Elas atuam na construção de ossos, órgãos e tecidos, incluindo músculos e vasos sanguíneos. Em apenas uma unidade é possível consumir 1,2 grama de proteína.

8. Fortalecimento do sistema imunológico

Os aminoácidos presentes no ovo de codorna contribuem com a produção de anticorpos para manter o corpo sempre pronto a combater invasores causadores de doenças. Ele não deve ser consumido apenas em caso de doença. Até porque não se deve comer em grande quantidade, mas sim, uma pequena porção diária para a manutenção da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
acabar com pelos faciais
Como acabar com pelos faciais: 10 remédios caseiros eficientes
descascar ovo cozido
Como descascar ovo cozido rápido