em

Óleos funcionais: o guia definitivo para a saúde

Conheça os melhores óleos funcionais, seus benefícios e como usá-los no dia a dia
óleos funcionais
Crédito: Freepik

Já pensou em amenizar os sintomas da TPM, acelerar o metabolismo e ainda por cima cuidar da pele ao mesmo tempo? Com a ingestão dos óleos funcionais isso é possível.

Os óleos funcionais são provenientes de frutas oleaginosas e sementes. Atrelados a hábitos saudáveis de vida, são ótimos aliados no emagrecimento entre outros benefícios.

O que são óleos funcionais?

para que servem os óleos funcionais
Crédito: Freepik

Dentre diversas opções de óleos funcionais, os que possuem a sua eficácia comprovada são o óleo de linhaça, óleo de gergelim, óleo de girassol, óleo de coco, o óleo de cártamo, de amêndoas, de abóbora, de macadâmia e de abacate. Eles possuem, entre diversos benefícios, a ação anti-inflamatória e a capacidade de acelerar o metabolismo. Por esses motivos, também promovem o emagrecimento.

Principais óleos funcionais e seus benefícios

De modo geral, pode-se tomar uma colher de sopa de um dos óleos funcionais por dia, por um determinado período de tempo, para comprovar a sua eficácia. Atrelada à mudanças no estilo de vida, essa ingestão dos óleos traz inúmeras vantagens para a saúde, mas lembre-se que cada organismo é único, por isso, o ideal é fazer o uso de qualquer um desses óleos com acompanhamento médico.

1. Óleo de linhaça

Esse óleo possui substâncias que reduzem o colesterol total e o LDL (conhecido como colesterol ruim) e contribuem para a redução da pressão arterial. Também contribui para a saciedade, sendo um ótimo aliado na reeducação alimentar.

2. Óleo de gergelim

Rico em proteínas, cálcio, vitaminas e ômega-3, o óleo de gergelim melhora a saúde do coração, previne o câncer, ajuda no processo digestivo e reduz a pressão arterial. Também protege o fígado e evita o acumulo de gorduras no órgão.

Importante: caso você esteja tomando remédio para regular a pressão e/ou para afinar o sangue, converse com o seu médico antes de fazer uso desse óleo.

3. Óleo de girassol

Fonte de vitaminas, ômega-3 e triptofano, o óleo de girassol é ideal para melhorar o humor, reduzir o inchaço, para o controle do sono e do apetite. Auxilia o organismo na defesa dos radicais livres e previne doenças relacionadas aos vasos sanguíneos.

4. Óleo de coco

Segundo especialistas, o óleo de coco tem muitas razões para ser um dos preferidos da atualidade. Ele previne doenças cardiovasculares, reduz o colesterol, auxilia no emagrecimento, aumenta o gasto energético e fortalece a imunidade.

5. Óleo de cártamo

Encontrado com mais frequência em formato de cápsula, o óleo de cártamo é um ótimo aliado no emagrecimento, porque promove a saciedade de maneira rápida e reduz o apetite. É rico em antioxidantes e em ômega-3, por isso é ótimo para prevenir doenças cardiovasculares.

6. Óleo de amêndoas

Além do ômega-3, o organismo também necessita dos tipos ômega-6 e 9, todos em equilíbrio para cumprirem suas funções corretamente. No óleo de amêndoas, os tipos 6 e 9 são presentes, o que é ótimo para o sistema cardiovascular. Esse óleo pode também ser usado na pele, com ótimo efeito hidratante.

7. Óleo de abóbora

Extraído das sementes de abóbora, esse óleo é um fornecedor de proteínas, magnésio, fósforo, potássio, ferro, zinco, além de vitaminas essenciais para as funções básicas do organismo. Então, ele também entra na lista dos óleos funcionais, e para economizar, pode misturar com o óleo ou azeite comum de cozinha.

8. Óleo de macadâmia

Outro tipo de ômega que age no organismo é o 7 e junto com o 9 ele está presente no óleo de macadâmia, um outro tipo de fruto oleaginoso. Esse óleo contribui com a reposição desses ômegas importantes para manter a jovialidade e a saúde das células, prevenindo o envelhecimento precoce. Também é útil para o controle de glicemia e de triglicérides no sangue.

9. Óleo de abacate

O abacate está sendo cada vez mais utilizado em todos os tipos de dietas por conta de suas propriedades nutricionais. Logo, seu óleo também é funcional, rico em antioxidantes, ácido oleico, vitamina A e E. Ele pode ser usado minutos antes da atividade física, contribuindo com a queima de gordura, dentro de uma dieta saudável.

Dica: onde comprar os óleos?

Todos os óleos devem ser consumidos em temperatura ambiente para que mantenham as suas propriedades inalteradas. Eles podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, mercados e farmácias.

Veja também o que o médico Lucas Fustinoni diz sobre o assunto:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
andiroba
Benefícios da andiroba para a saúde
conserva de ovo de codorna
Como fazer conserva de ovo de codorna