em

Óleo de gergelim: para que serve e como fazer

Você pode fazer esse óleo em casa e usá-lo para cozinhar, aplicar na pele ou nos cabelos
oleo de gergelim para que serve
Crédito: Freepik

São mais de 5 mil anos de história do gergelim alimentando e oferecendo efeito medicinais ao homem. Sendo assim, é uma das mais antigas sementes cultivadas. Se você só costuma comê-lo no pão de hambúrguer ou em grãos, veja a seguir por que começar a usar o óleo de gergelim também, além de aprender a preparar em casa.

Para que serve o óleo de gergelim?

oleo de gergelim benefícios
Crédito: Pxhere

São várias as atuações dele no organismo. Algumas delas estão relacionadas à saúde dos cabelos, da pele, do sangue, alívio de dores, redução de inflamações e aumento do metabolismo. Veja em mais detalhes.

1. Fazer comida

O mesmo óleo que pode usar para tratar da saúde é o que vai ser útil para substituir outros óleo no preparo de alimentos. Pode usá-lo normalmente para cozinhar, conferindo sabor aos pratos.

2. Contribui com a perda de peso

Para quem procura meio de ter uma alimentação saudável e coringas que contribuem com o emagrecimento, esse óleo é um exemplo.  Ele não é uma substância emagrecedora, mas ajuda a inibir o apetite e a estimular a leptina, hormônio de regulação do peso.

Há ainda o fato de que o óleo de gergelim contém compostos chamados sesamol, sesamolina e sesamina. Esses compostos estimulam as células do fígado que quebram os ácidos graxos, favorecendo a queima de gordura.

3. Reduz o colesterol ruim

Não há colesterol nesse óleo. E além de não colocar essa substância no seu organismo, ele ainda vai ajudar a remover o excesso de colesterol ruim das paredes das artérias. Para isso, eleva os níveis do colesterol bom, que faz a limpeza do ruim, e protege as artérias das doenças como aterosclerose, que é aumenta o risco de doenças cardíacas.

4. Melhora a saúde da pele

Para quem não sofre com cabelos e pele muito oleosos, esse óleo é de grande valia para hidratar e trazer mais brilho e maciez. Ele atua na síntese do colágeno, responsável por manter tudo no lugar e com elasticidade.

5. Contribui com a saúde do couro cabeludo

Nos cabelos, ele pode ser usado massageado no couro cabeludo para eliminar caspa, manter a cor dos fios e reduzir a queda. Claro que cada caso é um caso, seria preciso adaptar um tratamento com recomendação do dermatologista e avaliar os resultados constantemente,

6. Fortalecimento da saúde bucal

Ao fazer bochecho diário com o óleo de gergelim durante alguns minutos, é possível que tenha bons resultados no tratamento de mau hálito, fortalecimento de gengivas e eliminação de bactérias.

7. Melhora a saúde óssea

O óleo contém cálcio, que participa ativamente da mineralização dos ossos. Tem zinco, que está presente na síntese de colágeno. Além disso, contribui com o crescimento das células que fazem a síntese orgânica da matriz óssea.

8. Melhora de quadros de estresse e depressão

Partindo do princípio de que muitos casos de alto estresse e depressão evoluem por causa da redução na produção do neurotransmissor serotonina, o óleo pode ajudar. Um de seus compostos é o aminoácido tirosina, que participa da síntese da serotonina no cérebro e também no intestino.

Como fazer?

Para fazer sua versão caseira, só vai precisar de dois ingredientes. Sementes de gergelim e uma xícara de óleo de girassol comprado. Veja o passo a passo.

  1. Comece deixando as sementes de gergelim bem secas. Você vai fazer isso colocando-as no forno. Aqueça o forno a 180°C, espalhe as sementes por uma forma e coloque-a no forno por uns 10 minutos;
  2. Passado esse tempo, abra o forno para mexer as sementes e depois deixe mais uns minutos;
  3. Retire as sementes do forno e coloque em um prato para esfriarem;
  4. Coloque-as em uma pequena caçarola, misture o óleo e leve ao fogo somente por 2 minutos para aquecerem juntos;
  5. Então, coloque tudo no liquidificador, bata para desfazer as sementes, desligue e deixe por 2 horas descansando;
  6. Para finalizar, passe o líquido em uma peneira bem fina, melhor ainda se for um pano. Assim vai separar o óleo da parte com sementes inteiras;
  7. Armazene o óleo extraído em uma garrafa e vidro esterilizada, de preferência escura.

Veja também: como fazer leite de gergelim em casa.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
óleo de girassol
Para que serve o óleo de girassol
bolo de caneca fit receitas
28 Receitas de bolo de caneca fit