em

Conheça os benefícios do óleo de cártamo

Entre os efeitos positivos que o óleo de cártamo traz para a saúde, está o estímulo para o emagrecimento
óleo de cártamo
Crédito: Pixabay

Você já ouviu falar em óleo de cártamo? Ele é extraído das sementes de uma planta asiática com mesmo nome. É muito bom para a saúde, mas se destaca porque estimula o corpo ao emagrecimento, o que faz dele um grande aliado na dieta. Veja quais são os benefícios desse óleo para a saúde, como ele auxilia no emagrecimento e quais são as formas de consumo.

Benefícios para a saúde

Na hora de escolher, existem duas opções: o monoinsaturado e poli-insaturado. A gordura monoinsaturada pode ser utilizada para o preparo de alimentos cozidos, enquanto a poli-insaturada deve ser usada crua, pois é mais sensível a altas temperaturas, podendo perder suas propriedades. Sabendo disso, escolha o mais adequado para obter esses benefícios à saúde:

Proteção do sistema cardiovascular

Ele é um grande fortalecedor da saúde, porque fornece ácidos graxos ômega-6 e 9, que melhoram as funções muscular, cerebral e cardíaca. Ao mesmo tempo, também contribui com a redução do colesterol ruim, que fica preso nas paredes das artérias e é um risco para o desenvolvimento de aterosclerose.

Ação antioxidante

A vitamina E é a fonte antioxidante do óleo de cártamo. Ela contribui com o rejuvenescimento das células de todo o corpo, o que é essencial para a prevenção de processos inflamatórios e doenças mais graves, como o câncer, que ocorre quando as células estão fracas e doentes.

Melhora a saúde da pele e do cabelo

A ação antioxidante da vitamina E e também o ácido linoleico do óleo atuam na saúde da pele e do cabelo, aumentando a hidratação, reduzindo a acne e melhorando a aparência dos fios. O efeito antioxidante previne o envelhecimento precoce da pele, evitando o surgimento de rugas antes do tempo.

Fortalecimento do sistema imunológico

O ácido linoleico possui derivados chamados prostaglandinas, que atuam nas defesas do organismo contra os invasores nocivos à saúde. Essas prostaglandinas não são produzidas naturalmente pelo corpo, então esse óleo é uma boa fonte.

Efeitos colaterais e contraindicações

óleo de cártamo benefícios para a saúde
Crédito: Freepik

Os efeitos colaterais acontecem quando ingerido em exagero ou de forma errada, diferente da prescrita por um profissional.

Entre esses efeitos está a redução excessiva do colesterol, que também é ruim, tanto quanto o aumento. Ele não é recomendado para quem sofre com problemas de coagulação do sangue, úlceras gastrointestinais e doenças hemorrágicas. Não deve ser consumido por gestantes, pois há o risco de causar contrações uterinas.

Para evitar os efeitos colaterais possíveis ocasionados pelo excesso, a quantidade recomendada para consumo diário é de 8 a 20 ml, portanto cada pessoa deve consultar o médico para saber a quantidade ideal para o seu organismo.

Óleo de cártamo para emagrecer

Quando se trata de emagrecimento, o óleo de cártamo atua de diversas formas. Ele se popularizou para essa finalidade por causa de um suplemento chamado ácido linoleico conjugado (CLA), famoso entre os frequentadores de academia.

O cártamo não tem CLA naturalmente, mas é produzido sinteticamente a partir dele por conter alto índice de ômega-6. Qualquer alimento que contém CLA é proibido no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por não ter sua eficácia comprovada.

Mas o fato é que milhares de pessoas sentiram os benefícios desse alimento, quando agregado a uma rotina saudável, com alimentação natural e prática de exercícios regularmente.

Por ser um inibidor do cortisol, o hormônio que libera o estresse, o cártamo também ajuda a eliminar os excessos de gordura visceral, que se acumula por fatores relacionados ao estresse.

Outro efeito do óleo no organismo é a lipólise, o processo da quebra de gordura para o emagrecimento. Para combinar, ele estimula a leptina, responsável pela sensação de saciedade.

Como tomar óleo de cártamo

O ideal é que se tenha recomendação médica para fazer uso do óleo, mas basicamente são ingeridas 9 gotas ao dia, na versão em vidro, ou 2 cápsulas ao dia.

Se pratica exercício, pode tomar uma cápsula pré e outra pós-treino, ou antes do almoço e do jantar, porque o óleo ajuda a liberar da diponectina, que corta o aumento do colesterol e reduz as células de gordura.

Na versão em vidro, ele pode ser usado para temperar saladas e outros alimentos, mantendo a quantidade diária recomendada.

Óleo de cártamo ou óleo de coco: qual o melhor?

Entre tantas opções de óleos vegetais saudáveis para utilizar na alimentação, fica difícil escolher pelo melhor. A verdade é que cada um tem seus benefícios, então você pode fazer uma combinação de óleo de coco com de cártamo ou alternar o uso de cada um para determinados alimentos, conforme a orientação do seu nutricionista. Esses óleos são complementares em uma dieta saudável, contribuindo com a proteção do organismo e com a perda de peso.

Preço e onde comprar

Você encontra o óleo de cártamo (sem CLA) nas farmácias, lojas de produtos naturais e lojas online de suplementos para esportistas. Há versões em vidrinhos e em cápsulas, sendo que o preço varia de acordo com a quantidade. Um potinho com 12 cápsulas fica na média R$ 30.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados desejados deve aliar o consumo do óleo a um estilo de vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
conflitos no trabalho
10 Dicas para resolver conflitos no trabalho
cuidar de violeta
Como cuidar de violetas em casa