óleos essenciais para sinusite
Crédito: Pixabay
em

Os 10 melhores óleos essenciais para sinusite e como usá-los

Estas opções são, além de econômica e fácil de se manipular, altamente recomendadas para aliviar problemas respiratórios como a sinusite

A sinusite consiste na inflamação localizada dos seios nasais e geram muitos incômodos para quem a tem. Para combatê-la, saiba quais são os óleos essenciais para sinusite.

Quais são os melhores óleos essenciais para sinusite?

Você conhece alguém ou possui crises se sinusite bastante agudas? Então, você deve saber o incrível incômodo que ela gera em quem a possui. Assim, confira esses óleos essenciais para sinusite que vão te ajudar a acabar com esse problema:

1. Eucalipto

como fazer óleo de eucalipto
Crédito: Pixabay

O óleo de eucalipto é um poderoso descongestionante e se destaca por suas propriedades antibacterianas e antivirais. A folha é muito usada na aromaterapia, por seus poderes estimulantes e de longa duração. Esse é um dos óleos essenciais para sinusite e que também ajuda a aliviar sintomas do resfriado, gripe e brinquite.

2. Ravensara

Detentor de um poder relaxante e analgésico, o óleo de ravensara é excelente para o combate da sinusite. Assim, ele alivia o incômodo gerado por essa adversidade. Ele é um exímio antiviral, sendo muito recomendado por especialistas.

3. Alecrim

Esta planta é oriunda de países do mediterrâneo e é usada desde a antiguidade. A erva tem o maior teor de hidrogênio de todos os óleos essenciais, o que o torna um poderoso estimulante.

Aproveite os benefícios do óleo de alecrim também para aliviar condições respiratórias como bronquite e sinusite, bem como sintomas de resfriado e gripe. Porém, evite o uso da erva nas seguintes condições: gravidez, pressão arterial elevada, distúrbio de convulsão diagnosticado.

4. Tea Tree (Malaleuca)

óleo essencial de malaleuca
Crédito: Kids Kunst

Mais um entre os óleos essenciais para sinusite. Neste caso, o Tea Tree (malaleuca) é capaz de produzir um óleo quente e picante. Por isso, a sua essência é usada em medidas de primeiros socorros, devido ao seu aroma forte e anti-séptico, capaz de estimular e reanimar a pessoa que esteja precisando.

5. Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta, originada dos EUA, produz um líquido incolor com um perfume limpo e fresco. Por isso está na lista dos óleos essenciais para sinusite, pois possui propriedades expectorantes. Elas ajudam a diminuir o congestionado e inflamação no seio nasal. Use com moderação. Uma ou duas gotas, durante o seu banho, já são o suficiente para inalar.

6. Pinho

O óleo de pinho é fundamental para a expulsão de catarros que estejam obstruindo as vias aéreas. Além disso, é excelente para combater bactérias e outros micro-organismos que possam agravar a condição. Por isso é um dos óleos essenciais para sinusite.

7. Canela

O óleo de canela é excelente para descongestionar as vias aéreas. Além disso, ele gera um efeito estimulante para a pessoa, devido ao fato de ser um exímio termogênico.

8. Lavanda

óleo essencial de lavanda
Crédito: Dr. Rondó

Muitas pessoas adoram limpar a casa e sentir o seu maravilhoso cheirinho de lavanda. O que algumas dessas pessoas não sabem são os benefícios do óleo de lavanda que vão além de limpeza e aromatização.

Esse é um dos óleos essenciais para sinusite com mais poder, pois possui uma incrível multifuncionalidade. Assim, ele consegue melhorar o quadro mais rapidamente.

Essa multifuncionalidade se baseia em sua utilidade para eliminar bactérias e micro-organismos como um todo e, ainda por cima, ser um excelente analgésico.

9. Menta

O último desta lista de óleos essenciais para sinusite é o de mente, que impede a congestão nasal, assim como alivia os sintomas de problemas respiratórios como a bronquite (também).

10. Tomilho

Esse óleo de tomilho possui uma incrível ação antiviral. Desse modo, ele contribui para a redução dos sintomas da sinusite e para o fortalecimento do corpo contra invasores.

Como usar

óleos essenciais para sinusite
Crédito: Image Nesmi

Para que haja o correto usufruto desses óleos essenciais para sinusite, é importante que se saiba como usá-los. Desse modo, confira o passo a passo abaixo sobre como:

Passo 1: Aplique 3 gotas do óleo específico e dissolva essas gotas em 1 colher de sopa de outro óleo. Um exemplo seria o óleo de amêndoa para dissolução.

Passo 2: Massageie bem essa mistura em seu peito (faça isso antes de dormir).

Passo 3: Não tome banho após a massagem e vá para a cama. Assim, você inalará a essência por mais tempo.

Outro método é a inalação com 3 gotas do óleo dissolvidas em água fervente:

Passo 1: Coloque o líquido com essa mistura em um local e encharque uma toalha com tal líquido.

Passo 2: Feito isso, coloque essa toalha sobre a sua testa. Assim, você irá inalar melhor o óleo. Esse método evita dispersão do seu conteúdo.

Conhecia algum desses óleos essenciais para sinusite? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pizza de frigideira

Pizza de frigideira: 12 receitas para uma noite de diversão

catarata

Catarata: o que é, quais os tipos e principais sintomas