oleo de alecrim
Créditos: Pixabay
em

Propriedades e benefícios do óleo de alecrim para a saúde

Aprenda a utilizar esse óleo essencial a fim de tornar sua vida mais saudável.

O alecrim é uma erva aromática muito utilizada na gastronomia, entretanto também pode ser utilizada para tratamentos de beleza, de saúde e terapêuticos. O óleo de alecrim é considerado um dos óleos vegetais mais ricos em nutrientes do mundo, podendo ser utilizado para manter a saúde dos cabelos e o bom funcionamento do organismo. Veja algumas de suas propriedades e aprenda a fazer óleo de alecrim caseiro.

Propriedades

O óleo de alecrim é rico em vitamina B6, uma das mais importantes do complexo B. Destaca-se a presença de minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Além disso, o alecrim possui propriedades como:

  • Adstringente;
  • Estimulante do córtex suprarrenal;
  • Analgésico;
  • Antisséptico;
  • Antidiarreico;
  • Tônico cardíaco;
  • Digestivo;
  • Antirreumático;
  • Estimulante cerebral;
  • Cicatrizante.

6 Benefícios do óleo de alecrim para a saúde

Como pôde notar, as propriedades do óleo de alecrim são extremamente benéficas à saúde. Esse é um produto indispensável no cotidiano de todas as pessoas, pois pelo menos algo de sua ação medicinal é possível aproveitar. Veja abaixo alguns benefícios desse óleo.

1. Calmante

O óleo de alecrim contém propriedades calmantes e é muito utilizado na aromaterapia. Pode-se respirar o aroma do óleo ou ingerir o alecrim em forma de chá.

2. Analgésico

Pode aliviar dores de cabeça e dores musculares, por exemplo, por meio da aromaterapia com o óleo ou compressa de chá de alecrim.

3. Respiração

Pode-se utilizar o chá de alecrim para inalações ou pode respirar o aroma de algumas gotas do óleo. Outra opção é aplicá-lo em um aromatizador de ambiente. Antes de fazer isso, certifique-se de que a máquina admite líquidos alternativos além dos convencionais.

4. Alivia sintomas da depressão

Estimula o córtex adrenal, podendo aliviar sintomas da depressão e fadiga dos nervos.

5. Saúde Capilar

O óleo de alecrim pode ser utilizado no combate à caspa. Além disso, também estimula o crescimento saudável dos fios.

6. Saúde dos nervos

O óleo estimula o desenvolvimento e a cura do tecido neurológico, beneficiando também as funções cerebrais, como a memória e a concentração, por exemplo.

3 Benefícios do óleo de alecrim para a beleza

Uma das causas do envelhecimento do corpo é a ação dos radicais livres. Isso pode ser combatido muitas pelos antioxidantes. O óleo de alecrim é rico em antioxidantes, sendo capaz de prevenir o envelhecimento precoce.

1. Crescimento de cabelo e antiqueda

Adicione algumas gotas de óleo de alecrim no xampu ou no condicionador. Outra opção é fazer chá de alecrim e aplicar no couro cabeludo durante o banho.

2. Manchas de pele

Aplique algumas gotas de óleo de alecrim na área afetada. Massageie suavemente e deixe a pele absorver naturalmente.

3. Celulite e estrias

Aplique o óleo de alecrim sobre celulites e estrias. Faça massagens com movimentos circulares. Deixe a pele absorver o óleo naturalmente.

Como fazer óleo de alecrim caseiro

O óleo de alecrim pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou produzido em casa. Se optar por ter um produto caseiro, a produção é rápida e simples. Você precisará de apenas dois ingredientes.

Ingredientes

  • Alecrim desidratado: meia xícara;
  • Azeite: meia xícara.

Modo de preparo

1. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo baixo.

2. Com o azeite aquecido, adicione o alecrim e deixe aquecer por 2 a 5 minutos. Cuidado para não queimar.

3. Desligue o fogo, coe o conteúdo e conserve em um recipiente com tampa.

4. Caso você utilize alecrim não desidratado, deixe aquecer até que as folhas murchem bem.

Cuidados com o óleo de alecrim

Lembre-se que você deve sempre evitar contato com o sol após qualquer tratamento de pele, a fim de evitar manchas ou efeitos colaterais. Nunca utilize o óleo essencial puro na pele, portanto dissolva-o em outro óleo ou em cremes.

Outra cuidado importante: os óleos essenciais não devem ser utilizados como tratamentos principais de doenças. Utilize-os apenas como auxiliares, enquanto o tratamento principal deve ser indicado pelo seu médico.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

No vídeo abaixo veja algumas dicas para usar corretamente o óleo de alecrim:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

xarope de cebola

Como fazer xarope de cebola e quais seus benefícios

alecrim para o cabelo

Como usar e quais benefícios do alecrim para o cabelo