em

Benefícios e como fazer óleo de tomilho em casa

Saiba para que finalidades pode usar esse óleo na pele ou inalar o seu aroma.
óleo de tomilho
Crédito: Pxhere

O tomilho é uma planta muito conhecida como erva aromática para temperar comida. Mas também oferece excelentes propriedades medicinais para a saúde. Seu nome científico é Thymus vulgaris e uma das formas de uso é o óleo de tomilho. Conheça os benefícios desse óleo para a saúde, para a beleza e veja como fazer em casa.

Benefícios para a saúde

Entre as propriedades do óleo que fazem bem para a saúde estão a bactericida, antiespasmódica, diurética, expectorante, emenagogo, vermífugo e antirreumático.

1. Estimula a menstruação

O fato de o óleo de tomilho ser emenagogo quer dizer que ele é um bom estimulante para fazer a menstruação descer. Nesse sentido ele também vai aliviar os sintomas da TPM. Em especial a cólica vai reduzir porque o óleo também tem efeito antiespasmódico, o que acalma os músculos da região pélvica.

2. Alívio dos gases intestinais

A propriedade carminativa do óleo de tomilho tem esse efeito de ajudar a eliminar os gases que deixam o intestino inchado e aquela sensação de mal-estar na região abdominal.

3. Redução da tosse

A causa de uma tosse sempre deve ser verificada pelo médico. Mas especialmente quando é tosse com catarro, o óleo vai ajudar a expulsar essa secreção do corpo, fazendo curar mais rápido, junto com o tratamento médico.

4. Atua na cura de doenças bacterianas

As doenças causadas por bactérias podem ser leves ou graves, por isso sempre devem ser diagnosticadas pelo médico. Mas depois que estiver fazendo o tratamento e o médico permitir, o uso do óleo de tomilho é um reforço para a eliminação das bactérias.

5. Alivia as dores da artrite

A artrite tem muitas variações, mas basicamente trata-se da inflamação nas articulações do corpo. Para aliviar as dores causadas por essa inflamação, o óleo de tomilho oferece sua propriedade antirreumática.

6. Elimina vermes do organismo

Tanto para os vermes intestinais quanto outros que podem atacar o corpo, por dentro ou por fora, o óleo de tomilho tem uma ótima ação em matá-los.

Benefícios para a beleza

usar óleo de tomilho para beleza
Crédito: Pixabay

Depois de tantos benefícios do óleo para a saúde, também as vantagens para a beleza da pele. Ele age como inseticida, cicatrizante, antisséptico e tônico.

1. Afasta os insetos

Por ser uma erva com propriedade inseticida, o óleo de tomilho aplicado na pele ajuda a manter os insetos longe, o que é benéfico para a beleza da pele de quem tem alergia.

2. Ajuda a restaurar a pele

Por ser cicatrizante, o óleo ajuda a fechar a pele mais rápido, deixando cicatrizes pequena ou até nenhum, se você tiver uma alimentação saudável que contribua para isso.

3. Limpa e cura feridas

A acne é um problema de saúde que afeta muito a preocupação com a beleza do rosto e em outras partes do corpo. O óleo aplicado sobre as inflamações da acne e outros tipos vai ajudar a limpar e a curar com sua propriedade antisséptica.

4. Fortalece os músculos e a pele

Por ser um óleo com propriedade tonificante, ele justamente tonifica todo o organismo, fortalecendo a estrutura das artérias, dos órgãos, músculos e também da pele, contribuindo para o rejuvenescimento.

Como fazer óleo de tomilho caseiro

como fazer óleo de tomilho em casa
Crédito: Pixabay

É possível comprar o óleo pronto na farmácia ou em lojas especializadas. Mas se você faz questão de preparar seus remédios em casa, veja o que vai precisar para essa receita. Apenas lembre-se que esse óleo não serve para ingerir. Ele pode ser aplicado na pele, pode fazer gargarejo e bochecho ao ser misturado com água ou pode ser inalado.

Ingredientes

  • Folhas de tomilho: meia xícara;
  • Óleo de coco, de amêndoas ou azeite de oliva: 1 xícara.

Modo de preparo

1. Em um recipiente de vidro, coloque as folhas de tomilho e macere-as com um socador para extrair o óleo.

2. Coloque o óleo de coco, de amêndoas ou o azeite de oliva dentro de um frasquinho de vidro limpo. Misture a ele o óleo extraído do tomilho junto com as folhas esmagadas.

3. Leve o frasco ao fogo, dentro de uma panela com água para que ele aqueça em banho-maria, somente até ficar morno.

4. Quando notar as bolhas subindo dentro do frasco, desligue e deixe-o na água descansando.

5. Depois é só armazenar em local seco, fresco e protegido da luz. Depois de uma semana descansando, está pronto para usar.

Cuidados a ter ao usar

Mesmo com tantos benefícios para a saúde e a beleza, o óleo precisa ser usado com cuidado. Ele é contraindicado para gestantes, para pessoas hipertensas e precisa ser testado antes do uso em grande quantidade por pessoas alérgicas.

Não pode ingerir o óleo feito de tomilho, pois é muito forte. Seu uso é recomendado para bochechar, fazer gargarejo, sempre diluído em água. Também pode aplicar na pele, também misturado com outros óleos, fazer compressa ou inalar o seu cheiro, que também vai levar as propriedades medicinais para dentro do corpo.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

remédios naturais para ansiedade
7 Remédios naturais para ansiedade e dicas de como viver tranquilo
alimentação saudável para idosos
6 Dicas de alimentação saudável para idosos