em

7 Mitos sobre hábitos de vida saudável

Muitas práticas são evitadas pelas pessoas com medo de adoecerem, mas não têm comprovação científica
mitos sobre hábitos de vida saudável
Crédito: Freepik

A prevenção ainda é a melhor forma de ficar longe de doenças e infecções. Mas muitas pessoas acabam se privando da convivência em vários lugares por medo de se contaminarem e ficarem doentes. Conheça alguns mitos sobre hábitos de vida saudável que são tidos como verdade, mas que não têm comprovação científica.

Mitos sobre hábitos de vida saudável

quais os Mitos sobre hábitos de vida saudável
Crédito: Freepik

A maioria deles é baseada no senso comum e não têm comprovação científica. Confira quais são e pare de fazê-los.

1. Forrar com papel o vaso sanitário antes de usar

Os vasos sanitários são verdadeiros depósitos de doenças. Mas, na verdade, vírus como o da herpes e HIV não sobrevivem fora do corpo. Mesmo assim é difundido que infecções virais e bacterianas têm sua transmissão facilitada pela forma como se usa o vaso sanitário.

Há quem use o sanitário público somente após aplicar uma proteção no assento para não ficar em contato com o revestimento. Não está comprovado que esse método é eficaz. De qualquer maneira, lave muito bem as mãos depois de usar o sanitário e jamais se sente diretamente nele se estiver com alguma ferida nessa região do corpo.

2. Ficar longe do glutamato monossódico

Há temperos e produtos industrializados que utilizam o MSG, o glutamato monossódico, para realçar o sabor. Existe uma corrente que demoniza esse produto, afirmando que pode causar problemas de saúde como danos oculares, distúrbios alimentares, enxaquecas e dores crônicas. Nada está comprovado.

3. Evitar o micro-ondas

As ondas de calor emitidas pelo micro-ondas destroem nutrientes essenciais dos alimentos e os modificam, podendo causar distúrbios de saúde a longo prazo. Há quem diga que o mesmo pode até causar câncer. Mas especialistas afirmam que as ondas emitidas pelo aparelho, mesmo em grande quantidade, não são o suficiente para dar início a um câncer. Ao menos não em pessoas sem essa predisposição.

4. Usar álcool gel para desinfetar as mãos

Sempre que possível, lave as mãos. Nunca esqueça de fazer isso antes de se alimentar, bem como antes e depois de usar o vaso sanitário.

Existem pessoas que optam pelo álcool em gel, cuja eficácia é tida como maior no combate às bactérias. Porém, não está comprovado que esse hábito afasta bactérias nocivas mais do que a velha e boa água e sabão. O álcool eficiente para essa função deve ser o de 70%. O álcool simples de cozinha apenas limpa, mas não desinfeta.

5. Dar preferência aos alimentos com baixo teor de gordura

Tentar cortar a gordura animal que pode causar doenças coronarianas e obesidade, é importante. Na busca de uma dieta saudável, dê preferência às verduras, legumes, leguminosas, sementes, cereais integrais e frutas frescas. Essa é uma boa forma de evitar muitos tipos de câncer, principalmente estomacal e intestinal.

Porém, não se deve cortar a gordura da alimentação, pois ela é um dos macronutrientes essenciais à saúde. Então, cada organismo possui uma necessidade particular quanto à quantidade de gordura que precisa ingerir por dia. O que deve levar em conta é a qualidade dessa gordura. Consulte seu nutricionista para saber qual é a necessidade do seu corpo.

6. Tomar vitaminas sintéticas

Não precisa correr à farmácia para comprar vitaminas. Basta ingerir alimentos que as contêm, que são todos os listados acima, na recomendação do que deve constar na sua alimentação. A suplementação só deve ocorrer sob orientação médica. A vitamina em excesso pode até prejudicar o organismo.

7. Subir escadas

Se não for possível ir à academia, subir escadas pode até ser uma boa opção, mas desde que você já saiba qual é a postura correta para realizar esse exercício e o faça com esse propósito. É preciso manter o corpo ativo, mas a atividade sem consentimento médico pode prejudicar o organismo ao invés de ser uma opção entre os hábitos saudáveis a praticar no dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Yamasterol o que é para que serve e como usar
Yamasterol: o que é, para que serve e como usar
rádio é assaltada ao vivo e transmite tudo pela internet
Rádio é assaltada ao vivo e transmite tudo pela internet