em

20 Receitas de micro-ondas para experimentar

Fáceis, práticas, rápidas e deliciosas, essas receitas são para todas as refeições do dia
melhores receitas de micro-ondas
Crédito: Pxhere

Há quase 30 anos os brasileiros usam o forno micro-ondas para o preparo de alimentos. O aparelho trouxe tanta praticidade para a rotina, que muitas pessoas usam o fogão apenas quando é necessário. Se você nunca tentou fazer receitas de micro-ondas para servir refeições completas, precisa descobrir as maravilhas que esse aparelho faz por você. Veja agora uma seleção de receitas doces e salgadas e faça suas preferidas em casa.

Receitas doces

Como sobremesa ou nos lanches da manhã e da tarde, sempre tem espaço para um docinho. As receitas de micro-ondas doces podem ser feitas rapidamente, então são perfeitas para quando quer saciar a gula sem esperar para depois. Confira essas delícias.

1. Bolo de iogurte

receitas de micro-ondas bolo de iogurte
Crédito: CyberCook

No forno um bolo leva cerca de 40 minutos para assar. No micro-ondas, quando programa o aparelho com a potência e no tempo adequados, em apenas 12 minutos tem um bolo assado pronto para ser coberto por uma calda de chocolate. Para fazer essa receita vai precisar de açúcar, trigo, fermento, margarina, ovo e leite, que são o básico para bolos comuns.

2. Bolo de caneca sabor chocolate

receitas de micro-ondas bolo de caneca
Crédito: Ana Maria Brogui

O bolo de caneca é a solução perfeita para quando quer comer apenas uma pequena porção de um doce macio e quentinho. Por ser pequeno, é ainda mais rápido de fazer. Só precisa de uma caneca grande, ovo, óleo, leite, açúcar, chocolate em pó, trigo e fermento. Depois de misturar tudo na caneca mesmo, leve por três minutos ao micro-ondas e já pode comer.

3. Brigadeiro de micro-ondas

receitas de micro-ondas fazer brigadeiro
Crédito: Tudo Gostoso

Não poderia faltar esse doce clássico nas receitas de micro-ondas. O brigadeiro já é bem simples de fazer no fogão, mas se ficar sem gás e quiser comer uma sobremesa, é perfeitamente possível fazer no micro. Os ingredientes são os mesmos, leite condensado, chocolate em pó e manteiga. Só precisa escolher uma tigela mais alta, pois o leite condensado tende a subir quando ferve.

4. Biscoitos de chocolate

receitas de micro-ondas bolacha de chocolate
Crédito: Tudo Gostoso

Quando se diz que é possível fazer qualquer tipo de receitas de micro-ondas, esses biscoitos provam que é verdade. A receita leva trigo, chocolate em pó, manteiga, ovo e açúcar. Depois de fazer a massa, corte para dar o formato e leve ao micro-ondas por 3 minutos para assarem. Deixe esfriar um pouco e já pode servir com uma xícara de café quentinho.

5. Pudim de leite condensado

receitas de micro-ondas fazer pudim
Crédito: Ideias e Receitas

Só precisa de caramelo, ovos, leite comum e leite condensado para fazer essa sobremesa deliciosa. Além de levar poucos ingredientes, também vai evitar se preocupar com o banho-maria que é comum para assar o pudim sem queimar. Nessa receita, depois de juntar o ingredientes, deve levar por 10 minutos ao micro-ondas, fazendo pausas. Depois de pronto, leve para gelar antes de desenformar e servir.

6. Cheesecake

receitas de micro-ondas cheesecake com goiabada
Crédito: Receitas Nestlé

Sim, é possível fazer até mesmo uma cheesecake usando o micro-ondas para servir no café da tarde, com crostinha crocante na base e tudo o que tem direito. Nessa versão, a crostinha é feita de bolachas de leite e mel misturadas com manteiga amolecida. O recheio leva ricota, requeijão, ovos, leite condensado, raspas de limão e essência de baunilha. Para cobrir, goiabada derretida.

7. Arroz doce fácil

receitas de micro-ondas arroz doce fácil
Crédito: Receitas de Minuto

Essa sobremesa é bem antiga e popular, então merece uma versão mais moderna, com preparo no micro-ondas, para facilitar. Só vai precisar de arroz, leite condensado, água e canela em pó. Primeiro vai cozinhar o arroz no aparelho, depois adicionar o leite condensado, cozinhar mais um pouco para ficar cremoso e servir com a canela polvilhada por cima, que é o toque especial de sabor.

8. Bolo fit

receitas de micro-ondas fazer bolo fit
Crédito: Cook Pad

Quer bolo de micro-ondas, mas precisa que os ingredientes sejam mais saudáveis? Essa receita é ideal. Para fazer a massa vai precisar de farelo de aveia, ovo, cacau em pó, água, fermento e açúcar demerara ou mascavo. Para a cobertura, água, pasta de amendoim pura e cacau em pó sem açúcar.

9. Bolo de cenoura saudável

receitas de micro-ondas bolo de cenoura
Crédito: Receita Natureba

O tradicional bolo de cenoura com cobertura de chocolate fica delicioso feito no micro-ondas. Essa receita é feita na caneca para uma porção individual, mas nada impede que dobre ou triplique a receita, adaptando para uma tigela maior e mais alta. Para a massa vai precisar de ovos, cenoura, farinha de aveia, fermento e adoçante. Para cobrir faça uma calda com cacau e leite vegetal ou pasta de amendoim.

10. Banana com canela

receitas de micro-ondas banana com canela
Crédito: Tudo Gostoso

Essa receita é tão simples quanto esquentar água no micro-ondas. Só não pode deixar tempo demais para não queimar, é claro. Para fazer só vai precisar de uma banana madura e canela em pó. Se quiser, como opcional, coloque um pouquinho de açúcar ou espere ficar pronto para derramar um pouco de mel por cima, o que é uma opção mais saudável.

Receitas salgadas

Depois dos doces, os salgados ganham a vez. Veja como preparar receitas de micro-ondas para todas as refeições do dia, do café da manhã ao jantar.

11. Omelete

fazer receitas de micro-ondas omelete
Crédito: Guia da Cozinha

A omelete é um prato fácil de fazer, mas pode ficar ainda mais prático se utilizar o micro-ondas. Capriche na variação de ingredientes para deixar o prato bem colorido e apetitoso. Nessa versão leva ovos, tomate, cenoura, presunto, ervilha, muçarela, sal e orégano, mas se quiser pode adicionar mais temperos, cheiro verde, milho e outros vegetais.

12. Arroz

fazer receitas de micro-ondas arroz
Crédito: Panelaterapia

Se todas as bocas do fogão ficarem ocupadas com outros pratos, agilize o preparo do arroz no micro-ondas. Para fazer, a medida é de uma xícara de arroz para duas de água. Pode colocar junto cebola picada, alho e temperar com sal.

13. Legumes

fazer receitas de micro-ondas legumes
Crédito: Receita Natureba

Os legumes feitos no micro-ondas preservam mais propriedades nutricionais do que deixar cozinhando com água. Escolha os vegetais que quiser, desde que tenham texturas semelhantes, lave, pique, disponha em uma tigela que vai ao micro-ondas e adicione um pouco de água. Veja os truques para ficar no ponto perfeito.

14. Lentilha cozida

fazer receitas de micro-ondas lentilha
Crédito: Tudo Gostoso

Uma das formas de servir lentilha é cozinhá-la em água com temperos, deixando semelhante a um feijão com caldinho. Esse processo pode ser feito com facilidade no micro-ondas, mas o segredo é deixar a leguminosa de molho em água com vinagre por algumas horas antes do preparo. Assim ela amolece e neutraliza a acidez.

15. Batatinhas assadas

fazer receitas de micro-ondas batatas
Crédito: Para Cozinhar

Para servir com um bife e uma salada crua, essas batatinhas ficam deliciosas. Só precisa deixá-las por cerca de 10 minutos cozinhando no micro, depende da potência de cada aparelho. Para saborizar essa receita leva alho, sal, azeite e pimenta vermelha.

16. Torta salgada recheada

fazer receitas de micro-ondas torta
Crédito: Receitas Completas

Até mesmo uma torta com recheio de frango, atum, legumes ou outro pode ser feita com as receitas de micro-ondas, de um jeito mais prático, especialmente porque só precisa de 12 minutos, em média, no micro. Sirva como prato principal acompanhada de salada. Para a massa vai precisar de óleo, trigo, queijo ralado, fermento e sal. O recheio fica a seu critério.

17. Camarão da moranga

fazer receitas de micro-ondas moranga
Crédito: Com Sabor Perfeito

É comum fazer a abóbora tipo moranga recheada com molho de camarão, pois os sabores combinam muito bem. Quando experimentar essa opção de receitas de micro-ondas, vai querer fazer todo mês em um almoço especial só para poder servir essa delícia. A receita leva uma abóbora grande ou do tamanho que caiba no seu aparelho, água, azeite, sal, alho, camarões, tomate pelado, pimenta, sal, salsinha e toda a cremosidade do catupiry.

18. Lombo com farofa

fazer receitas de micro-ondas lombo
Crédito: Ana Maria Braga

Quando chegar o fim de semana, esse é o prato que pode servir para todo mundo ficar com água na boca sem que tenha muito trabalho. Vai precisar de um lombo de porco, alho, vinho branco seco, suco de limão, shoyu, sal, pimenta e azeitonas pretas para decorar. Para a farofa, use óleo, cebola, caldo de frango, tomate, salsa, ervilha, milho, azeitonas e o principal, que é a farinha de mandioca ou de milho.

19. Cuscuz simples

fazer receitas de micro-ondas cuscuz
Crédito: Cozinhando para 2 ou 1

Para um café da manhã reforçado esse cuscuz é uma ótima receita. Precisa de farinha de milho em flocos grandes, sal, água e fatias de queijo se quiser rechear. Para fazer uma xícara são necessários apenas 3 minutos de micro-ondas, mais ou menos. Depois é só servir com ovo frito na manteiga e um cafezinho.

20. Suflê de cenoura

fazer receitas de micro-ondas sufle
Crédito: CyberCook

Esse suflê pode ser servido como entrada ou acompanhamento nas refeições principais. A receita leva cebola, ovos, cenouras, trigo, amido, queijo ralado, leite, sal e pimenta. Não tem muito segredo para essa opção dentre as receitas de micro-ondas, é só fazer a mistura até formar uma massa e deixar cerca de 12 minutos em potência alta no micro-ondas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
como definir pernas
Melhores exercícios para definir pernas
xarope de cenoura
Xarope de cenoura: 12 receitas caseiras para tosse, catarro e gripe