em

Enxaqueca com aura: o que é e como tratar

Com efeitos visuais e físicos, essa aura é como um aviso de que em breve a dor vai começar
enxaqueca com aura
Crédito: Freepik

A enxaqueca é um dos tipos de dores de cabeça que afeta milhares de pessoas. Essas dores, denominadas cefaleias, são divididas em dois grandes grupos: as primárias e as secundárias. As dores primárias são a própria doença, enquanto as dores secundárias são sintoma de algum outro problema. A enxaqueca está no grupo das dores primárias e também possui várias ramificações, como por exemplo a enxaqueca com aura.

O que é enxaqueca com aura?

Essa é uma doença neurológica caraterizada por crises de dor de cabeça muito fortes. Quando uma pessoa tem enxaqueca com aura, antes de a crise começar, ela vai ter sintomas visuais ou sensitivos. Esses sintomas podem durar por minutos ou uma hora até que a dor comece a ficar mais intensa.

Sintomas

sintomas de enxaqueca com aura
Crédito: Pixabay

Além dos sintomas comuns das enxaquecas, que são mal estar geral, sensibilidade à luz e ao som, náuseas, tontura e vômito, tem ainda os sintomas específicos da aura.

Na aura visual é comum a pessoa ver flashes de luz, images brilhantes de movendo, parecendo uma vertigem, ou manchas escuras em forma de mosaico.

Em determinados casos, a manifestação dos sintomas se dá pelo formigamento ou dormência em um dos lados do corpo, essas são as manifestações sensitivas.

Quando a dor passa, os efeitos que ficam fazem a pessoa ficar sonolenta, com dor no pescoço e com o raciocínio lento.

Tratamento

Cada caso de enxaqueca com aura ou sem, necessita de cuidados individuais. Isso porque o médico precisa conhecer os hábitos de vida da pessoa e procurar chegar o mais perto possível de quais são os gatilhos que fazem a dor começar.

Geralmente o médico receita medicamentos e recomenda outros tipos de terapias e novos hábitos para que a pessoa mantenha em sua rotina, como técnicas de relaxamento, alimentação saudável, prática de atividade física regular e procurar dormir o suficiente.

Tem cura?

A enxaqueca com aura e nenhum outro tipo de enxaqueca tem cura, somente tratamento, como você viu no tópico anterior. Sabe-se que é uma doença de causas genéticas, mas ainda não se conhece uma verdadeira causa para que se possa estudar a cura.

Por isso que o tratamento precisa ser contínuo, incluindo os novos hábitos na rotina, pois eles deverão ser praticados para sempre, conforme sente que estão ajudando a reduzir a frequência e a intensidade das crises.

Como evitar?

como evitar enxaqueca com aura
Crédito: Freepik

Quando está fazendo o tratamento adequado com acompanhamento médico, é possível evitar que até metade das crises aconteçam. Além do uso de algum medicamento que o médico pode receitar, ele também vai recomendar algumas mudanças nos hábitos de vida.

Muitas crises de enxaqueca são desencadeadas por falta de cuidado consigo mesmo. Por exemplo, exagerar em alimentos que são irritantes ao organismo, abusar de álcool, se privar de boas noites de sono, ser sedentário, fumar e ter um comportamento explosivo.

A enxaqueca geralmente surge na adolescência, mas não tem idade para ser desencadeada. Por isso é que manter bons hábitos de vida desde cedo ajuda a prevenir que a doença se manifeste. Muitas pessoas que levam uma vida saudável possuem a predisposição para enxaqueca, mas como se cuidam, nunca vão saber disso.

Se começar a ter dores muito fortes e frequentes, consulte um neurologista e evite a automedicação. Mesmo os analgésicos comuns não devem ser tomados em excesso por risco de intoxicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
água detox com gengibre
Receitas de água detox com gengibre
fazer o cabelo crescer
Como fazer o cabelo crescer rápido