Tipos de churrasco
Crédito: Freepik
em

Tipos de churrasco: brasileiro, argentino ou estadunidense?

Veja as principais diferenças entre eles e assista aos vídeos ensinando a preparar

Publicidade

O Brasil tem tradição em churrasco, não só pela carne, mas pelo evento em si. Nem sempre é possível ter uma variedade de carnes nobres, mas, mesmo quando só pode comprar linguicinha, o brasileiro faz questão de chamar os amigos para uma confraternização. E para quem leva o churrasco mais a sério, é legal conhecer os tipos de churrasco para surpreender os amigos e promover encontros diferenciados.

Tipos de churrasco: brasileiro, argentino e estadunidense

Hoje você vai conhecer as principais diferenças entre os tipos de churrasco feitos no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos. Mesmo preferindo a sua versão, que tal experimentar algo novo no seu próximo churrasco?

O típico churrasco brasileiro

A forma típica de preparar churrasco no Brasil é como se faz no Sul e Sudeste, preparando o fogo de chão que leva um dia inteiro para acontecer. A carne (em peças grandes) é colocada em espetos nas laterais da fogueira, que é feita cavando um pequeno buraco no solo.

Esse é um churrasco que dá mais trabalho, leva tempo e exige preparo, já que são muitos utensílios. É geralmente feito para uma quantidade maior de pessoas, e começa cedo porque levam muitas horas para assar as carnes.

Publicidade

Veja, no vídeo abaixo, como preparar a fogueira para um churrasco fogo de chão:

Veja também: Como fazer o seu churrasco render mais

Publicidade

O churrasco argentino

O típico churrasco fogo de chão é mais complicado, então, logo evoluiu para as churrasqueiras caseiras, pequenas, seguindo a mesma lógica de deixar a carne no espeto, assando a alguma distância da brasa.

Talvez você prefira (e já faça) o churrasco em estilo argentino, sem saber. O churrasco argentino é aquele feito na grelha (parrilla) apenas com a quantidade de brasa necessária para assar a carne.

As “regras” básicas desse tipo de churrasco são que a grelha (parrilla) deve ficar de 10 a 15 centímetros acima da brasa que vai assar a carne, e ter umas canaletas que não deixem a gordura cair no carvão.

Publicidade

Veja, no vídeo abaixo, como é que se faz a parrillada argentina:

O churrasco nos Estados Unidos

Dos tipos de churrasco, esse é totalmente diferente do brasileiro e do argentino. Você já deve ter visto no cinema estadunidense que, lá, o churrasco nem tem as peças de carne que achamos tão comuns. Nos fins de semana, é comum pegar uma churrasqueira bem pequena e portátil e fazer apenas hambúrgueres.

Publicidade

Mas calma, porque existe churrasco “de verdade” nos Estados Unidos também e o mais tradicional vem do Texas. As carnes preferidas são sobrepaleta suína, costelinha suína, peito bovino e o já mencionado hambúrguer.

Além dos tipos de carne, a grande diferença é que esse tipo de churrasco é como se fosse uma defumação da carne, e não necessariamente um assado.

Veja, no vídeo abaixo, o brasileiro Netão ensinando a fazer o tradicional brisket, o peito bovino defumado:

Publicidade

Veja também: Sobremesa para churrasco: receitas leves, cremosas e geladinhas

Artigo com informações de Bom Gourmet

Publicidade

Cílios magnéticos: já ouviu falar? Saiba o que são e como usar

TV por assinatura ou streaming

TV por assinatura ou streaming: qual é opção mais vantajosa?