em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Máscara de café: benefícios e como fazer

Tenha uma pele limpa e rejuvenescida aplicando a máscara de café. Conheça os benefícios e como fazer
benefícios máscara de café
Crédito: Freepik

As máscaras faciais são as grandes aliadas de uma pele hidratada e rejuvenescida. Para obter esse efeito, há diversos ingredientes naturais que ajudam, como o café. Então, veja agora como fazer algumas receitas de máscara de café caseira, como aplicar na pele e, claro, saber quais são os benefícios de usar.

Veja também: benefícios e como fazer xampu de café em casa

Aqui você encontra:

Benefícios para o rosto

melhores receitas de máscara de café
Crédito: Unsplash

O café é muito apreciado em todo o país como bebida, seja quente ou um bom café gelado, e também é ingrediente de várias receitas, como bolos, sorvetes e pudins. Até mesmo para os cuidados com a casa esse grão é útil quando é preparado para beber e vira borra de café. Mas saiba agora o que a máscara de café oferece de bom para a pele do seu rosto.

Efeito antioxidante

O café tem em sua composição poderosos antioxidantes que atuam na renovação das células. Os agentes antioxidantes protegem as células do radicais livres que as oxidam e adoecem. Quando isso acontece, o corpo desenvolve inflamações e fica mais fraco. No caso da pele do rosto, fica mais suscetível à acne e outros problemas.

Ajuda a uniformizar a cor da pele

Compostos da cafeína ajudam a tirar manchas, deixando a pele com uma cor uniforme. Esse mesmo efeito ajuda a reduzir as marcas escurecidas das olheiras e a deixar o rosto mais iluminado e com aspecto saudável.

Renova a pele

Aplicar uma boa máscara de café no rosto ajuda a remover as células mortas e a sujeira deixada pela poluição no dia a dia. Além da ação interna, a borra de café massageada no rosto vai agir como um esfoliante. Assim, o café deixa a pele mais limpa, hidratada e sem excesso de oleosidade.

Veja também: tratamentos para renovar a pele do rosto

Rejuvenesce a pele

A máscara de café também possui ação anti-inflamatória para prevenir a acne e feridas, além de estimular a síntese de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade da pele. Mas para que estes efeitos sejam percebidos, lembre-se que é necessário combinar o uso da máscara com uma alimentação saudável e balanceada, também tomar bastante água e usar filtro solar todos os dias, mesmo sem sol.

Receitas de máscaras de café

borra de café para máscara
Crédito: Grão Gourmet

A máscara de café precisa ser feita com a borra do café passado. Sua textura vai dar o efeito esfoliante à pele.

Para que seu efeito seja potencializado, a dica é misturar outros ingredientes que também fornecem vitaminas e minerais essenciais para uma pele saudável. Veja as sugestões a seguir.

1. Com clara de ovo para nutrir a pele

A clara de ovo é um ótimo ingrediente para usar na pele, pois também ajuda a melhorar a elasticidade, além de fornecer proteínas que atuam em muitas funções para a saúde e boa aparência da pele.

Ingredientes

Borra de café: 2 colheres (sopa);
Clara de ovo: 1 unidade, batida em neve;
Óleo essencial de gerânio ou amêndoas: 2 gotas.

Modo de preparo

  1. Em um potinho, misture todos os ingredientes até ficar uma pastinha e aplique na hora.

2. Para tratar acne

Essa máscara vai atuar sobre a inflamação das espinhas, na renovação das células e eliminação de toxinas. Assim a acne vai reduzir e secar, deixando a pele mais bonita e saudável.

Ingredientes

Leite integral: 2 colheres (sopa);
Borra de café: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Essa receita é um verdadeiro café com leite que a sua pele vai adorar. Só precisa misturar bem os dois ingredientes até formar uma pastinha. Coloque o leite aos poucos para que não fique muito líquido.

3. Para uniformizar a pele

Não importa qual seja o tom da sua pele. Se não usar protetor solar todos os dias e ter cuidados essenciais com a pele, como remover toda a maquiagem antes de dormir, vão surgir manchas. Somente depois de ver o efeito da máscara você percebe o quanto faz diferença ver a pele com um tom uniforme de verdade.

Ingredientes

Borra de café: 1 colher (sopa);
Óleo de coco: o bastante para formar uma pasta;
Pimenta-do-reino: 1 pitada.

Modo de preparo

  1. Se o óleo de coco estiver sólido, derreta um pouco no micro-ondas ou em banho-maria;
  2. Em um potinho, misture bem todos os ingredientes até formar uma pasta. Aplique em seguida.

Como e quando aplicar

Para aplicar sua máscara de café, o ideal é aproveitar uns minutos antes de entrar no banho.

  1. Depois de lavar bem o rosto, remover a maquiagem e preparar a máscara, aplique-a com as mãos e vá massageando o rosto delicadamente, em círculos, para promover a esfoliação com o café. Cuidado para não esfregar muito perto dos olhos;
  2. Deixe agir durante 10 minutos e pode tomar banho enquanto isso, sem tirar a máscara, apenas para que o vapor da água do banho ajude a ativar as propriedades do café;
  3. Ao sair do banho, remova a máscara com água em temperatura ambiente, seque o rosto e aplique soro fisiológico gelado com um algodão para fechar os poros. Por fim, passe o creme hidratante que costuma usar para o seu tipo de pele.
  4. Faça o procedimento de preferência à noite para que a pele não seja exposta ao sol durante algumas horas. No dia seguinte, se for sair ao sol, use protetor solar para prevenir o surgimento de manchas, as rugas precoces e reduzir o risco de câncer de pele.

Antes de realizar os procedimentos, faça um teste em uma pequena área da sua pele para saber se causará algum desconforto, como ardência, coceira ou inchaço. Cada organismo pode reagir de uma forma diferente, então qualquer reação adversa deverá ser mostrada ao médico dermatologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
dar brilho à madeira
Como dar brilho à madeira
clara de ovo faz mal
Clara de ovo faz mal?