em

AmeiAmei Meu Deus!Meu Deus!

Quais os tipos de câncer de pele?

Esse é o câncer mais frequente no Brasil. Saiba um pouco mais sobre ele para prevenir-se

tipos de cancer de pele
Crédito: Wikimedia Commons

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais comum do Brasil. A cada ano, cerca de 180 mil novos casos são registrados no país. Entenda um pouco mais sobre os tipos de câncer de pele e fique atento à prevenção e aos sintomas.

Quais são os tipos de câncer de pele?

São duas divisões iniciais: o câncer não-melanoma e o melanoma. O primeiro é o mais frequente e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, com menor taxa de mortalidade entre os tumores de pele. São não-melanomas as duas primeiras classificações que você verá a seguir.

Não é demais lembrar sempre da importância do uso do protetor solar e proteger-se do sol sempre que for expor-se a ele, mesmo no dia a dia. Repare sempre no surgimento de novos sinais e pintas na pele e faça visitas periódicas ao dermatologista.

1. Carcinoma basocelular (CBC)

tipos de câncer de pele Carcinoma basocelular
Crédito: Dr. Paulo Muller

Esse é o tipo de câncer de pele mais comum dentre todas as variações, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB). O carcinoma basocelular surge em células específicas, as células basais.

Essas células são encontradas na camada mais profunda da epiderme (a camada superior da pele) e são bastante afetadas pelo contato com a luz do sol. Esse tipo tem baixa letalidade, principalmente em caso de detecção precoce.

Os CBCs aparecem com mais frequência em regiões do corpo expostas ao sol, como nariz, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Mas atenção: isso não significa que não possam surgir também em áreas não expostas.

Algumas vezes, os sinais de CBC podem ser confundidos com eczema ou psoríase, por isso é essencial que um dermatologista seja consultado para diagnosticar corretamente. Fique atento a pequenas elevações vermelhas na pele, brilhosas, com uma crosta central e que sangra com facilidade.

2. Carcinoma espinocelular (CEC)

tipos de câncer de pele carcinoma espinocelular
Crédito: Dr. Paulo Muller

Esse é o segundo mais comum entre os tipos de câncer de pele. Ele pode se assemelhar a verrugas e a pele afetada por esse tipo de câncer apresenta sinais de dano solar: enrugamento, mudança de pigmentação e perda de elasticidade.

Normalmente os CECs  têm coloração avermelhada e forma de machucados ou feridas espessas que descamam, não cicatrizam e sangram às vezes. Ele é duas vezes mais frequentes em homens do que em mulheres.

Pode se desenvolver em quaisquer partes do corpo, embora seja mais comum em áreas expostas, como orelhas, rosto, couro cabeludo, pescoço etc. E é a exposição excessiva ao sol a sua principal causa, mas não a única.

Cicatrizes, feridas crônicas, uso de drogas antirrejeição de órgãos trnasplantados e exposição excessiva à radiação entram na lista de possíveis causas para o CEC.

3. Melanoma

tipos de câncer de pele melanoma
Crédito: Dr. Paulo Muller

O melanoma é o mais incomum dos tipos de câncer de pele, mas o mais letal de todos, segundo a SDB. Apesar disso, as chances de cura, quando há o diagnóstico precoce, é de mais de 90%.

Ele geralmente se assemelha a uma pinta ou a um sinal na pele, em tons de marrom, mas mudam de cor, de formato ou de tamanho. Além disso, podem gerar sangramento. É exatamente por essas mudanças que é tão importante observar a própria pele com atenção e com frequência.

Qualquer mancha considerada normal por alguém que não entende do assunto pode levantar suspeitas em um dermatologista, então não pense duas vezes antes de mostrar qualquer marca ao médico. Essas lesões podem surgir em locais difíceis de visualizar, mas também são comuns nas pernas das mulheres, no tronco dos homens e no pescoço e rosto de ambos os sexos.

Pessoas de pele clara e que se queimam com facilidade têm mais risco de desenvolver a doença. Negros também têm registros da doença, embora mais raro. A hereditariedade também exerce um papel importante na ocorrência do melanoma, então informe ao médico se alguém da sua família já teve a doença.

A prevenção é a melhor saída. Saiba mais no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

alimentos que sofia vergara não come

Alimentos que Sofia Vergara não come para evitar celulite

cigarro eletrônico metais pesados

Cigarros eletrônicos têm quantidades alarmantes de metais pesados