Como limpar e desengordurar o vidro do forno por dentro
Crédito: Freepik
em

Como limpar e desengordurar o vidro do forno por dentro

Veja receitas caseiras e como soltar o vidro do forno para limpar lá no meio, onde parece impossível

Publicidade

Mesmo que você tome todo cuidado na hora de preparar comida no forno, um pouco de sujeira sempre acumula com o tempo de uso. Enquanto assa, o vapor dos ingredientes se espalha e acaba deixando sujeira e gordura nas paredes do forno e também na parte interna do vidro. Então, veja algumas dicas caseiras fáceis para limpar e desengordurar o vidro do forno.

Água e detergente neutro

Nada melhor do que água de detergente neutro para remover a sujeira e a gordura dos vidros do fogão. Se tiver muita gordura presa há muito tempo, use água e detergente para fazer a limpeza básica, depois aplique uma das receitas a seguir.

Publicidade

Limpe como se estivesse lavando louça mesmo, aplicando detergente na esponja úmido e passando no vidro, depois passe um pano úmido para tirar a espuma e finalize com um pano seco.

Pasta de bicarbonato de sódio

A primeira dica é com o clássico bicarbonato de sódio que é sempre bom ter em casa, seja para usar como fermento ou como produto de limpeza. Faça uma pasta usando bicarbonato e água morna até ficar bem grossa para não escorrer ao aplicar.

Publicidade

Então, usando uma escovinha de limpeza, aplique a pasta em toda a parte interna do vidro, espalhando sem esfregar com força. Cuidado para que a pasta não entre em partes difíceis de tirar, como nos encaixes do vidro.

Deixe a pasta agindo por pelo menos 20 minutos, depois remova com um pano úmido ou esponja úmida (lado amarelo). Finalize com um pano seco.

Pasta de bicarbonato com vinagre

Se não conseguir remover toda a sujeira do vidro do forno só com bicarbonato, melhore essa pasta aquecendo um pouco mais a água e adicionando um pouco de vinagre. Nesse caso, adicione também mais bicarbonato para manter a consistência bem pastosa, evitando que escorra.

Publicidade

Aplique a pasta pelo forno, enquanto a água dela ainda estiver quente, e espalhe bem com uma escovinha. Deixe agir por pelo menos 20 minutos, depois limpe e seque. Se precisar dar uma esfregadinha, use o lado amarelo da esponja ou uma esponja de aço.

Como limpar a parte interna entre os dois vidros do forno?

Limpar a parte interna do vidro do forno é coisa fácil. Mas, como acessar aquela parte que fica entre um vidro e outro, que parece impossível de alcançar? Tem jeito. Para isso, vai depender do modelo do seu forno.

Alguns precisam desparafusar, enquanto outros mais modernos já vêm com um botão ou travinhas de segurança para soltar o vidro de dentro e ter acesso à parte interna. Confira no vídeo abaixo alguns modelos para entender como é que abre.

Publicidade

Como limpar entre os vidros do forno que não abrem

Agora, se por acaso o seu forno não tem qualquer opção para soltar o vidro interno e conseguir limpar lá no meio, tem ainda uma alternativa. Você vai ter que construir um utensílio para alcançar a sujeira acumulada entre os vidros do forno.

1º Passo

Pegue um cabide velho de arame, um pano bem absorvente e uma borrachinha de dinheiro. Desmonte o cabide e estique o arame até que ele fique como na imagem abaixo. Se você já tiver um arame em casa semelhante a este utensílio, pode utilizá-lo.

Publicidade

forno 1

2º Passo

Prenda o pano absorvente na ponta com o gancho utilizando a borrachinha de dinheiro. Certifique-se que ele está bem preso.

3º Passo

Abra a porta do seu forno e deixe-o na posição vertical. Do lado de dentro, na parte interna, você irá perceber que há um vão (você vai precisar colocar a cabeça dentro do forno, tenha cuidado). É por esse vão que a sujeira entra, e é por aí você vai limpar. Para isso, prepare uma solução desengordurante.

Publicidade

4º Passo

Preparando a solução desengordurante: em uma bacia, misture água morna, uma colherinha de bicarbonato de sódio, meia xícara de vinagre e uma colher de sal. Mexa bem.

5º Passo

Mergulhe o seu utensílio dentro dessa solução, depois enfie o utensílio pelo vão existente na porta do seu forno e esfregue por todo o vidro para tirar toda a sujeira. Se for preciso, deixe a solução agir por alguns minutos.

6º Passo

Para retirar a solução do forno, tire o pano que ficou sujo, coloque outro limpo, prenda novamente com a borrachinha de dinheiro e faça o mesmo procedimento.

Publicidade

Para visualizar melhor o procedimento, confira o vídeo abaixo que mostra onde você terá que colocar o seu utensílio. O vídeo está em inglês, mas dá para ver como fazer essa limpeza.

17 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Truques de beleza que parecem bons, mas podem ser perigosos

7 Truques de beleza que parecem bons, mas podem ser perigosos

Pesquisa aponta benefícios da maçã contra alzheimer

Pesquisa aponta benefícios da maçã na prevenção do Alzheimer