em

Como limpar o liquidificador: dicas simples

Você não precisa de qualquer produto especial para fazer uma limpeza eficiente no seu aparelho
limpar o liquidificador
Crédito: Freepik

O liquidificador é um dos eletrodomésticos mais básicos para ter em casa. Tem modelos simples e bem baratos, outros bem caros e robustos, com várias funções. Mas todos eles são cheios de cantinhos e partes pequenas que dificultam a limpeza mais pesada. Essa limpeza precisa ser feita para evitar mofo que pode se formar por causa da umidade ou de restos de alimentos esquecidos. Então, veja essas dicas de como limpar o liquidificador com eficiência para que o seu aparelho dure por anos.

Veja também: como limpar alumínio e deixar as panelas brilhando

Aqui você encontra:

4 Dicas para limpar o liquidificador

A grande parte de liquidificadores vem com um botão “pulsar” que ajuda a fazer a limpeza simples do aparelho, quando você bate algum alimento seco ou sem nenhum gordura. Mas alguns tipos de alimentos deixam mais resíduos e, assim, a limpeza tem que ser feita com desengordurante. Veja como fazer.

1. Limpeza básica do copo

O copo do liquidificador é a peça que mais precisa de atenção quando o assunto é limpeza. Nele é que são colocados todos os ingredientes, deixando gordura, corante, açúcar e pedaços de alimentos presos bem na parte mais difícil de alcançar. Então a dica é encher o copo de água morna com um pouco de detergente e pulsar algumas vezes seguidas.

Para as partes mais difíceis abaixo da lâmina, use uma escovinha de limpeza, dessas com cabo, que é a melhor solução. Depois enxague bem e deixe o copo secar sozinho, emborcado, mas com ventilação na parte interna.

2. Sujeira pesada do copo

Quando o liquidificador está muito sujo ou ficou muito tempo parado, é bom fazer uma limpeza mais pesada para desinfetar e neutralizar os odores. Para isso, dentro do copo você deverá colocar 1 xícara de vinagre branco, 1 colher de bicarbonato e 1 colher de detergente neutro. Bata por 1 minuto e deixe de molho por algumas horas. Depois enxague e deixe secar naturalmente em local ventilado.

3. Limpeza da base

A base do liquidificador acaba sendo suja com os ingredientes que escapam do copo e pode ficar engordurada e cheia de pó de farinha, fermento, açúcar, chocolate e outros. Para limpar a base, deixe o aparelho fora da tomada, retire o copo e passe apenas um pano umedecido em água morna com detergente. Não passe o lado verde da esponjinha para não riscar a pintura. Depois do pano úmido, passe outro pano seco e limpo.

4. Manutenção do filtro

Alguns liquidificadores vêm com filtro no centro do copo, que é para captar as sementes e bagaços de frutas e vegetais. Ele já é fabricado para ser simples de limpar, então basta remover o filtro de dentro do copo e lavar em água corrente, como lava qualquer louça, usando só detergente e esponja.

Depois de limpo e bem enxaguado, deixe-o secar naturalmente em local ventilado, pois nem sempre o pano de louça faz uma secagem completa, ficando partes úmidas que vão acabar gerando mau cheiro no aparelho.

Está na dúvida sobre qual modelo de liquidificador comprar para sua casa? Veja essas dicas:

cuidar de cactos
Como cuidar de cactos
tomar medicamentos
Como tomar medicamentos corretamente (e o que não se deve fazer)