Como cozinhar brócolis
Crédito: Freepik
em

Como cozinhar brócolis: 5 formas fáceis

Cozinhar brócolis não tem segredo e você pode fazer isso na panela, no forno e no micro-ondas. Aprenda!

Publicidade

Ter brócolis em casa é sempre bom, pois esse vegetal é muito nutritivo, saboroso, fácil de preparar e versátil, já que combina com várias receitas. Então, aprenda agora a como cozinhar brócolis no vapor, na pressão, no micro-ondas, na panela comum e no forno para saboreá-lo de todas as formas possíveis.

Como cozinhar brócolis na panela comum

Primeiro, saiba como lavar brócolis para eliminar qualquer parasita. Depois, coloque uma panela com água para ferver. Quando levantar fervura, coloque os floretes de brócolis na água e conte de 3 a 5 minutos.

Se você deixar os brócolis muito tempo cozinhando na água, eles liberam parte dos nutrientes na água que será descartada depois. Só deixe mais tempo se for preparar uma sopa, por exemplo, em que a água é parte do prato e será consumida.

Na panela de pressão

A panela de pressão é ideal para quando você está com pressa. Coloque os floretes de brócolis na panela (corte em tamanhos médios), adicione um pouco de água e, se quiser, pode colocar um fio de azeite e uma pitada de sal.

Publicidade

Depois, feche bem a panela e deixe ferver. Quando a panela pegar pressão, conte 10 minutos e desligue. Deixe toda a pressão da panela sair, depois abra com cuidado.

Aproveite e aprenda como congelar brócolis

Como cozinhar brócolis no micro-ondas

Essa é mais uma dica bem simples e prática. Apenas tenha o cuidado de colocar os floretes de brócolis em um recipiente apropriado para ir ao micro-ondas.

Publicidade

Feito isso, adicione um fundinho de água no recipiente com os brócolis. Pode salgar um pouco, se quiser.

Tampe o recipiente com um plástico-filme para formar vapor e acelerar o cozimento. Leve ao micro-ondas por uns 4 ou 5 minutos, parando para verificar na metade do tempo. Se necessário, coloque mais uns minutinhos, mas sempre parando para conferir como está ficando e evitar que queime.

Brócolis no forno

Assar também é uma forma de cozinhar e os brócolis ficam maravilhosos dessa maneira. Depois de limpos e cortados em floretes médios, coloque-os numa travessa de ir ao forno. Pode temperar a gosto e cobrir com papel-alumínio, para que cozinhe sem queimar por fora.

Publicidade

Coloque no forno a 180 graus e fique de olho para desligar quando estiver no ponto desejado, que pode levar de 15 minutos a meia hora, dependendo do forno. Pode adicionar outros vegetais para assarem junto e vai ter um acompanhamento perfeito no almoço ou jantar.

Cozinhando brócolis no vapor

É melhor cozinhar brócolis no vapor do que na água, porque o vegetal preserva mais os nutrientes e fica com uma ótima maciez.

Para isso você pode comprar uma panela própria para cozinhar a vapor ou pode colocar os brócolis em floretes dentro de um escorredor de massa feito de metal, que vai ficar suspenso sobre uma panela com água, sem que os brócolis toquem na água.

Publicidade

Feito isso, tampe o escorredor com uma tampa de panela comum, ligue o fogo e fique de olho no ponto depois que a água estiver fervendo.

Veja também: Receitas com brócolis que são deliciosas e práticas de preparar

Quem tomou a vacina pode pegar covid

Entenda porque quem tomou a vacina pode pegar covid

Panela de pressão elétrica

Panela de pressão elétrica x comum: quais as diferenças?