em

Como limpar o estômago com remédios caseiros?

Aprenda a fazer essa limpeza em casa, só mudando a alimentação.
limpar o estômago
Crédito: Freepik

Existem diferentes motivos que podem causar o desconforto gastrointestinal. Entre os principais estão a má alimentação, o estresse e as doenças causadas por bactérias ou vírus. Conforme o caso, é necessário buscar ajuda médica para eliminar o problema usando medicamentos específicos. Mas no caso se estar apenas com um inchaço e dor leve na região, também existem remédios caseiros que ajudam a limpar o estômago e restabelecer o equilíbrio.

4 Remédios caseiros para limpar o estômago

É da natureza que são retiradas as matérias-primas dos medicamentos, então é claro que os remédios caseiros naturais têm um bom efeito quando utilizados para a finalidade correta e na quantidade adequada. Veja quais são os mais recomendados para limpar o estômago.

1. Infusão de ervas

usar chá para limpar o estômago
Crédito: Pixnio

As infusões, também chamadas de chás, vão ajudar a aliviar o inchaço, vão acalmar os músculos do estômago caso esteja sentindo dor e vão ajudar e digerir os alimentos que não foram evacuados. Essa limpeza pode ser feita com chá verde, hortelã, camomila, sabugueiro, orégano e poejo, por exemplo.

2. Alimentos ricos em fibras

comer fibras para limpar o estômago
Crédito: Pxhere

As fibras são essenciais para manter o bom funcionamento gastrointestinal. Então também são uma ótima maneira de limpar o estômago de forma natural. Inclua na sua alimentação diária as frutas, verduras, legumes, aveia, oleaginosas, todos acompanhados de bastante água pura.

Ao mesmo tempo é importante reduzir ao máximo o consumo de açúcares industrializados, gorduras trans e excesso de sal, pois eles vão atrapalhar o efeito das fibras.

3. Desjejum com água e limão

tomar água de limão para limpar o estômago
Crédito: Freepik

Outra ótima maneira de limpar o estômago e dar mais vitalidade ao organismo logo ao acordar é fazendo um suco de limão fraco e sem açúcar, misturando o suco de meio limão em um copo de água e bebendo na hora.

A água com limão pode ser aquecida para beber morna, mas se preferir em temperatura ambiente não tem problema. O limão é um poderoso aliado na limpeza de todo o corpo.

4. Compressa com óleo essencial

fazer compressa para limpar o estômago
Crédito: Freepik

Nem sempre é necessário colocar alguma coisa dentro do estômago para estimular que ele volte a funcionar normalmente. A compressa colocada sobre a região também ajuda, pois acalma os músculos e faz com que a digestão continue, os gases sejam liberados, o inchaço reduza e você se sinta melhor.

Uma boa forma é aquecer água em uma temperatura que não queime a pele, colocar algumas gotas de óleo essencial de lavanda, molhar uma toalha de rosto limpa com essa água e deixar sobre a região do estômago até que esfrie. Os óleos essenciais têm um grande poder de acalmar, relaxar os músculos e aliviar a dor.

Dicas para manter o estômago saudável

dicas de como manter estômago limpo
Crédito: Freepik

Depois de ter usado algum dos remédios caseiros e ter funcionado, é bom tomar cuidado para prevenir que mal estar volte. Para isso, é muito importante:

  • Ter uma alimentação saudável e balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, oleaginosas, carnes magras, sementes, grãos integrais e ovos;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Beber entre 1,5 e 2 litros de água ao longo do dia;
  • Evitar alimentos industrializados com excesso de açúcar, sal e gorduras trans;
  • Incluir alimentos probióticos na rotina alimentar, como iogurte natural, kefir, kombucha e vegetais fermentados;
  • Somente usar antibióticos com receita médica e, quando usar, aumentar o consumo de probióticos para repor a microbiota intestinal (flora intestinal);
  • Procurar se livrar das situações que causam alto estresse ou fazer alguma atividade calmante, como yoga, meditação ou um hobby que goste para aliviar a tensão do dia a dia.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Se utilizar algum dos remédios caseiros para limpar o estômago e adotar as dicas recomendadas, e mesmo assim o mal estar persistir, procure um médico.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
como curar panelas de barro
Como curar panelas de barro? Veja duas opções
óleo de coco para cozinhar
Como usar óleo de coco para cozinhar? Veja dicas e cuidados