em

Como limpar o estômago com remédios caseiros?

Aprenda a fazer essa limpeza em casa, só mudando a alimentação.
limpar o estômago
Crédito: Freepik

Existem diferentes motivos que podem causar o desconforto gastrointestinal. Entre os principais estão a má alimentação, o estresse e as doenças causadas por bactérias ou vírus. Conforme o caso, é necessário buscar ajuda médica para eliminar o problema usando medicamentos específicos. Mas no caso se estar apenas com um inchaço e dor leve na região, também existem remédios caseiros que ajudam a limpar o estômago e restabelecer o equilíbrio.

4 Remédios caseiros para limpar o estômago

É da natureza que são retiradas as matérias-primas dos medicamentos, então é claro que os remédios caseiros naturais têm um bom efeito quando utilizados para a finalidade correta e na quantidade adequada. Veja quais são os mais recomendados para limpar o estômago.

1. Infusão de ervas

usar chá para limpar o estômago
Crédito: Pixnio

As infusões, também chamadas de chás, vão ajudar a aliviar o inchaço, vão acalmar os músculos do estômago caso esteja sentindo dor e vão ajudar e digerir os alimentos que não foram evacuados. Essa limpeza pode ser feita com chá verde, hortelã, camomila, sabugueiro, orégano e poejo, por exemplo.

2. Alimentos ricos em fibras

comer fibras para limpar o estômago
Crédito: Pxhere

As fibras são essenciais para manter o bom funcionamento gastrointestinal. Então também são uma ótima maneira de limpar o estômago de forma natural. Inclua na sua alimentação diária as frutas, verduras, legumes, aveia, oleaginosas, todos acompanhados de bastante água pura.

Ao mesmo tempo é importante reduzir ao máximo o consumo de açúcares industrializados, gorduras trans e excesso de sal, pois eles vão atrapalhar o efeito das fibras.

3. Desjejum com água e limão

tomar água de limão para limpar o estômago
Crédito: Freepik

Outra ótima maneira de limpar o estômago e dar mais vitalidade ao organismo logo ao acordar é fazendo um suco de limão fraco e sem açúcar, misturando o suco de meio limão em um copo de água e bebendo na hora.

A água com limão pode ser aquecida para beber morna, mas se preferir em temperatura ambiente não tem problema. O limão é um poderoso aliado na limpeza de todo o corpo.

4. Compressa com óleo essencial

fazer compressa para limpar o estômago
Crédito: Freepik

Nem sempre é necessário colocar alguma coisa dentro do estômago para estimular que ele volte a funcionar normalmente. A compressa colocada sobre a região também ajuda, pois acalma os músculos e faz com que a digestão continue, os gases sejam liberados, o inchaço reduza e você se sinta melhor.

Uma boa forma é aquecer água em uma temperatura que não queime a pele, colocar algumas gotas de óleo essencial de lavanda, molhar uma toalha de rosto limpa com essa água e deixar sobre a região do estômago até que esfrie. Os óleos essenciais têm um grande poder de acalmar, relaxar os músculos e aliviar a dor.

Dicas para manter o estômago saudável

dicas de como manter estômago limpo
Crédito: Freepik

Depois de ter usado algum dos remédios caseiros e ter funcionado, é bom tomar cuidado para prevenir que mal estar volte. Para isso, é muito importante:

  • Ter uma alimentação saudável e balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, oleaginosas, carnes magras, sementes, grãos integrais e ovos;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Beber entre 1,5 e 2 litros de água ao longo do dia;
  • Evitar alimentos industrializados com excesso de açúcar, sal e gorduras trans;
  • Incluir alimentos probióticos na rotina alimentar, como iogurte natural, kefir, kombucha e vegetais fermentados;
  • Somente usar antibióticos com receita médica e, quando usar, aumentar o consumo de probióticos para repor a microbiota intestinal (flora intestinal);
  • Procurar se livrar das situações que causam alto estresse ou fazer alguma atividade calmante, como yoga, meditação ou um hobby que goste para aliviar a tensão do dia a dia.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Se utilizar algum dos remédios caseiros para limpar o estômago e adotar as dicas recomendadas, e mesmo assim o mal estar persistir, procure um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

como curar panelas de barro
Como curar panelas de barro? Veja duas opções
óleo de coco para cozinhar
Como usar óleo de coco para cozinhar? Veja dicas e cuidados