Menu

Lasanha de frango: 9 receitas maravilhosas para variar este prato

Quer utilizar frango em receitas diferentes para o almoço ou jantar? Faça uma dessas deliciosas lasanhas

Crédito: Freepik

Publicidade

A lasanha de frango é um prato principal para almoços e jantares, seja durante a semana com a família ou em datas especiais com convidados. Para acompanhar, basta fazer um arroz e uma salada ou legumes no vapor e já tem a mesa pronta para saciar a fome e a gula de todos. Veja como é possível variar a receita desse prato e faça a sua.

Veja também: como fazer lasanha de vários sabores

Como fazer lasanha de frango: 9 receitas

Você pode fazer sua lasanha com peito de frango que está na geleira, no congelador ou com aquele frango que sobrou do almoço de domingo. Também pode variar os molhos e os tipos de massa, como nessas sugestões que vai conhecer agora, uma mais gostosa do que a outra.

1. Receita simples

Se você não tem experiência em fazer lasanha, não se preocupe, pois esse é um prato bem simples de preparar. A parte mais trabalhosa é desfiar o frango. Mas se tiver um triturador fica bem fácil também. Essa receita simples é compartilhada do Tudo Gostoso.

Crédito: Tudo Gostoso

Ingredientes

Peito de frango: 1 unidade;
Creme de leite: 1 lata;
Extrato de tomate: 1 lata;
Pimentão: ½ unidade;
Cebola grande: 1 unidade;
Tomate grande: 1 unidade;
Sal e cominho: a gosto;
Presunto e queijo: a gosto;
Massa pronta para lasanha: a gosto;
Queijo ralado para cobrir: a gosto.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Coloque na panela de pressão o peito de frango, o pimentão, a cebola e o tomate cortados, sal, cominho e 1 colher de extrato de tomate.
  2. Deixe cozinhar por 5 minutos.
  3. Quando estiver cozido, desfie o frango.
  4. O molho que sobrar na panela de pressão coloque no liquidificador com o creme de leite e com o restante do extrato de tomate. Bata para misturar.
  5. Arrume num refratário de vidro uma camada de massa, uma de molho, de queijo e o presunto, e repita o procedimento até chegar quase à borda do refratário.
  6. Por fim polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno até perceber que o molho está fervendo e o queijo está gratinado, bem douradinho.

2. Frango e molho branco

O molho branco é um clássico na hora de preparar lasanha e fica muito bom, pois deixa o prato mais cremoso e com sabor mais suave. Nessa receita também é feito um molho simples de frango com extrato de tomate, cebola, tomates, milho, sal, pimenta, cheiro-verde e colorau. Veja o passo a passo para fazer a sua:

3. Cogumelos e frango

Há quem remeta o molho de frango aos cogumelos de forma automática, pois esses dois ingredientes aparecem juntos em diversas receitas, seja de macarronada, panquecas ou pizzas. A principal diferença dessa receita do Cinco Sentidos na Cozinha para a anterior é a adição dos cogumelos fatiados, pois também é feito um molho vermelho de frango desfiado e um molho branco simples, com alguns ingredientes diferentes no preparo.

Crédito: Cinco Sentidos na Cozinha

Ingredientes

Peito de frango cozido e desfiado: 2 unidades;
Massa fresca para lasanha: 1 embalagem;
Cebola picada: ½ unidade;
Azeite: a gosto;
Alho: 1 dente;
Tomate em pedaços: 1 lata;
Cogumelos laminados: 100 gramas;
Sal e pimenta: a gosto;
Tomilho fresco: a gosto;
Queijo muçarela ralado: 200 gramas.

Ingredientes do molho branco

Leite: 250 ml;
Trigo: 1 colher (sopa) cheia;
Manteiga: 1 colher (sopa);
Sal e noz-moscada: a gosto.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Comece por fazer o molho branco. Numa tigela misture bem o leite com a farinha. Coloque numa panela, junte a manteiga e leve ao fogo brando, mexendo até começar a engrossar. Tempere então a gosto de sal e noz-moscada e deixe engrossar a gosto. Retire do fogo e reserve.
  2. Cubra o fundo de uma frigideira antiaderente com azeite e junte a cebola finamente picada, bem como o alho. Quando a cebola começar a estalar, baixe o fogo e cozinhe por 3 minutos até amolecer.
  3. Junte os cogumelos, aumente o fogo e salteie os cogumelos até amolecerem.
  4. Adicione o tomate aos pedaços, junte um pouco de água e deixe ferver. Após levantar fervura tempere a gosto de sal, pimenta, e baixe o fogo, deixando o molho apurar uns 5 minutos.
  5. Depois adicione o frango desfiado e envolva bem. Coloque uma pitada de folhas de tomilho frescas, deixe apurar mais uns 3 minutos, prove e desligue o fogo.
  6. Numa travessa de forno adequada coloque uma leve camada de molho branco. Por cima coloque a folha de massa de lasanha, um pouco do recheio do frango e cogumelos, outra de massa, outra de frango e cogumelos, até terminar o recheio.
  7. Finalize a lasanha com uma folha de massa. Regue com o molho branco e polvilhe com o queijo ralado.
  8. Leve ao forno preaquecido a 180 graus durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar cozida e o queijo gratinado.

4. Lasanha de frango com legumes

Para deixar sua lasanha mais saudável, nada como adicionar alguns legumes. Nessa versão do Hoje tem Frango tem cenoura, vagem, alho e cebola, mas pode usar a criatividade para incrementar com brócolis, couve-flor, abobrinha e muito mais.

Crédito: Hoje em Frango

Ingredientes

Frango inteiro, sem pele e em pedaços: 1 unidade;
Cebola grande picada: 1 unidade;
Alho picado: 4 dentes;
Cenouras em rodelas: 2 unidades;
Vagem em rodelas: 150 gramas;
Azeite: 1/3 de xícara;
Sal: ½ colher (sopa);
Pimenta: a gosto;
Água: 2 xícaras;
Massa fresca de lasanha: 500 gramas.

Ingredientes do molho

Manteiga: 1/4 de xícara;
Trigo: 5 colheres (sopa);
Leite: 3 ½ xícaras;
Sal: 1 pitada;
Queijo gorgonzola: 200 gramas;
Parmesão ralado: ½ xícara.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Em uma panela, leve ao fogo baixo o frango, a cebola, o alho, a cenoura, a vagem, o azeite, sal e pimenta.
  2. Deixe cozinhar, mexendo às vezes, com a panela tampada, juntando a água aos poucos, por 45 minutos ou até o frango ficar macio e úmido.
  3. Retire o frango e deixe amornar.
  4. Desosse, corte em pedacinhos e coloque de volta na panela.
  5. Para o molho: em uma outra panela, derreta a manteiga, adicione a farinha e frite, mexendo sempre, por dois minutos ou até dourar.
  6. Junte o leite aos poucos, sem parar de mexer, e cozinhe por cinco minutos ou até obter um molho ralo.
  7. Retire do fogo, tempere com sal e deixe esfriar coberto com filme plástico aderido ao molho.
  8. Em uma forma refratária, alterne camadas de molho, massa de lasanha, frango e gorgonzola, terminando com molho e gorgonzola.
  9. Polvilhe com o queijo parmesão ralado.
  10. Leve ao forno moderado (180 graus), preaquecido, por 40 minutos ou até dourar e sirva.

5. Com calabresa

Gosta do sabor defumado da linguiça calabresa nas receitas? Ela combina muito bem com esse molho de frango que também leva milho, ervilha, alho, cebola, pimentão, requeijão, cheddar, creme de leite e temperos. Para finalizar, coloque uma generosa camada de batata-palha crocante por cima. Veja essa receita do Tudo Gostoso.

Crédito: Tudo Gostoso

Ingredientes

Massa de lasanha: 350 gramas;
Muçarela: 400 gramas;
Cebola grande: 1 unidade;
Alho: 1 dente;
Pimentão: ½ unidade;
Seleta de milho e ervilha: 1 lata;
Peito de frango desfiado: 1 unidade;
Calabresa: 2 gomos;
Requeijão: 150 gramas;
Queijo cheddar: 150 gramas;
Creme de leite: 1 lata;
Molho de tomate: 1 sachê;
Caldo de galinha: 1 tablete;
Orégano, sal e batata-palha: a gosto.

Modo de preparo

  1. Faça um molho com o frango já cozido e desfiado misturando com calabresa (cortada em pequenos cubos), cebola, o alho, o pimentão, a ervilha, o milho, o orégano, o tablete de caldo de galinha, o molho de tomate e sal a gosto.
  2. Coloque o requeijão e o cheddar em um pote e misture bem.
  3. Em uma travessa média de vidro, coloque uma camada fina de creme de leite, outra de massa, outra de queijo, outra de molho (frango) e outra de molho (cheddar e requeijão), e por cima um camada fina de creme de leite. Repita até encher a travessa.
  4. Por último deixe uma camada de massa com queijo picado por cima, e uma camada fina de creme de leite.
  5. Leve ao forno de 180 a 200 graus por cerca de 25 minutos.
  6. Retire do forno e coloque uma camada generosa de batata-palha.

6. Frango aos 4 queijos

Amantes de queijos certamente vão escolher essa opção que dá água na boca só de falar e imaginar tanta cremosidade em um só prato. Nessa sugestão os queijos utilizados são muçarela, parmesão, provolone e gorgonzola, mas pode tanto adicionar outros, quanto substituir pelos seus preferidos. A dica é escolher queijos que derretam facilmente.

Publicidade

7. Receita com massa de pastel

No mercado tem massa de lasanha pré-cozida para facilitar o preparo, mas se só encontrar massa de pastel em formato retangular, pode comprar porque também dá certo nessa receita. Esse tipo de massa costuma ser um pouco mais durinha, então pode precisar de um pouco mais de tempo no forno, caso não goste de senti-la “al dente”. Se sobrar massa, aproveite para fazer outras receitas para congelar e aproveitar nas próximas semanas.

8. Lasanha de frango com massa verde

Essa é uma receita diferente, pois não leva massa de lasanha. Você vai criar a sua “massa” usando brócolis, ovos, pimenta verde, pimentão, cream cheese, sal, couve e agrião. Fica uma massa bem saudável para intercalar com molho de frango, molho branco e queijo. Veja como é o preparo:

9. Com massa integral

Também é possível comprar massa de lasanha integral e deixar o seu prato mais nutritivo. Essa lasanha leva um molho feito com frango desfiado, azeite, alho, cebola e molho de tomate. Na hora de montar pode fazer com camadas de massa, molho, queijo e peito de peru. Veja o preparo completo:

Publicidade

Veja também: Melhores opções de acompanhamento para lasanha

Leave a Reply

Sair da versão mobile