em

21 Receitas para congelar: opções salgadas e sobremesas

Veja quais são os melhores pratos para fazer, congelar e utilizar nas refeições ao longo do mês
receitas para congelar
Crédito: Pixabay

Congelar alimentos é uma maneira prática e segura de ter sempre uma refeição pronta ou quase pronta. Você pode congelar frutas, legumes e carnes, todos separados, ou pode fazer pratos completos e congelar para ir utilizando ao longo da semana ou do mês. Assim não precisa ficar uma hora inteira do seu horário de almoço preparando a refeição do dia. Se gosta da ideia, veja algumas das melhores receitas para congelar e economizar em tempo e dinheiro.

Melhores receitas para congelar

Se você tirar um dia da semana para preparar vários pratos e congelar todos eles em porções individuais, não vai mais precisar recorrer aos alimentos industrializados quando quiser uma refeição rápida, prática e que sustente.

Ou seja, essas receitas para congelar permitem que você ganhe tempo e economize dinheiro sem deixar de se preocupar com a sua saúde. Não parece a solução perfeita para contribuir com a qualidade de vida que você tanto busca conquistar? Então só precisa escolher suas receitas preferidas e começar a praticar essa ideia.

1. Almôndegas

ideias de receitas para congelar almôndegas
Crédito: Na Minha Panela

As almôndegas são ótimas para fazer e congelar, pois você pode escolher diferentes sabores, inclusive vegetarianas, e depois utilizar para acompanhar molhos, massas, arroz, batatas ou mesmo uma boa porção de legumes salteados. Certamente é uma das opções mais versáteis de receitas para congelar.

2. Hambúrgueres caseiros

ideias de receitas para congelar hambúrguer
Crédito: Menu Criativo

Na mesma linha das almôndegas, você também pode preparar os hambúrgueres que não necessariamente precisam ser comidos com pão. Deixe o modo de preparo clichê de lado e faça hambúrgueres bem temperadinhos, com carne ou vegetarianos, para acompanhar o seu arroz com feijão e salada fresca do dia a dia. Fica delicioso e diferente, uma maravilhosa sugestão para servir às crianças, especialmente se você descongelar e assar no forno que é mais saudável do que fritar, além de evitar fazer sujeira no fogão.

3. Lasanha

ideias de receitas para congelar lasanha
Crédito: Aqui na Cozinha

Se você não tem aquele jogo de cintura na cozinha e quer fazer receitas para congelar, só que precisa de opções bem práticas, faça essa receita de lasanha. Compre a massa fresca pronta no supermercado e prepare o molho bem simples, que pode ser molho de tomate pronto mesmo, depois monte camadas de massa, molho, presunto e queijo. Congele em porções individuais para não ter desperdício.

4. Escondidinho de carne seca com purê de mandioca

ideias de receitas para congelar escondidinho
Crédito: Aqui na Cozinha

Assim como é possível e bem comum congelar lasanha, também pode ser feito com o escondidinho. Você pode colocar naquelas marmitas de papel alumínio em porções para uma ou duas pessoas e, quando chegar a hora do almoço, basta colocar no forno. Prepare uma salada mista fresca e seu almoço vai estar completo e delicioso.

5. Noque de batata

ideias de receitas para congelar nhoque
Crédito: Panelinha

Em vez de comprar massinha de noque pronta no supermercado, faça uma massa bem mais saborosa em casa e congele várias porções. Cozinhar o nhoque é muito simples, basta colocá-los em água fervente e retirar assim que subirem à superfície. Então é uma ideia perfeita para o almoço e você pode combinar com diversos sabores de molhos.

6. Fricassê de frango

ideias de receitas para congelar fricassê
Crédito: Panelaterapia

Esse prato de forno é aquele ideal para quando você recebe visitas de surpresa e fica sem saber o que fazer. O fricassê é feito com uma generosa camada de molho de frango cremoso, outra camada também generosa de creme de milho especial e então já pode ir para o forno. Na hora de assar, coloque batata palha por cima e é só levar ao forno. Sirva com arroz e salada e já está ótimo.

7. Rondeli de ricota com brócolis

ideias de receitas para congelar rondeli
Crédito: Brisando na Cozinha

Gosta das diversas opções de massa italiana? Então o rondeli também pode entrar na sua lista de receitas para congelar. Assim você vai ter uma refeição digna de restaurante em pelo almoço de quarta-feira. O rondeli pode ser feito com massa de pastel comprada pronta. Você só precisa preparar um recheio bem cremoso, no caso de ricota com brócolis, colocar sobre a massa, enrolar como rocambole, cortar e congelar em porções.

8. Massa de panqueca

ideias de receitas para congelar panqueca
Crédito: Gordelícias

Essa massa é tão simples e rápida de fazer, que nem precisa estar na lista de receitas para congelar. Mas há quem tenha um horário de almoço tão apertado que não dá tempo nem para fazer panquecas. Então anote essa receita para ter mais uma opção de almoço ou jantar. Faça o molho e congele separado também para ganhar ainda mais tempo e não abrir mão de comer bem.

9. Quibe de forno

ideias de receitas para congelar quibe
Crédito: Na Minha Panela

O quibe é mais conhecido na sua versão croquete para servir como petisco, mas você também pode fazer como um prato de forno para congelar. A receita é bem simples, só vai precisar encontrar a farinha para quibe, que costuma ter em qualquer supermercado. Fica um prato diferente que pode servir com arroz e salada.

10. Torta cremosa de frango, milho e requeijão

ideias de receitas para congelar torta cremosa
Crédito: Brisando na Cozinha

Não pense que esse prato vai ficar menos cremoso depois de assado só porque estava congelado. Ele vai ficar delicioso, assim como parece estar na imagem. Pode montar em porções individuais ou fazer em um refratário na sexta e deixar pronto para o almoço de domingo acompanhando o churrasco.

11. Estrogonofe de frango light

ideias de receitas para congelar estrogonofe
Crédito: Blog da Mimis

Se você é do tipo de gosta de almoçar um bom estrogonofe de frango com arroz e salada de alface, mas não é muito fã de preparar tudo na hora do almoço, faça essa versão de receitas para congelar e ainda aproveite que é uma versão menos calórica, assim fica bem mais fácil respeitar a dieta durante a semana.

12. Arroz de couve-flor low carb

ideias de receitas para congelar arroz
Crédito: Aqui na Cozinha

Para acompanhar o seu estrogonofe light, o arroz de couve-flor é a opção perfeita. Você só precisa ralar a couve-flor, separar em porções individuais e embalar em sacos plásticos retirando todo o ar de dentro. Na hora de retirar do congelador leve para a panela com um pouco de arroz e alho para dar um sabor especial e em poucos minutos está pronto para servir.

13. Feijão simples

ideias de receitas para congelar feijão
Crédito: Tudo Gostoso

O feijão é um dos grandes clássicos da culinária brasileira, mas é um pouco trabalhoso para preparar porque precisa escolher, deixar de molho e esperar cozinhar, o que pode demorar se você não tiver uma panela de pressão. Então utilize o tempo livre no domingo para fazer uma panelada de feijão e separe tudo em potinhos para congelar. Vai ter feijão com arroz para comer a semana inteira.

14. Carne de panela

ideias de receitas para congelar carne
Crédito: Tudo Receitas

Sabe o que combina perfeitamente com feijão e arroz? Carne de panela bem molinha com um molho bem temperado. Alguns dos melhores cortes de carne para essa receita são acém, músculo e paleta. A versão simples só leva a carne, cebola, alho, água, sal e pimenta e o resultado fica divino.

15. Creme de abóbora com gengibre

ideias de receitas para congelar creme abobora
Crédito: Blog da Mimis

Para o jantar, nada como chegar em casa e ter um creme ou um caldo bem leve e saboroso para ajudar a relaxar. Essa receita, além de gostosa é saudável e só vai precisar de abóbora tipo cabotiá, cebola, água, gengibre, sal e pimenta. Quando for descongelar, corte uns raminhos de salsinha para servir junto que vai dar um toque especial de sabor.

16. Creme vegetariano de mandioquinha, batata e tomate

ideias de receitas para congelar creme mandioquinha
Crédito: Presunto Vegetariano

Por levar batata e mandioquinha, esse creme fica realmente muito cremoso, fazendo jus ao nome. Também é uma boa opção para jantar, mas serve muito bem um almoço leve para comer com uma fatia de pão de sementes.

Sobremesas

Depois de tantas delícias salgadas, chegou a vez das sobremesas. Essas receitas para congelar são do tipo que você colocaria no congelador de qualquer forma, então pode ter certeza de que o sabor e a consistência vão ficar ótimos ao serem congeladas.

17. Pavê de Bis

ideias de receitas para congelar pavê
Crédito: Gordelícias

Todo pavê é um clássico e a versão de Bis é irresistível. Se quiser fazer para servir dentro de alguns dias, é um tipo de receita que dá para congelar, pois é feita com a mistura de leite condensado e creme de leite muito usada nas versões de sorvete caseiro, inclusive a que você vai ver a seguir.

18. Sorvete caseiro de chocolate cremoso

ideias de receitas para congelar sorvete
Crédito: Comidinhas do Chef

É claro que o sorvete pode congelar, isso é óbvio. Mas nada como fazer uma receita caseira bem mais saborosa e sem aquele excesso de ingredientes que você mal consegue ler o nome. Para fazer esse sorvete você vai precisar de chocolate 50% cacau, leite, gelatina sem sabor, leite condensado, creme de leite e água morna.

19. Brigadeiro de leite Ninho com Nutella

ideias de receitas para congelar brigadeiro
Crédito: Dani Noce

O brigadeiro é uma das sobremesas mais fáceis de fazer, mas nem sempre você está com tempo para preparar uma grande quantidade. Se quiser tudo pronto com antecedência para servir na festa de aniversário, pode fazer a receita e enrolar tudo, depois congelar. No dia de servir, deixe-os descongelando em temperatura ambiente e se ainda estiverem geladinhos na hora de irem à mesa, não tem problema, pois vai parecer proposital.

20. Torta de sorvete de chocolate

ideias de receitas para congelar torta sorvete
Crédito: Manual da Cozinha

Se, para você, apenas o sorvete caseiro de chocolate não basta, incremente a receita e faça uma torta de sorvete maravilhosa como essa. Para fazer, vai precisar do seu sorvete de chocolate, sorvete de flocos, bolacha maisena, chocolate picado, manteiga e creme de leite.

21. Cassata

ideias de receitas para congelar cassata
Crédito: Vai Comer o Quê?

Por fim, mais uma delícia de sobremesa que você pode fazer até uma semana antes do dia de servir e não ter trabalho nem imprevistos quando for receber seus convidados. A cassata é feita com leite condensado, gemas, bolachas champagne, achocolatado, leite, creme de leite, claras, açúcar e coco ralado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
limpar micro-ondas
Como limpar micro-ondas por dentro e por fora
limpar a bancada da cozinha
Como limpar a bancada da cozinha: cerâmica, pedra e inox