em

Insolação: o que é, sintomas e como tratar

Um dia inteiro na praia ou na piscina é maravilhoso, mas é preciso ter alguns cuidados
insolação
Crédito: Wikimedia Commons

A insolação é uma reação da pele causada pela exposição solar excessiva e irresponsável. Pode ser um problema tão sério que pode até mesmo causar desidratação grave e queimaduras de 2º ou 3º grau. Saiba quais os sintomas mais comuns, como evitar e o que fazer caso exagere no tempo de sol.

Sintomas de insolação

sintomas de insolação
Crédito: Merck Manuals

Para evitar ficar com insolação você deve seguir os passos básicos: não se expor ao sol sem proteção e priorizar o horário recomendado por dermatologistas: até as 10h e depois das 16h. Porém, muitas outras coisas podem ser as causas. Se você tem dúvidas dos sintomas, veja quais são eles.

Temperaturas corporais acima de 40°C

Apesar de não ser uma regra, normalmente, após a exposição ao sol em demasia, você pode ter um aumento de temperatura corporal ou febre. Isso significa que você está com uma insolação.

Pele quente e ressecada

São os sinais mais comuns. Muitas vezes, você também pode ter a pele avermelhada e com certo ardor, depois da exposição solar.

Dores de cabeça

A dor de cabeça também é um sinal de que você tomou muito sol. Depois da exposição solar, o combinado do aumento da temperatura corporal junto com outros fatores pode provocar essa dor.

Fraqueza

Depois de pegar sol na praia ou na piscina, é normal que uma pessoa se sinta mais relaxado ou mais “mole”. É preciso estar atento se é só relaxamento ou se a pessoa se sente fraca.

Confusão mental e alucinações

A insolação pode provocar confusão mental e alucinações no paciente. Caso você acredite que tem outros sintomas, peça o acompanhamento de alguém e procure um médico.

Quanto tempo dura?

Geralmente, esse problema dura entre 1 e 2 dias e passa rapidamente se for tratada corretamente e rápido. Em casos mais extremos, pode durar mais tempo mas os sintomas são mais graves, por isso é recomendável procurar um médico.

Tratamento

Os tratamentos para a insolação são muito simples. Apesar disso, é importante prestar atenção aos primeiros sinais e sintomas que possam surgir. Caso esteja sentindo algum dos sintomas, você pode seguir algumas dessas recomendações:

  • Evite a exposição ao sol;
  • Procure se abrigar em locais frescos e arejados;
  • Mantenha-se sempre hidratado;
  • Beba muita água e sucos naturais;
  • Tome banho de água fria;
  • Use creme hidratante;
  • Use compressas de soro fisiológico ou chá de camomila;
  • Use loção pós-sol para hidratar a pele.

Lembre-se que se os sintomas não melhorarem e caso você sinta tonturas e dores de cabeça, procure um médico.

Remédio caseiro para insolação

Agora que você já sabe os sintomas e o que deve fazer, também pode aprender um remédio caseiro contra isso. Este remédio é válido também para usar em caso de vermelhidão após a exposição ao sol ou “queimaduras” solares que não sejam tão graves.

Gel de aloe vera e cápsulas de vitamina E

A combinação de babosa com a vitamina E é ótima para a pele. Enquanto a primeira refresca a pele, a vitamina E regenera. Além disso, essa combinação ainda previne bactérias e fungos para a pele.

Ingredientes

Aloe vera (babosa): 3 colheres (sopa) do gel;
Vitamina E: 1 cápsula.

Modo de preparo

  1. Misture os dois ingredientes;
  2. Aplique gentilmente na área afetada;
  3. Deixe agir por 40 minutos;
  4. Enxágue com água fria;
  5. Se necessário, repita o processo até a pele estar em bom estado novamente.

O protetor solar é essencial para prevenir esse problema e muitos outros, como o câncer de pele. Saiba mais sobre esse produto no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Pitbull arrasta bebê pela fralda para a salvar de incêndio
Pitbull arrasta bebê pela fralda para a salvar de incêndio
prevenir olheiras
Como prevenir olheiras