em

AmeiAmei

Já ouviu falar em ginseng? Descubra o que é e para o que serve

Entenda o que é o ginseng e para que serve, conhecendo os seus benefícios para a saúde
ginseng
Crédito: Pixabay

De acordo com a ONU, o Panax Ginseng é uma erva perene que tem raízes ramificadas, utilizada na medicina e reconhecida pela organização como medicinal. Ela é oriunda das regiões montanhosas da China, Coréia, Japão e Rússia. Porém é cultivada e comercializada em todo o mundo.

Mais do que uma erva da medicina oriental, o ginseng é muito popular no Brasil, para tratar doenças e dar mais vigor no dia a dia. Conheça seus benefícios.

Aqui você encontra:

Benefícios do ginseng

Ainda segundo a ONU, são diversos benefícios, tais como o “tratamento de doenças do fígado, tosse, febre, tuberculose, reumatismo, vômitos da gravidez, hipotermia, dispneia, e distúrbios do sistema nervoso”.

1. Combate o envelhecimento

A raiz tem uma grande quantidade de fitonutrientes, que estimulam e ativam o metabolismo do organismo, estimulando a sua renovação. Ela ainda pode aumentar a produção de colágeno na derme, tornando a sua pele mais firme e livre de rugas.

Além disso, é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, deixando sua pele mais jovem e bonita, livre de espinhas, acne e também daquelas ruguinhas que insistem em aparecer.

2. Melhora a saúde mental e física

O ginseng estimula a saúde física e mental, reduzindo o cansaço e o estresse. Sem contar que ele ajuda a equilibrar os níveis de adrenalina no corpo. O chá melhora a concentração e capacidade de pensar, funcionando como um grande estimulante para células cerebrais.

Para a ONU, “é usado como um agente profilático e restaurador para melhorar as capacidades físicas e mentais, em casos de fraqueza, exaustão, cansaço e perda de concentração”.

3. Controla a diabetes tipo II

ginseng
Crédito: Healthline

Ele pode baixar os níveis de açúcar no sangue antes e depois das refeições. Mas é muito importante consultar um médico antes de adotar o consumo de qualquer substância reguladora. Principalmente se há uso de medicamentos.

Quando autorizado pelo médico ou nutricionista, o chá pode ser o ideal para reduzir a taxa glicêmica, sempre pela manhã e não ultrapassando uma xícara por dia.

4. Cuida da saúde do coração

Ele é rico em substâncias antioxidantes que beneficiam o coração, já que diminui a oxidação do colesterol LDL. Assim, ele melhora a saúde cardiovascular e mantém o fluxo sanguíneo saudável.

De acordo com o estudo, “o Panax ginseng é capaz de atuar na homeostase do sistema cardiovascular por meio da estimulação da angiogênese”, ou seja, atua no equilíbrio do sistema, estimulando a renovação vascular.

5. Ajuda a tratar disfunção erétil

É um potente afrodisíaco e pode ser usado para o tratamento de desordens sexuais em função de seus efeitos positivos aumentando o desejo sexual.

A ONU concorda, afirmando que “o medicamento também é utilizado no tratamento de impotência”, ajudando também na fertilidade, já que tem efeito positivo sobre a quantidade de espermatozoides produzidos.

Emagrece?

O chá ajuda a promover a sensação de saciedade, controlando assim a ingestão de comida. Também reduz a quantidade de açúcar no sangue.

Para o estudo já citado, entre as pesquisas realizadas, observou-se que “o Panax ginseng representa uma terapia alternativa promissora para pacientes acometidos por diversas doenças como a obesidade e suas comorbidades”, com ensaios em laboratório e testes em humanos.

Ou seja,  ajuda sim a emagrecer, desde que aliado a uma dieta equilibrada, prática de atividades físicas adequadas e o acompanhamento de um médico ou nutricionista, para autorizar o seu consumo.

Como tomar

ginseng
Crédito: Health Jade

Pode ser consumido em forma de extrato, chá ou pó. O extrato e o pó podem ser adicionados a bebidas e alimentos, ou tomados com água mesmo. Já o chá, pode ser ingerido puro ou adoçado com mel. Veja como preparar o extrato.

Ingredientes

Raiz de ginseng: 100 gr;
Mel puro: 900 gr.

Modo de preparo

  1. Em um recipiente com tampa, adicione os ingredientes e deixe descansar por 3 ou 4 semanas, mexendo diariamente com uma colher de pau;
  2. Ao fim desse período, tome uma colher (chá) meia hora antes da primeira refeição do dia, durante 2 ou 3 meses.

Tem também como preparar o chá de ginseng, que pode ser uma opção mais agradável para muitas pessoas.

Ingredientes

Pó de ginseng*: 1 colher (chá).
Água: 1 xícara.

* Pode substituir por 1 colher de sobremesa de raiz desidratada.

Modo de preparo

  1. Ferva a água e adicione o pó;
  2. Deixe em infusão por 10 minutos;
  3. Beba pela manhã, ainda morno, puro ou adoçado com mel;
  4. Se quiser continuar a tomar por mais um mês, você deve fazer uma pausa de 30 dias.

Contraindicações e cuidados a ter

Praticamente não há contraindicações para o consumo, devendo apenas ter cautela quando se é diabético. Isso porque reduz o índice glicêmico do sangue, podendo causar hipoglicemia.

Mulheres grávidas e que estão amamentando também não devem utilizar, pois não há estudos que atestem sua segurança, se pode ou não fazer mal para o bebê.

Preço e onde comprar

Você pode encontrar o produto em suas diversas formas, inclusive em cápsulas, em farmácias e lojas de produtos naturais (lojas físicas ou online).

Seu preço pode variar muito, dependendo da marca do produto e do tipo comprado. Os preços começam a partir de R$ 25 e podem chegar a R$ 120. Pesquise para fazer a melhor escolha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
farinha de coco
Benefícios da farinha de coco e como fazer em casa
pão de cenoura com chocolate
Receita de pão de cenoura com chocolate