em

Saiba o que é a hipoglicemia e como tratá-la

Conheça as causas, sintomas e possíveis tratamentos dessa condição médica.
hipoglicemia e complicações

Algumas pessoas possuem baixo nível de açúcar no sangue. Isso não é uma doença, mas uma condição chamada hipoglicemia. Se as taxas de glicose estão abaixo do normal, o cérebro carece de energia. Para obtê-la, o corpo quebra as gorduras e as proteínas armazenadas. É comum as pessoas sentirem-se tontas ou fracas se possuem essa condição.

A hipoglicemia é uma das complicações mais graves relacionadas ao diabetes tipo 1. Os sintomas costumam ser súbitos. Mal estar, fraqueza, tontura e confusão são alguns deles. Apesar disso, ela não é fatal se for acompanhada por médicos. Do contrário, a hipoglicemia pode causar convulsões e apagões sem aviso. Se a pessoa estiver dirigindo, por exemplo, é perigoso.

Causas e sintomas

É comum relacionar a hipoglicemia ao diabetes. Outros fatores podem originá-la, contudo. Um repentino acréscimo nas atividades físicas pode diminuir os níveis de glicose no sangue. Alto consumo de álcool, obesidade e mesmo envelhecimento também são razões para o aparecimento dessa condição.

É preciso estar atento aos sintomas. Confusões mentais aliadas a tonturas repentinas, à fraqueza, à dificuldade para manter-se ativo ou acordado podem indicar hipoglicemia. Convém consultar seu médico ou médica para evitar problemas mais graves.

Tratamento e prevenção

A hipoglicemia não tem cura. Há formas de tratar essa condição de modo que seus sintomas sejam amenizados. Confira abaixo algumas dicas de como proceder durante uma crise hipoglicêmica.

  • Consuma de 15 a 20 gramas de carboidratos. Um copo de suco de laranja integral é o mais recomendado. Um copo de água com açúcar também é válido.
  • Verifique sua glicose após a crise. Essa medição auxilia a prevenir crises futuras.
  • Tome sucos naturais de fruta ou água com açúcar para uma recuperação mais rápida da crise.

De qualquer forma, previna-se. Evite ficar longos períodos sem se alimentar. Evite o exagero nas bebidas alcoólicas. Não vá dormir em jejum e não deixe de comer carboidratos. Além disso, fique atento a sua taxa de glicose no sangue e não aplique insulina demais. Isso pode causar hipoglicemia.

A prevenção é sempre o melhor remédio. Viva uma vida equilibrada e cuide sempre de sua saúde da melhor forma possível.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Dicas para manter sua bolsa sempre limpa
vovó voluntária na África
Vovó de 93 anos é voluntária na África